https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/issue/feedCadernos de Pesquisa2025-01-31T15:15:51-03:00Adélia Maria Mariano da Silva Ferreiracadpesq@fcc.org.brOpen Journal Systems<p>Desde 1971, a revista <strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.</p> <p><strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> é A1 em Educação no Qualis Capes.</p> <p>ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314</p>https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10685Uma abordagem da videoanálise do conhecimento científico do discurso em sala de aula2024-11-21T08:54:29-03:00Ana Aragüés Díazaraguesd@unizar.es<p>Este trabalho tem como objetivo descrever um referencial teórico-metodológico para o estudo da análise de vídeos em sala de aula sob duas perspectivas diferentes. A primeira está ligada à necessidade de análises sistemáticas e transferíveis para compreender o que está acontecendo na sala de aula. A segunda está ligada à decodificação do discurso produzido pelos alunos quando trabalham determinados conteúdos científicos. Para tanto, são propostas três escalas de análise. Escala macro, em que se define o que e como trabalhar (<em>milleu didático</em>), escala meso, em que se estruturam os objetivos e regras (<em>jogos didáticos</em>), e escala micro, em que se estudam os conhecimentos envolvidos nos enunciados verbais dos alunos (<em>facetas</em>).</p>2025-02-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11288Discriminação no contexto escolar brasileiro: Panorama das pesquisas2024-10-31T14:44:29-03:00Willer Moraviawillermoravia@hotmail.comNaira Muylaertnaira@puc-rio.br<p>Este estudo qualitativo analisa a discriminação em contextos escolares, por meio de uma revisão da produção científica de 2010 a 2023. Foram examinadas 59 obras acadêmicas presentes nos repositórios da SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos trabalhos evidenciou quatro categorias principais de pesquisa e um foco significativo na discriminação contra grupos identitários específicos. O estudo sugere a abordagem interdisciplinar, que integre diferentes áreas do conhecimento, para a compreensão das complexidades e especificidades que envolvem o fenômeno no contexto escolar.</p>2025-02-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11295Qualidade da educação básica: Para além dos testes cognitivos em larga escala2024-11-05T10:53:50-03:00Dalila Andrade Oliveiradalilaufmg@yahoo.com.brEdmilson Antonio Pereira Junioredmilsonpj@yahoo.com.brJoão Luiz Horta Netojlhorta@gmail.com<p>Este artigo analisa a avaliação da qualidade da educação básica no Brasil, questionando a ênfase excessiva nos resultados dos testes cognitivos como principal indicador de excelência educacional. Propõe-se um modelo interpretativo mais abrangente, baseado nos sete eixos da Matriz de Qualidade do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que considera múltiplas dimensões da educação. Além disso, apresentam-se as limitações do Saeb e discutem-se os efeitos adversos das avaliações em larga escala e a necessidade de uma visão mais ampliada sobre os aspectos que devem compor a qualidade educacional. O artigo conclui que um modelo de avaliação que vá além dos testes cognitivos é fundamental para uma compreensão mais abrangente da qualidade da educação.</p>2025-02-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisahttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11518Diálogo e cultura: Um olhar educacional inclusivo2024-10-16T18:19:42-03:00Eduardo Reis de Souzaeduardoreisdesouza82@gmail.comMárcia Fusaroprofmarciafusaro@gmail.com2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa