Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10547

Palavras-chave:

Educação Infantil, Avaliação (de Línguas), Políticas Públicas, Ensino da Língua Inglesa

Resumo

Este artigo apresenta propostas de diretrizes e metas para o Plano Nacional de Educação 2025-2035, objetivando a inserção da oferta de língua inglesa no ensino fundamental I. A crescente oferta de inglês nos anos iniciais em contextos públicos, especificamente por meio das secretarias municipais de educação, motivou o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que mapeou a oferta do idioma em quatro estados brasileiros. Os dados desse projeto são utilizados para subsidiar as propostas, que têm como principais eixos a promoção do letramento em avaliação de línguas e a avaliação orientada para a aprendizagem. Entendemos que esses eixos têm potencial para exercer grande impacto no ensino e na aprendizagem da língua inglesa e se alinham à proposta de avaliação formativa preconizada pela Base Nacional Comum Curricular.

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Biografia do Autor

Gladys Quevedo-Camargo, Universidade de Brasília (UnB), Brasília-DF, Brasil

Doutora em Estudos da Linguagem e professora associada do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Letramento em Avaliação de Línguas (GEP-LALIS) e vice-presidente da Latin American Association for Language Testing and Assessment (LAALTA).

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil

Doutora em Estudos da Linguagem (Universidade Estadual de Londrina - UEL). Professora associada do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas da UEL, onde atua na formação de professores de língua inglesa em níveis de graduação e pós-graduação. Desde 2000 tem se dedicado à pesquisa sobre o ensino de línguas adicionais para jovens alunos, da pré-escola até a 5ª série.

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Publicado

12-06-2024

Como Citar

Quevedo-Camargo, G., & Tonelli, J. R. A. (2024). Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10547. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10547

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024