https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/issue/feed Cadernos de Pesquisa 2025-06-01T17:29:21-03:00 Adélia Maria Mariano da Silva Ferreira cadpesq@fcc.org.br Open Journal Systems <p>Desde 1971, a revista <strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> divulga a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas.</p> <p><strong>Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas)</strong> é A1 em Educação no Qualis Capes.</p> <p>ISSN: 0100-1574 (impresso) | e-ISSN: 1980-5314</p> https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11359 Convivência escolar e neofascismo: Apontamentos para prevenir os ataques às escolas 2024-11-28T15:45:44-03:00 Matheus Eduardo Rodrigues Martins matheus.rodrigues@ufsc.br Marivete Gesser marivete.gesser@ufsc.br <p>Ataques armados em escolas cresceram vertiginosamente nos últimos dois anos no Brasil. Vitimaram sobretudo mulheres e pessoas negras e foram cometidos, em sua maioria, por alunos ou ex-alunos que relatam ressentimentos vinculados ao convívio escolar. Muitos, ainda, foram cooptados por grupos extremistas no meio <em>on-line</em>. O artigo busca sustentar a vinculação entre o fenômeno e as violências estruturantes do país, a partir do feminismo decolonial, com objetivo de formular ações de prevenção. Considerou-se, após discussão teórica e pesquisa em relatórios, que tais ações perpassam a promoção da gestão democrática, bem como transformações no processo de escolarização, com base em epistemes que concebam a diversidade de saberes e a emancipação social e que confrontem os privilégios do sujeito universal.</p> 2025-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/12071 Intervenção precoce e educação inclusiva 2025-05-19T16:00:00-03:00 Éric Plaisance erplaisance@gmail.com <p>A intervenção precoce é um conjunto de ações multidisciplinares destinadas a crianças de 0 a 6 anos que apresentam sinais ou riscos de deficiências diversas. A previsão pressupõe uma visão <em>a priori</em> do futuro da criança. A prevenção visa, no quadro de políticas inclusivas, à ancoragem em ambientes ordinários de vida, respeitando a singularidade do desenvolvimento de cada criança, e à promoção de condições de acolhimento e educação favoráveis para todas as crianças, sejam elas quais forem. A perspectiva da educação inclusiva envolve a adaptação das instituições educativas comuns à diversidade das crianças e a superação das barreiras às aprendizagens. Uma pesquisa europeia sobre educação inclusiva desde a primeira infância demonstra as condições favoráveis às práticas inclusivas em educação.</p> 2025-08-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11864 Os marcos epistemológicos no ciclo metodológico da pesquisa psicológica do desenvolvimento 2025-02-25T16:04:31-03:00 José Antonio Castorina ctono@fibertel.com.ar <p>Este artigo analisa os estudos metateóricos realizados nas últimas duas décadas, em psicologia do desenvolvimento. O autor distingue essa análise das produções teóricas e das investigações empíricas, ressaltando a importância de compreender os conceitos utilizados pela teoria psicológica, assim como sua gramática e consistência argumentativa. Conclui que as pesquisas possuem uma “dupla face”, na qual a especificidade epistêmica das interações estabelecidas ao longo do desenvolvimento deve ser refletida à luz das condições sociais externas, defendendo que a objetividade do conhecimento depende crucialmente do caráter social da investigação e da consideração dos valores que orientam as práticas metodológicas.</p> 2025-04-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11649 Assédio sexual no ensino superior em Portugal: Experiências de vitimação 2025-04-01T10:39:38-03:00 Fátima Ribeirinha fatimaribeirinha@ces.uc.pt Maria Helena Santos helena.santos@iscte-iul.pt Maria João Faustino mjcpfaustino@hotmail.com Júlia Garraio juliagarraio@ces.uc.pt Isabel Ventura isabel.ventura.pt@gmail.com Carla Cerqueira carla.cerqueira@ulusofona.pt <p>O assédio sexual no ensino superior em Portugal tem recebido crescente atenção mediática, porém pesquisas sobre essas experiências e impactos psicossociais são ainda escassas. Este estudo qualitativo pretendeu explorar a questão, procurando compreender as dinâmicas de gênero e poder associadas a essas vivências. Para tal, foi aplicado um questionário <em>on-line</em> com perguntas abertas, que recolheu 31 respostas de participantes que frequentaram o ensino superior português desde 2011. Foi realizada uma análise temática, permitindo identificar padrões nos relatos das/os participantes. Os resultados apontam para a presença e normalização do assédio sexual no contexto universitário português e para dinâmicas profundamente genderizadas, envolvendo relações desiguais de poder entre docentes e estudantes.</p> 2025-09-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11586 O diálogo intergeracional em uma rede colaborativa on-line de formação de professores 2025-05-14T10:56:14-03:00 Aline de Cássia Damasceno Lagoeiro aline.lagoeiro@ifsp.edu.br Rosa Maria Moraes Anunciato rosa@ufscar.br <p>O diálogo intergeracional é caracterizado como princípio estruturante das relações estabelecidas em uma rede colaborativa de formação docente em um ambiente virtual de aprendizagem, no âmbito de uma investigação com professores em diferentes fases da carreira. A pesquisa apoia-se na compreensão da docência como processo contextualizado e relacional de desenvolvimento permanente. O estudo, de natureza qualitativa, teve como fontes de dados narrativas produzidas na ação <em>on-line</em> Rede de Aprendizagem e Desenvolvimento da Docência 2016-24. Os resultados indicam o potencial formativo das redes colaborativas, evidenciando os fatores que constituem condições ao estabelecimento do diálogo intergeracional e os efeitos que dele decorrem, essenciais para a compreensão do conceito.</p> 2025-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11545 “O que te trouxe até aqui?”: Narrativas de si como recurso pedagógico 2025-05-22T09:19:42-03:00 Agnes Francine de Carvalho Mariano agnesmariano@gmail.com <p>O artigo trata da incorporação de relatos autobiográficos estudantis no cotidiano universitário. Parte-se de uma reflexão sobre as mudanças no perfil estudantil e a defesa de estratégias que permitam aos docentes conhecer as suas experiências, saberes e interesses. Três recursos para a construção de relatos autobiográficos são descritos e analisados: o perfil jornalístico, o diálogo autêntico e a autobiografia. Tomando como aporte metodológico a proposta de Marie-Christine Josso sobre as “dimensões do nosso ser no mundo”, são analisados trechos de seis autobiografias. São identificadas dimensões como afetividade, emoções, ação, imaginação e cognição, confirmando que outros âmbitos, além do cognitivo, participam do cotidiano dos estudantes, das aulas e merecem ser conhecidos.</p> 2025-08-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11425 Universidade, escola e comunidade na formação docente: Um caso na Austrália 2025-02-10T11:07:38-03:00 Júlio Emílio Diniz-Pereira julioemiliodiniz@gmail.com <p>Este artigo baseia-se em pesquisa empírica que, por meio do acompanhamento sistemático de propostas de construção de espaços híbridos de preparação docente na Monash University, Austrália, faz parte de um projeto mais amplo que tem como propósito analisar o papel, se algum, dos saberes comunitários na formação de professores da educação básica. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, em que, entre eles, um caso único foi analisado. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação descritiva, a análise documental e entrevistas com sujeitos envolvidos na construção dessas experiências. Os resultados encontrados nos ajudaram a compreender desafios e possibilidades para a participação das comunidades na formação de professores da educação básica.</p> 2025-07-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11366 Tempos de desmonte do Estado de direitos humanos: Tempos de imposição de um Estado de mercado, do capital 2024-08-14T09:16:53-03:00 Miguel Gonzalez Arroyo gn.arroyo@gmail.com <p>As análises deste ensaio se estruturam em torno dos seguintes questionamentos: estaríamos em tempos políticos em tensas disputas de que Estado? De um Estado seletivo de direitos humanos? Tempos do Estado de direitos humanos desmontado? Que Estado de mercado, do capital reimposto? Que tradições democráticas desmontadas e que tradições autoritárias reimpostas? Que resistências por afirmar um Estado de direitos humanos reconhecendo os outros reafirmando-se humanos? Resistindo a decretadas mercadorias humanas?</p> 2025-04-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10685 Uma abordagem da videoanálise do conhecimento científico do discurso em sala de aula 2024-11-21T08:54:29-03:00 Ana Aragüés Díaz araguesd@unizar.es <p>Este trabalho tem como objetivo descrever um referencial teórico-metodológico para o estudo da análise de vídeos em sala de aula sob duas perspectivas diferentes. A primeira está ligada à necessidade de análises sistemáticas e transferíveis para compreender o que está acontecendo na sala de aula. A segunda está ligada à decodificação do discurso produzido pelos alunos quando trabalham determinados conteúdos científicos. Para tanto, são propostas três escalas de análise. Escala macro, em que se define o que e como trabalhar (<em>milleu didático</em>), escala meso, em que se estruturam os objetivos e regras (<em>jogos didáticos</em>), e escala micro, em que se estudam os conhecimentos envolvidos nos enunciados verbais dos alunos (<em>facetas</em>).</p> 2025-02-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11355 Cidadania(s) em obras didáticas de Projeto de Vida: (Im)possibilidades didático-pedagógicas 2024-12-10T11:15:27-03:00 Ana Paula dos Santos de Sá anap.ss88@gmail.com Luiz Roberto Gomes luizrgomes@ufscar.br <p>O objetivo do artigo é analisar quais são as perspectivas de cidadania que embasam a introdução da “dimensão cidadã” do Projeto de Vida (PV) em obras didáticas do ensino médio. O <em>corpus</em> é composto por um Caderno de PV da rede paulista (do ano 2023) e por um livro do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. A metodologia de pesquisa orienta-se pela hermenêutica objetiva. Os resultados apontam que, na esteira de uma visão harmoniosa de vida social, são ausentes nos recortes investigados perspectivas de cidadania embasadas em leituras político-ideológicas ou em práticas transformadoras da sociedade. Identificam-se abordagens de viés individual-comportamental ou participativo que se diferem no <em>corpus</em> pelo grau de articulação com a premissa de bem comum e coletividade.</p> 2025-06-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11345 Por uma virada artístico-estética dos processos formativos para a docência 2025-03-14T10:05:03-03:00 Luciana Gruppelli Loponte luciana.loponte@ufrgs.br <p>Este artigo defende uma virada de pensamento no modo como lidamos com a problematização da arte no campo da educação e da formação, além de uma ênfase formalista e disciplinar, destacando as potencialidades éticas, estéticas e políticas da arte para o enfrentamento das emergências educacionais de nossa época, especialmente no que tange à formação docente. Para tal, o texto incursiona na discussão sobre a virada educacional no campo das artes, propondo uma virada artístico-estética dos processos formativos para a docência em qualquer área de conhecimento. Como conclusão, são mobilizados alguns exemplos de produções artísticas contemporâneas, apostando que tais produções podem ser tomadas como fonte disparadora da criação de novos modos de pensarmos a docência e seus desafios.</p> 2025-06-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11338 Educação de trabalhadores em Gramsci (1917-1919): Uma alternativa revolucionária 2024-07-29T11:59:02-03:00 Júlio César Apolinário Maia jcesarm@outlook.com <p>O artigo investiga o tema da educação de trabalhadores nas experiências de Antonio Gramsci com a redação, os organismos e os movimentos operários em período que antecedeu o seu confinamento carcerário, entre os fins de 1917 e início de 1919. Estrutura-se em sete tópicos, dedicados à apresentação de elementos introdutivos, como relevância do tema, objetivo e condução da investigação, e ao estudo das características antiespontaneísta, antinacionalista, antivanguardista, antiverbalista, antimecanicista e antidespotista, ao lado da manifestação de experiências educativas e redacionais de Gramsci nos movimentos com os trabalhadores e nos jornais operários turinenses. Busca evidenciar, com os tópicos, elementos pertinentes à reflexão sobre o tema da educação das classes trabalhadoras.</p> 2025-03-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11324 Forjar a identidade de cidadão: Análise de Le Tour de la France par deux enfants 2025-02-14T17:39:42-03:00 Ioana Fillion-Quibel ioana.fillion-quibel@univ-tlse2.fr <p>O artigo analisa a retórica pedagógica do manual <em>Le Tour de la France par deux enfants</em> [Viagem de duas crianças pela França] como uma ferramenta pedagógica de subjetivação, visando a forjar a identidade e a consciência de cidadão dos jovens franceses. O método de pesquisa baseia-se em uma análise crítica do conteúdo de várias edições da obra, identificando as esferas de pertencimento das representações sociais e as imagens morais veiculadas. Os resultados mostram que o manual inculca valores republicanos, como liberdade, igualdade e fraternidade, ao mesmo tempo que estimula a autonomia e a agência dos alunos. Em conclusão, ao utilizar a retórica pedagógica da subjetivação, a obra contribui para a integração dos jovens à comunidade nacional e para sua emancipação social.</p> 2025-06-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11295 Qualidade da educação básica: Para além dos testes cognitivos em larga escala 2024-11-05T10:53:50-03:00 Dalila Andrade Oliveira dalilaufmg@yahoo.com.br Edmilson Antonio Pereira Junior edmilsonpj@yahoo.com.br João Luiz Horta Neto jlhorta@gmail.com <p>Este artigo analisa a avaliação da qualidade da educação básica no Brasil, questionando a ênfase excessiva nos resultados dos testes cognitivos como principal indicador de excelência educacional. Propõe-se um modelo interpretativo mais abrangente, baseado nos sete eixos da Matriz de Qualidade do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que considera múltiplas dimensões da educação. Além disso, apresentam-se as limitações do Saeb e discutem-se os efeitos adversos das avaliações em larga escala e a necessidade de uma visão mais ampliada sobre os aspectos que devem compor a qualidade educacional. O artigo conclui que um modelo de avaliação que vá além dos testes cognitivos é fundamental para uma compreensão mais abrangente da qualidade da educação.</p> 2025-02-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11292 L. S. Vigotski nas monografias de um curso de pedagogia (2012-2021) 2024-10-16T10:39:13-03:00 Mateus Thaler Beck mthaler@id.uff.br Zoia Prestes zoiaprestes@yahoo.com.br <p>Este estudo investigou se os livros <em>A formação social da mente</em> e <em>Pensamento e linguagem</em> permanecem sendo utilizados para referenciar a teoria de L. S. Vigotski em monografias de um curso de pedagogia de uma universidade pública brasileira. Para tanto, foram analisados trabalhos monográficos escritos de 2012 a 2021, tendo por base palavras-chave pré-selecionadas dos resumos. Utilizou-se uma ficha analítica com o intuito de orientar a leitura para o modo como Vigotski fora referenciado. Verificou-se que <em>A formação social da mente</em> fundamentou mais de 70% dos trabalhos, enquanto <em>Pensamento e linguagem</em> apareceu em cerca de 20% deles. Apesar dos esforços de pesquisadores,essas duas obras continuam sendo utilizadas em cursos de graduação como suposto alicerce da teoria vigotskiana.</p> 2025-05-12T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11288 Discriminação no contexto escolar brasileiro: Panorama das pesquisas 2024-10-31T14:44:29-03:00 Willer Moravia willermoravia@hotmail.com Naira Muylaert naira@puc-rio.br <p>Este estudo qualitativo analisa a discriminação em contextos escolares, por meio de uma revisão da produção científica de 2010 a 2023. Foram examinadas 59 obras acadêmicas presentes nos repositórios da SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A análise dos trabalhos evidenciou quatro categorias principais de pesquisa e um foco significativo na discriminação contra grupos identitários específicos. O estudo sugere a abordagem interdisciplinar, que integre diferentes áreas do conhecimento, para a compreensão das complexidades e especificidades que envolvem o fenômeno no contexto escolar.</p> 2025-02-07T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11188 Os pêndulos do direito à educação no Brasil 2024-12-03T14:00:47-03:00 Maria Zélia Borba Rocha zrocha@unb.br <p>O tema do presente artigo é o direito à educação. O objeto de estudo é a legalização e a viabilização, por intermédio das políticas públicas, do direito à educação formal no Brasil. Percorreram-se os períodos históricos de 1932 a 2016, para investigar como o direito à educação foi consagrado na legislação e nas políticas educacionais. O método empregado foi a Hermenêutica de Profundidade, que reconstrói o significado da forma simbólica a partir da contextualização desta no cenário social. Como resultados, o trabalho demonstra os subtemas que compreendem o direito à educação e como esses foram ampliados ao longo das décadas. A pesquisa concluiu que a educação básica, como direito público subjetivo, constitui o solo sagrado para a consolidação da democracia.</p> 2025-05-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11162 A Lei 10.639/03 e o ensino de história e cultura afro-brasileira 2025-02-24T15:39:49-03:00 Petrônio Domingues pjdomingues@yahoo.com.br <p>O artigo discute alguns obstáculos, dilemas e desafios relacionados à aplicação da Lei 10.639/03. Para tanto, destacam-se alguns problemas ligados à forma como a história e cultura afro-brasileira têm sido abordadas no sistema educacional; depois, indicam-se recursos, estratégias e medidas que poderiam ser tomadas no sentido de solucionar tais problemas. Por fim, faz-se um breve balanço dos 22 anos de vigência da lei, que tem provocado uma inédita arena de debates no sistema educacional e desembocado em avanços no enfrentamento do racismo epistêmico e da colonialidade do saber.</p> 2025-06-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11159 Escolas, saúde e riscos na adolescência: Reflexões a partir do estudo sp-proso 2025-01-17T13:55:44-03:00 Cézar D. Luquine Jr. cezar.zlj@gmail.com Maria Fernanda Tourinho Peres mftperes@usp.br <p>Este estudo descreve as características do ambiente escolar em uma amostra de 2.680 adolescentes em 119 escolas municipais, estaduais e privadas do município de São Paulo. A análise sociodemográfica dos estudantes e das escolas (infraestrutura, organização administrativa e desordem observada) revelou uma marcante desigualdade entre os tipos de estabelecimento. Além das diferenças sociodemográficas entre alunos que frequentam escolas públicas ou privadas, observou-se que nas públicas, especialmente as estaduais, os estudantes estão expostos a maior desordem no ambiente escolar. As disparidades na infraestrutura física das escolas e, consequentemente, na qualidade do ambiente escolar como um todo parecem impactar potencialmente o bem-estar e o desempenho entre escolares.</p> 2025-05-06T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11093 Impactos da covid-19 na educação de jovens e adultos: Uma revisão de literatura 2024-09-24T11:38:47-03:00 Denise Carreira denisecarreira@usp.br Maria Clara Di Pierro mcpierro@usp.br <p>O ensaio sintetiza resultados de uma revisão de literatura do período 2020-2023 sobre os impactos da covid-19 na educação de pessoas jovens e adultas no Brasil, com atenção especial aos obstáculos à fruição desse direito humano e às respostas geradas pelas políticas educacionais. A análise sugere que o potencial da educação de jovens e adultos (EJA) não foi mobilizado pelas políticas públicas na mitigação dos efeitos da pandemia de covid-19. A crise sanitária acirrou o movimento em curso de desmonte e invisibilização das políticas da EJA, bem como a desarticulação das três esferas de governo. Apesar dos esforços e da criatividade dos educadores, a adoção do ensino remoto emergencial sem os suportes requeridos aprofundou as desigualdades socioeducacionais preexistentes.</p> 2025-05-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11085 Educação intercultural: Multiperspectiva do currículo do ensino superior 2025-02-24T15:31:30-03:00 Greys Patricia Núñez-Ríos gnunez4@cuc.edu.co Alexa Angélica Senior-Naveda asenior@cuc.edu.co <p>As perspectivas dos significados, princípios teóricos e etapas da educação intercultural nos currículos das instituições de ensino superior na Colômbia são interpretadas para o reconhecimento da população minoritária e migrante. A metodologia baseia-se na revisão documental, com matrizes para análise de dados, a partir da investigação de fontes confiáveis em bases reconhecidas pelo Departamento Administrativo de Ciência, Tecnologia e Inovação (Colciencias), bem como na análise de experiências interculturais. O estudo baseia-se num paradigma qualitativo. Os resultados mostram pouca articulação da educação intercultural nos currículos, uma vez que as práticas ainda permanecem baseadas em aspectos etnocêntricos.</p> 2025-05-27T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10852 Mulheres que orientam mulheres: A filosofia em perspectiva comparada 2024-09-19T14:35:16-03:00 Carolina Araújo correio.carolina.araujo@gmail.com Marcos Fanton marcos.fanton@ufsm.br Fernando de Sá Moreira-Zau fernandosm@id.uff.br Hugo Ribeiro Mota h.r.mota@ifikk.uio.no Mitieli Seixas da Silva mitieli.silva@ufsm.br Raquel Canuto raquel.canuto@ufrgs.br <p>Este é um estudo descritivo e quantitativo que tem por objetivo evidenciar as desigualdades de gênero na pós-graduação no Brasil, com ênfase na área da Filosofia, a partir das combinações possíveis entre orientandos e orientadores homens e mulheres. Foram analisados dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes de 1991 a 2021 relativos às Grandes Áreas, às Ciências Humanas e às dez áreas com menos autoras. Conclui-se que todas as áreas de maioria feminina entre os concluintes apresentam o índice MQOM: mulheres orientando pelo menos 50% mais mulheres que homens. MQOM é sempre o caso quando homens orientam mais mulheres que homens e está ausente nas dez áreas com menos autoras. Na Filosofia, os homens orientaram mais que o dobro, e as mulheres quase o dobro, de homens que mulheres.</p> 2025-04-14T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/12088 A liderança escolar no Brasil: Desafios e caminhos em debate 2025-06-01T17:29:21-03:00 Alex Moreira Roberto alexmoreiraroberto@gmail.com 2025-07-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11942 Mitos, tensões e desigualdades na escrita acadêmica 2025-03-27T09:37:03-03:00 André William Alves de Assis assis.awa@gmail.com 2025-09-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11772 Sobre carteiras, impressos e parafusos: Por uma história econômica da escola 2025-02-10T18:51:17-03:00 Carolina Philippi carolinacechella@gmail.com 2025-04-15T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11518 Diálogo e cultura: Um olhar educacional inclusivo 2024-10-16T18:19:42-03:00 Eduardo Reis de Souza eduardoreisdesouza82@gmail.com Márcia Fusaro profmarciafusaro@gmail.com 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11434 Trabalho pedagógico no Proeja: Disputas, políticas e experiências na EPT 2024-09-15T20:39:04-03:00 Mareliza Fagundes de Araújo Duarte marelizaduarte2017@gmail.com Leandro Lampe leandroolampe@gmail.com 2025-08-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/12046 [Errata] Autonomia de povos indígenas na prática da escrita 2025-05-09T09:28:57-03:00 Editoria Científica cadpesq@fcc.org.br <p>Errata da resenha "Autonomia de povos indígenas na prática da escrita", produzida por Lígia Egídia Moscardini. DOI: https://doi.org/10.1590/198053149671.</p> 2025-05-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/11921 [Errata] Lucie Tanguy (1937-2024) 2025-03-18T14:56:53-03:00 Editoria Científica cadpesq@fcc.org.br <p>Errata da homenagem "Lucie Tanguy (1937-2024)", organizada por Liliane Bordignon de Souza e Aparecida Neri de Souza. DOI: https://doi.org/10.1590/1980531411444.</p> 2025-03-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cadernos de Pesquisa