https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/issue/feedEstudos em Avaliação Educacional2025-01-28T12:30:37-03:00Nelson Gimeneseae@fcc.org.brOpen Journal Systems<div class="gmail_default"> <p>Foi criada em 1990, como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989), e até 2020 era uma revista quadrimestral, tornando-se uma publicação contínua em 2021. Publica trabalhos relacionados com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.</p> <p><em>Estudos em Avaliação Educacional</em> é A1 no Qualis Periódicos 2017-2020.</p> <p>ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X</p> </div>https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10949Questionários contextuais do Pisa em pesquisas educativas: Revisão sistemática2025-01-28T12:30:37-03:00Talita Emidio Andrade Soarestalita.emidio@ifsuldeminas.edu.brWagner dos Santoswagner.santos@ufes.br<p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em periódicos, utilizando o método Prisma, para analisar produções acadêmicas que empregam questionários contextuais do Programme for International Student Assessment (Pisa). Foram selecionados 22 artigos, classificados em três categorias de análises: desempenho educacional de estudantes; fatores ambientais, socioemocionais e políticos; e qualidade psicométrica. Os estudos abordam diversas perspectivas em variados contextos, com foco predominante no uso do questionário do estudante como instrumento de análise. Destaca-se o número expressivo de estudos comparativos entre países. Contudo, são reduzidas as análises desenvolvidas no contexto sul-americano.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional