https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/issue/feedEstudos em Avaliação Educacional2025-09-12T17:15:30-03:00Nelson Gimeneseae@fcc.org.brOpen Journal Systems<div class="gmail_default"> <p>Foi criada em 1990, como desenvolvimento da revista Educação e Seleção (1980-1989). Até 2020 era uma revista quadrimestral, tornando-se uma publicação contínua em 2021. Publica trabalhos relacionados com a avaliação educacional e a análise de políticas e programas que dialogam com a avaliação e/ou venham a subsidiar estudos avaliativos, acolhendo trabalhos originários de diferentes áreas das ciências humanas, com perspectivas teóricas e metodológicas diversas, propiciando a troca de informações e o debate acadêmico.</p> <p><em>Estudos em Avaliação Educacional</em> é A1 no Qualis Periódicos 2017-2020.</p> <p>ISSN: 0103-6831 | e-ISSN: 1984-932X</p> </div>https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11209A avaliação das e para as aprendizagens: Percepções sobre conceitos e práticas2025-04-02T09:53:50-03:00Carlos Alberto Ferreiracaferreira@utad.ptElizabete Pereiraelizabtpereira@gmail.com<p>O artigo apresenta uma investigação sobre as percepções de professores do 6º ano de escolaridade português acerca dos conceitos e das práticas de avaliação das e para as aprendizagens. Procuramos, assim, compreender as conceções dos referidos docentes sobre os conceitos e as práticas de avaliação das e para as aprendizagens e naquilo que se assemelhavam e diferenciavam. A investigação foi realizada com entrevista semiestruturada a esses professores e os resultados mostraram percepções da avaliação das aprendizagens numa lógica sumativa e da avaliação para as aprendizagens numa lógica formativa. Já sobre práticas, a avaliação para as aprendizagens era feita de forma pouco planeada, pouco estruturada e pouco refletida, sendo realizada, sobretudo, de forma intuitiva.</p>2025-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11294Avaliação mediada de crianças com idade entre 2 e 5 anos2025-01-31T11:41:45-03:00Nerli Nonato Ribeiro Morinnrmori@uem.brNaira Natieli de Araújo Novellonaira.natiele@hotmail.com<p>O texto apresenta um protocolo de avaliação para crianças com idades entre 2 e 5 anos e tem como base escalas de desenvolvimento: a Base Nacional Comum Curricular e currículo para a educação infantil. A pauta para o registro dos resultados abrange as áreas a serem avaliadas e os materiais necessários, bem como um espaço para anotações. Trata-se de uma proposta de avaliação mediada, na qual o(a) avaliador(a) atenta para as estratégias da criança, interfere e medeia de forma intencional e organizada, com vistas a compreender seus conhecimentos e habilidades reais e potenciais. Os resultados das avaliações realizadas até o momento indicam a viabilidade do instrumento para aplicação e sua contribuição para o planejamento de intervenções pedagógicas na fase pré-escolar.</p>2025-01-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11269Instrumentos avaliativos em metodologias ativas: Revisão sistemática2025-04-07T10:14:17-03:00Simone Luzia Duma de Oliveirasimoneduma23@gmail.comTaciane da Cunha Rochataci-cunha@live.comJéssica Cotrim da Silvajeh_cotrim@hotmail.comJoão Paulo Airesjoao@utfpr.edu.brEloiza Aparecida Silva de Ávila de Matoselomatos@utfpr.edu.brNilcéia Aparecida Maciel Pinheironilceia@utfpr.edu.br<p>Este estudo identifica os instrumentos avaliativos usados para avaliar o aprendizado em metodologias ativas. Utilizou-se o método Prisma 2020, com fases de identificação, triagem e inclusão. As buscas realizadas em bases nacionais do Google Acadêmico e internacionais, como Eric, Science Direct, Scopus e Web of Science, após a triagem, compuseram o <em>corpus</em> da pesquisa com 19 artigos. Constatou-se que o uso de instrumentos avaliativos adequados é essencial para proporcionar um <em>feedback</em> contínuo, reforçando a autonomia e a responsabilidade dos estudantes pelo seu próprio aprendizado. Conclui-se que adaptar as práticas avaliativas de forma confiável em diferentes contextos culturais e educacionais promove uma educação de qualidade.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11264Avaliação em larga escala e eficácia escolar na produção científica brasileira2024-06-21T21:08:45-03:00Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereiraalessandra.pereira@uscsonline.com.brMarco Wandercilmarco.wandercil@gmail.comNonato Assis de Mirandanonato.miranda@online.uscs.edu.brAdolfo Ignacio Calderónprofessoradolfocalderon@gmail.comFrancisco Ganga-Contrerasgangafrancisco@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é sistematizar o estado do conhecimento sobre a temática eficácia escolar no campo da avaliação em larga escala. Analisaram-se 24 artigos científicos, em língua portuguesa, abrangendo o período de 2012 a 2022, agrupados em cinco categorias: ferramentas de mensuração; determinantes intra e extraescolares; bibliográficas; vulnerabilidade; e equidade. Constatou-se a predominância de estudos de natureza qualitativa e mista, se comparado com os resultados de pesquisas que abordaram o período de 2000 a 2013, nas quais prevaleciam investigações de natureza quantitativa. Esse fato sinaliza para a ampliação e enriquecimento da produção do conhecimento sobre o tema objeto deste artigo, principalmente com o aumento nas formas de coletar, selecionar e analisar os dados.</p>2025-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10289Avaliação da educação profissional nos institutos federais: Mapeamento sistemático2025-03-31T15:36:47-03:00Luciana Conceição Argôlo Correiacorrei.luci@ua.ptAlexandre Venturaalexandre.ventura@ua.ptThiago Souto Mendesthiagosouto@ifba.edu.br<p>O objetivo deste mapeamento sistemático de literatura (MSL) foi identificar as abordagens de avaliação mais comuns no ensino profissional, as contribuições e os desafios do processo de avaliação, a análise do momento em que elas são realizadas e a compreensão das implicações dos resultados na melhoria e no aprimoramento desses cursos. Para a realização do MSL, foram pesquisados artigos em revistas acadêmicas publicados nos últimos 10 anos (2012-2022) nas bases de dados B-On, SciELO e Scopus. As informações indicam que as avaliações dos programas ou cursos são geralmente realizadas por meio de questionários e entrevistas no final da formação. Os estudos explorados nesta pesquisa não apresentam maiores detalhamentos para identificar como esses resultados são usados nos ajustes curriculares.</p>2025-03-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11054Usos das avaliações externas estaduais: Ampliação de políticas de accountability2025-07-11T10:36:15-03:00Fabio Perbonifabioperboni@ufgd.edu.brCristiano Amaral Garboggini Di Giorgiutopico92@gmail.com<p>Nas últimas décadas, processos de reformas do Estado foram marcados, no campo educacional, por lógicas privadas de gestão implementadas nos sistemas públicos. Este artigo, recorte de pesquisa mais ampla que analisou avaliações próprias das redes estaduais de educação básica, se debruça sobre os usos dos resultados para definição de políticas públicas. Recorre à pesquisa documental para criar categorias que caracterizam os usos dos resultados na definição de políticas. O entretempo de 2003 a 2014 justifica-se por captar as tendências das avaliações estaduais, diante da instituição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Constata-se crescente vinculação entre resultados das avaliações e premiação das escolas e/ou bonificação dos profissionais da educação.</p>2025-07-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10993O programa “Ação Saberes Indígenas na Escola”: Uma avaliação processual2025-04-07T17:34:48-03:00Marina Araujo Vargasmarina.varg@hotmail.comLetícia Maria Schabbachleticiams65@gmail.com<p>O artigo apresenta uma avaliação processual do programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” (Asie), examinando sua trajetória e com base na percepção dos participantes, resultados preliminares, dificuldades e recomendações. A metodologia abrangeu coleta em fontes secundárias (bibliográficas, documentos, legislação) e pesquisa de dados primários (formulários <em>on-line</em> e entrevistas semiestruturadas). Concluiu-se que a Asie, alinhando-se aos pressupostos da educação escolar indígena, promove resgate da cultura e do saber dos anciãos, além do aprendizado mútuo e da articulação entre as aldeias. Os obstáculos envolveram desafios para maior participação, instabilidade financeira decorrente das mudanças de governo e questões operacionais associadas à distância das e entre as comunidades.</p>2025-04-07T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10984Universitários que não leem: Avaliação dos respondentes do Enade de 2013 a 20192025-09-08T13:32:49-03:00Felipe Tumenas Marquestumenas@ufba.br<p>Apesar da leitura ser fundamental para a formação de qualquer pessoa, a quantidade de concluintes do ensino superior que leu somente a bibliografia do curso vem aumentando com o tempo. A partir das respostas de mais de dois milhões de questionários do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2013 a 2019, este artigo analisa as relações entre leitura e variáveis socioeconômicas, variáveis da instituição de ensino superior e variáveis relacionadas ao percurso do ensino superior. Além da análise exploratória de dados, é aplicado um modelo de árvore de decisão para encontrar as variáveis mais relacionadas à leitura. Segundo esse modelo, a variável mais relacionada com a leitura é o tempo dedicado aos estudos fora do horário de aula.</p>2025-08-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10949Questionários contextuais do Pisa em pesquisas educativas: Revisão sistemática2025-01-28T12:30:37-03:00Talita Emidio Andrade Soarestalita.emidio@ifsuldeminas.edu.brWagner dos Santoswagner.santos@ufes.br<p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura em periódicos, utilizando o método Prisma, para analisar produções acadêmicas que empregam questionários contextuais do Programme for International Student Assessment (Pisa). Foram selecionados 22 artigos, classificados em três categorias de análises: desempenho educacional de estudantes; fatores ambientais, socioemocionais e políticos; e qualidade psicométrica. Os estudos abordam diversas perspectivas em variados contextos, com foco predominante no uso do questionário do estudante como instrumento de análise. Destaca-se o número expressivo de estudos comparativos entre países. Contudo, são reduzidas as análises desenvolvidas no contexto sul-americano.</p>2025-01-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10932O clima escolar em uma escola do Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo2025-06-18T17:28:54-03:00Adriano Moroamoro@fcc.org.brRenata Maria Moschen Nascenterenatanascente@ufscar.brMarcelo Oda Yamazatomarcelo.yamazato@estudante.ufscar.br<p>O artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em quatro escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo. A hipótese foi a de que, ao regularem internamente os espaços e tempos criados pelo programa, os agentes escolares poderiam construir uma educação democraticamente orientada, processo no qual o clima escolar é fator de significativa relevância. Assim, o objetivo foi analisar o clima escolar por meio de observações, questionários e devolutiva dada a uma das escolas. O estudo oportunizou reflexões coletivas sobre os dados, explicitando diferentes perspectivas, ensejando amplo diálogo que pode contribuir para o aprimoramento do clima escolar, propiciando, assim, um ambiente respeitoso e democrático para todos que vivem e convivem na escola.</p>2025-06-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10663Sobre como medir diferenças de resultados no ensino2025-02-13T12:00:46-03:00Rodolfo Hoffmannhoffmannr@usp.br<p>O artigo mostra que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler para comparar distribuições de notas de avaliações de aprendizagem, como é feito em vários trabalhos publicados. Argumenta-se, nesta pesquisa, que, havendo interesse em avaliar a desigualdade de distribuições de notas ou de escolaridades, é razoável utilizar uma medida usual de desigualdade como o índice de Gini. O artigo mostra também que é inapropriado usar a divergência de Kullback-Leibler como medida de desigualdade de notas entre categorias de estudantes. Para ilustrar o uso de diversas medidas e procedimentos estatísticos, é feita uma análise da distribuição da escolaridade das pessoas ocupadas no Brasil e nas unidades da Federação, usando os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2022.</p>2025-02-13T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10601Ensino médio no contexto do PNE (2014-2024): Acesso e permanência protelados2025-09-08T13:32:47-03:00Gilvan Luiz Machado Costagilvan.costa1964ed@gmail.comDeivid Vitoreti Geraldideividvitoretigeraldi@gmail.com<p>O presente artigo problematiza elementos de acesso e permanência com qualidade social no ensino médio no Brasil. Adota-se o método dialético, com ênfase na categoria metodológica contradição e nas categorias de conteúdo negação do acesso e protelação da permanência exitosa. Abordam-se, mormente, os indicadores educacionais: matrícula no ensino médio; taxa de atendimento escolar; população de 16 anos sem ensino fundamental completo; taxa líquida de matrícula; e população de 19 anos sem ensino médio. As análises revelam uma política educacional que secundarizou o Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e, consequentemente, a urgência de ter todos os jovens de 15 a 17 anos na última etapa da educação básica. A universalização do ensino médio com qualidade social não pode mais ser protelada.</p>2025-09-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10594O PNE 2014-2024 e as políticas federais para o ensino médio2025-05-22T17:20:56-03:00Maria Valéria Jacques de Medeirosmariavaleria.demedeiros@gmail.comDjailson Dantas de Medeirosdjailson.medeiros@fnde.gov.brRemi Castionikotipora@gmail.com<p>Discutem-se neste texto a Meta 3 do Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, referente ao ensino médio, e as políticas públicas federais implementadas para essa etapa de ensino. Foi realizada pesquisa documental em leis, portarias e resoluções, em bases dedados e painéis de monitoramento de órgãos do Ministério da Educação. Sistematizado um referencial teórico sobre governança, partiu-se para a análise dos resultados. As cinco políticas para o ensino médio implementadas com recursos financeiros não tiveram como foco o aumento da taxa de matrícula e a redução da evasão, objetivos principais da Meta. Diante do não alcance da Meta, recomendam-se uma governança para cada Meta do novo PNE e mecanismos que assegurem o direcionamento das políticas federais para as Metas definidas.</p>2025-05-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/10295A institucionalização de métricas de impacto social: O caso da Unifesp2025-02-20T15:02:49-03:00Gabriela de Brelazgabriela.brelaz@unifesp.brIzabel Patrícia Meisteri.meister@unifesp.brVanderlin Amorim Palmeira Júniorvapjunior@unifesp.brGuilherme Sydow Nunes Bueno Brandãoguilherme.brandao@unifesp.brLidiane Cristina da Silvalidiane.cristina@unifesp.brAlexsandro Cardoso Carvalhoalexsandro.carvalho@unifesp.br<p>Este artigo apresenta um <em>framework</em> para institucionalização de métricas de impacto social (MIS) para a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Fundamenta-se no institucionalismo sociológico e na dinâmica do <em>ranking</em> Times Higher Education (THE), bem como articula as políticas universitárias com os ODS e alinha as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura como interface dialógica com a sociedade. Os métodos de <em>design</em>, de <em>design science research</em> e dos pilares analíticos de Scott (regulativo, normativo e cultural-cognitivo) são utilizados. Como resultado, foi desenvolvido um <em>framework</em> MIS-Unifesp que estabelece princípios de análise institucional pautados em métricas.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11794Indicadores de presença de espaços físicos nas escolas2025-06-30T17:29:50-03:00Edmilson Antonio Pereira Junioredmilsonpj@yahoo.com.brMichael Daian Pacheco Ramosmichaeluneb@gmail.comDalila Andrade Oliveiradalilaufmg@yahoo.com.br<p>Este estudo apresenta o desenvolvimento de indicadores de infraestrutura escolar com base nos microdados do Censo Escolar de 2023, abrangendo escolas públicas de ensino fundamental e médio de todo o país. Utilizou-se a Análise Fatorial Confirmatória para especificar um modelo hierárquico composto de seis fatores de primeira ordem, explicados por um fator de segunda ordem, denominado Indicador de Espaços Físicos nas Escolas, responsável por sintetizar os ambientes pedagógicos e os recursos de acessibilidade. Os resultados indicaram um ajuste adequado do modelo e evidenciaram disparidades relevantes conforme região geográfica, localização e dependência administrativa das escolas, ressaltando o papel central da infraestrutura na promoção da equidade e na melhoria da qualidade educacional.</p>2025-09-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11780Ideb e os desafios da educação como direito: Propostas para uma (re)formulação2025-09-08T15:11:08-03:00Denilson Junio Marques Soaresdenilson.marques@ifmg.edu.brWagner dos Santoswagner.santos@ufes.br<p>O objetivo deste artigo é compreender as contribuições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para a garantia do direito à educação, legalmente previsto, por meio da análise dos resultados obtidos pelo ensino médio de escolas e municípios localizados no Espírito Santo. Para tanto, esta pesquisa adota uma abordagem quantitativa e empírica de natureza descritiva e exploratória. Com base nos resultados e nas fragilidades apontadas pela literatura, são propostas recomendações para aprimorar o indicador, atualmente em atualização. Esse movimento se faz importante considerando que, conforme exposto empiricamente no estudo, o indicador, assumido como parâmetro oficial da qualidade da educação nacional, pode contribuir para a exclusão educacional e aprofundamento das desigualdades.</p>2025-09-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11489Letramento em avaliação: Formação de avaliadores da parte escrita do Celpe-Bras2025-05-19T15:27:15-03:00Margarete Schlattermargarete.schlatter@gmail.comJuliana Roquele Schoffenjulianaschoffen@gmail.comGabrielle Rodrigues Siriannigabirsirianni@gmail.comGiovana Lazzaretti Segatgiovanalsegat@gmail.com<p>Este trabalho apresenta o curso autoformativo para avaliadores da parte escrita do exame Celpe-Bras. São explicitados os objetivos, as bases teóricas e a abordagem metodológica utilizada nas atividades propostas, apontando seu potencial para o desenvolvimento do letramento em avaliação de avaliadores e de professores de português como língua adicional. Orientadas por um desenho de prática-reflexão-prática, as atividades do curso fornecem oportunidades para os cursistas experienciarem os procedimentos avaliativos e relacioná-los ao construto do exame. Os conteúdos do curso e a abordagem metodológica proposta projetam a aprendizagem por meio da reflexão sobre a prática de avaliação, trazendo subsídios teóricos e metodológicos para o ensino e a avaliação de produção textual.</p>2025-05-19T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11463Exame de proficiência para professores de língua estrangeira: Histórico e avanços2025-05-28T17:23:07-03:00Douglas Altamiro Consolodouglas.consolo@unesp.brCamila Sthéfanie Colombocamilacolombo@ifsp.edu.brRodrigo Nascimento de Queirozrodrigo.queiroz@unir.br<p>Apresentam-se, neste artigo, aspectos basilares da constituição do Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras (Epple), a partir de sua trajetória histórica, de produções acadêmico-científicas e das potencialidades de avanços na continuidade desse projeto. O artigo constitui um diálogo com pesquisadores de avaliação de línguas, ao situar reflexões sobre alguns aspectos, como (i) formação e competências de professores de línguas e (ii) qualidade da proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica de professores de línguas. As caracterizações da linguagem dos professores nos contextos de pesquisas sobre o Epple fortalecem o escopo temático da avaliação quanto à aplicação de exames que pretendem retratar a realidade sociocultural da formação profissional das licenciaturas no Brasil.</p>2025-05-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11459Experiências do ensino remoto emergencial: Pela avaliação para/na cibercultura2025-09-12T17:15:30-03:00Viviane Aparecida Bagio Furtosoviviane@uel.brLeila Miyuki Saitoleilasaito@utfpr.edu.br<p>Neste artigo, compilamos ações de disseminação e de experimentação de formas de pensar e concretizar a avaliação que ocorreram durante o ensino remoto emergencial, entre os anos de 2020 e 2021. Em um primeiro momento, apresentamos um levantamento de eventos de formação em avaliação para a aprendizagem em ambientes virtuais. Na sequência, trazemos uma pesquisa que evidenciou como o ensino remoto demandou adaptações de práticas que, ainda que de modo não sistematizado e forçado pelas condições, levou à experimentação de uma avaliação mais próxima de propósitos formativos e humanizadores. Concluímos que o uso informado das tecnologias, aliado a princípios norteadores da avaliação, constitui ferramentas para uma nova cultura de aprendizagem-avaliação-ensino para e na cibercultura.</p>2025-09-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacionalhttps://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/eae/article/view/11287Compreensão de leitura em inglês em escolas de modalidades de ensino distintas2025-07-15T15:02:04-03:00Kurt Davi Goulart Brumkurt@professor.educacao.sp.gov.brNeide de Brito Cunhaneidedebritocunha@gmail.com<p>O objetivo geral deste estudo é o de verificar se há diferença no nível de compreensão de leitura em inglês como língua estrangeira de alunos de duas escolas de ensino médio, de modalidades de ensino distintas. Participaram 225 estudantes, sendo 115 de escola técnica estadual e 110 de uma escola estadual, que responderam ao Teste de Cloze informatizado no programa de computador OnlineCloze. Os resultados apontaram uma boa compreensão de leitura em inglês em ambas as escolas e as diferentes modalidades de ensino não influenciaram na compreensão de leitura em inglês dos participantes.</p>2025-07-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional