Chamada de textos para seção temática: Indicadores educacionais sintéticos na avaliação da qualidade da educação básica
Caros(as) Pesquisadores(as),
A revista Estudos em Avaliação Educacional, da Fundação Carlos Chagas, São Paulo, receberá artigos para a seção temática Indicadores educacionais sintéticos na avaliação da qualidade da educação básica. Os textos irão compor o volume 36 e serão publicados no ano de 2025.
Dado que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está em revisão pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e que estados e municípios têm desenvolvido seus próprios indicadores educacionais, a proposta abrigará estudos que discutam ou utilizem indicadores sintéticos na implantação de políticas de monitoramento e avaliação da educação básica, de abrangência nacional, regional ou estadual; propostas metodológicas de elaboração de indicadores sintéticos para a educação básica; estudos sobre indicadores sintéticos como estratégia para monitorar ou avaliar políticas de formação docente e condições de trabalho nas redes públicas de educação e investigações sobre o Ideb e seu papel indutor na gestão educacional e na organização do trabalho escolar. Esta proposta conta com a colaboração de Ernesto Martins Faria, do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
O prazo de submissão dos artigos para essa seção da revista será de 23 de setembro de 2024 a 17 de fevereiro de 2025. As submissões deverão ser feitas por meio do endereço eletrônico: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/about/submissions.
No momento da submissão, solicitamos que registrem, em “Comentários para o editor”, que se trata de um texto enviado em resposta a esta chamada.
Atenção: Os textos que não se adequarem ao escopo desta chamada serão automaticamente enviados ao fluxo normal de manuscritos recebidos pela revista, desde que pertinentes à linha editorial.
Em caso de dúvidas, contate-nos através do e-mail: eae@fcc.org.br
Comitê Editorial
Revista Estudos em Avaliação Educacional
Saiba mais sobre Chamada de textos para seção temática: Indicadores educacionais sintéticos na avaliação da qualidade da educação básica