Mapeamento das produções científicas sobre o clima escolar: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10687

Palavras-chave:

Adolescência, Clima Escolar, Psicologia da Educação

Resumo

Este estudo buscou mapear as produções científicas nacionais e internacionais referentes ao clima escolar. Para isso foi realizada uma revisão integrativa da literatura, adotando- -se o recorte temporal de 2019 a 2023. Foram selecionados 16 artigos que abordaram diferentes concepções sobre clima escolar, os quais foram submetidos a análise conceitual e metodológica. A análise indicou uma diversidade de conceitos e instrumentos utilizados para a avaliação do clima escolar e a predominância de estudos internacionais quantitativos. A necessidade de estudos no contexto nacional é essencial diante dos impactos que o clima escolar exerce no bem-estar, na qualidade de vida e no processo educacional dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Schultz Danzmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Psicológa clínica e mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria. Realizando especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Cognitivo e em Neuropsicologia na IPog. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

Natan Daniel da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Estudante da graduação em Psicologia na UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS.

Ana Claudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Doutoranda em Psicologia na UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Lenon Goulart de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Doutorando em Psicologia na UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

Jana Gonçalves Zappe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

Referências

Alcântara, S. C. de, González-Carrasco, M., Montserrat, C., Casas, F., Viñas-Poch, F., & Abreu, D. P. de. (2019). Violência entre pares, clima escolar e contextos de desenvolvimento: Suas implicações no bem-estar. Ciência & Saúde Coletiva, 24(2), 509-522. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.01302017 DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.01302017

Aldridge, V. K., Dovey, T. M., Martin, C. I., & Meyer, C. (2015). Relative contributions of parent-perceived child characteristics to variation in child feeding behavior. Infant Mental Health Journal, 37(1), 56-65. https://doi.org/10.1002/imhj.21544 DOI: https://doi.org/10.1002/imhj.21544

Alvarado Calderón, K. (2022). Exploración de las relaciones entre clima escolar, satisfacción con la vida y empatía en adolescentes costarricenses. Revista Educación, 46(1), 205-220. https://doi.org/10.15517/revedu.v46i1.45127 DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v46i1.45127

Araoz, E. G. E., & Uchasara, H. J. M. (2020). Habilidades sociales y clima social escolar en estudiantes de educación básica. Conrado, 16(76), 135-141. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1990-86442020000500135&script=sci_arttext

Araújo, W. C. O. (2020). Recuperação da informação em saúde: Construção, modelos e estratégias. Onci: Convergências em Ciência da Informação, 3(2), 100-134. https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13447 DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13447

Aron, A. M., & Milicic, N. (1999). Clima social escolar y desarrollo personal: Un programa de mejoramiento. Andrés Bello.

Aron, A. M., Milicic, N., & Armijo, I. (2012). Clima social escolar: Una escala de evaluación – Escala de Clima Social Escolar, ECLIS. Universitas Psychologica, 11(3), 803-813. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1657-92672012000300010&script=sci_arttext DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy11-3.csee

Barreto Trujillo, F., & Álvarez Bermúdez, J. (2017). Clima escolar y rendimiento académico en estudiantes de preparatoria. Daena: International Journal of Good Conscience, 12(2), 31-44. http://www.spentamexico.org/v12-n2/A2.12(2)31-44.pdf

BBC News Brasil. (2023). Os dados que mostram explosão no número de ataques a escolas no Brasil. BBC News Brasil. https://www.bbc.com/portuguese/articles/ckryl4epnpeo

Brand, S., Felner, R., Shim, M., Seitsinger, A., & Dumas, T. (2003). Middle school improvement and reform: Development and validation of a school-level assessment of climate, cultural pluralism, and school safety. Journal of Educational Psychology, 95(3), 570-588. https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.3.570 DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.95.3.570

Calderón-González, N. G., & Vera-Noriega, J. Á. (2022). La valoración de estudiantes acerca del clima escolar, convivencia y violencia en escuelas secundarias del noroeste de México. Revista Electrónica Educare, 26(3), 186-201. https://doi.org/10.15359/ree.26-3.11 DOI: https://doi.org/10.15359/ree.26-3.11

Camargo, B. V., & Justo, A. M. (2013). Iramuteq: Um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518. https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16 DOI: https://doi.org/10.9788/TP2013.2-16

Campos Ancalle, M. A. (2020). Clima escolar y libertad de expresión en adolescentes. Ajayu, 18(1), 214-243. https://app.lpz.ucb.edu.bo/Publicaciones/Ajayu/v18n1/v18n1_a09.pdf

Caso Niebla, J., Díaz López, C. D., & Caso-López, A. C. (2013). Aplicación de un procedimiento para la optimización de la medida de la convivencia escolar. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 6(2), 137-145. https://revistas.uam.es/riee/article/view/3409 DOI: https://doi.org/10.15366/riee2013.6.2.007

Coelho, C. C. de A., & Dell’Aglio, D. B. (2019). Clima escolar e satisfação com a escola entre adolescentes de ensino médio. Psicologia: Teoria e Prática, 21(1), 248-264.

Costa, A. B., Fontanari, A. M., & Zoltowski, A. P. (2022). Como escrever um artigo de revisão sistemática: Um guia atualizado. In M. I. C. Sampaio, A. A. Z. P. Sabadini, & S. H. Koller (Orgs.), Produção científica: Um guia prático (pp. 130-165). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto (3a ed.). Artmed.

Cuadra-Martínez, D., Pérez-Zapata, D., Sandoval-Díaz, J., & Rubio-González, J. (2022). Clima escolar y factores asociados: Modelo predictivo de ecuaciones estructurales. Revista de Psicología (PUCP), 40(2), 685-709. http://dx.doi.org/10.18800/psico.202202.002 DOI: https://doi.org/10.18800/psico.202202.002

Currie, C., Zanotti, C., Morgan, A., Currie, D., Looze, M., Roberts, C., Samdal, O., Smith, O. R. F., & Barnekow, V. (Eds.). (2012). Social determinants of health and well-being among young people – Health Behaviour in School-Aged Children (HBSC) study: International report from the 2009/2010 survey. WHO Regional Office for Europe. https://iris.who.int/bitstream/handle/10665/326406/9789289014236-eng.pdf?sequence=1

Dessen, M. A., & Polonia, A. D. C. (2007). A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 17(36), 21-32. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003 DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100003

Félix, T., & Franzão, L. (2023). Por que ataques em escolas têm se repetido no Brasil? Especialistas analisam. CNN Brasil. https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/por-que-ataques-em-escolas-tem-se-repetido-no-brasil-especialistas-analisam/

Fernández-Ballesteros, R., & Sierra-Díez, B. (1989). Estudio factorial sobre la percepción del ambiente escolar. In R. Fernández-Ballesteros (Coord.), Intervención psicológica en contextos ambientales (pp. 143-176). Universidad de Murcia.

Genta, M. L., Brighi, A., & Guarini, A. (2009). European project on bullying and cyberbullying granted by Daphne II Programme. Zeitschrift für Psychologie, 217(4), 233-239. DOI: https://doi.org/10.1027/0044-3409.217.4.233

Gutiérrez, M., Ruiz Pérez, L. M., & López, E. (2011). Clima motivacional en Educación Física: Concordancia entre las percepciones de los alumnos y las de sus profesores. Revista de Psicología del Deporte, 20(2), 321-335. https://www.redalyc.org/pdf/2351/235122167006.pdf

Holst, B. (2014). Evidências de validade da escala de clima escolar Delaware School Climate Survey- Student (DSCS-S) no Brasil [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Repositório Institucional PUCRS. https://meriva.pucrs.br/dspace/handle/10923/7017

Lahoz i Ubach, S. (2021). Clima escolar, autoconcepto académico y calidad de vida en alumnos/as de aulas culturalmente diversas. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 47(1), 7-26. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052021000100007 DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07052021000100007

Lahoz i Ubach, S., & Cuccia, C. C. (2021). Sensibilidad intercultural, clima escolar y contacto intergrupal en adolescentes de escuelas municipales de la Región Metropolitana de Santiago de Chile. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 131-147. https://doi.org/10.6018/ RIE.415921 DOI: https://doi.org/10.6018/rie.415921

Leria-Dulčić, F. J., & Salgado-Roa, J. A. (2019). Efecto del clima social escolar en la satisfacción con la vida en estudiantes de primaria y secundaria. Revista Educación, 43(1), 364-379. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.30019 DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.30019

López, V., Bilbao, M. A., Ascorra, P., Moya Diez, I., & Morales, M. (2014). Escala de Clima Escolar: Adaptación al español y validación en estudiantes chilenos. Universitas Psychologica, 13(3), 1111-1122. https://doi.org/10.11144/Javeriana.UPSY13-3.ecea DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.UPSY13-3.ecea

Matos, M. G., & Carvalhosa, S. F. (2001). A saúde dos adolescentes: Ambiente escolar e bem-estar. Psicologia, Saúde e Doenças, 2(2), 43-53. https://www.redalyc.org/pdf/362/36220203.pdf

Melim, M., & Pereira, B. O. (2013, 3-6 de julho). Violência, bullying e indisciplina na escola: Violência e clima escolar, uma intervenção global. In Anais do 9. Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/37556

Melo, S. G. de, & Morais, A. de. (2019). Clima escolar como fator protetivo ao desempenho em condições socioeconômicas desfavoráveis. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 10-34. https://doi.org/10.1590/198053145305 DOI: https://doi.org/10.1590/198053145305

Montero Carretero, C., & Cervelló Gimeno, E. M. (2019). Estudio de un modelo predictivo del clima escolar sobre el desarrollo del carácter y las conductas de bullying. ESE. Estudios sobre Educación, 37, 135-157. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/219829 DOI: https://doi.org/10.15581/004.37.135-157

Moro, A. (2020). A avaliação do clima escolar no Brasil: Construção, testagem e validação de questionários avaliativos. Appris.

Moro, A., Morais, A. de, Vinha, T. P., & Tognetta, L. R. P. (2018). Avaliação do clima escolar por estudantes e professores: Construção e validação de instrumentos de medida. Revista de Educação Pública, 27(64), 67-90. https://doi.org/10.29286/rep.v27i64.3733 DOI: https://doi.org/10.29286/rep.v27i64.3733

Moro, A., Vinha, T. P., & Morais, A. de. (2019). Avaliação do clima escolar: Construção e validação de instrumentos de medida. Cadernos de Pesquisa, 49(172), 312-334. https://doi.org/10.1590/198053146151 DOI: https://doi.org/10.1590/198053146151

Muñiz-Rivas, M., Callejas-Jerónimo, J. E., & Povedano-Díaz, A. (2020). La dependencia a las redes sociales virtuales y el clima escolar en la violencia de pareja en la adolescencia. International Journal of Sociology of Education, 9(2), 213-233. https://doi.org/10.17583/rise.2020.5203 DOI: https://doi.org/10.17583/rise.2020.5203

Organization for Economic Co-operation and Development (OECD). (2022). Education at a Glance 2022 (OECD Indicators). OECD. https://www.oecd-ilibrary.org/deliver/3197152b-en.pdf?itemId=/content/publication/3197152b-en&mimeType=pdf

Ouzzani, M., Hammady, H., Fedorowicz, Z., & Elmagarmid, A. (2016). Rayyan – A web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews, 5, Article 210. https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4 DOI: https://doi.org/10.1186/s13643-016-0384-4

Paiva, M. O. A. de, & Lourenço, A. A. (2011). Rendimento acadêmico: Influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(4), 393-402. https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000400002 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722011000400002

Parente, E. M. P. R., Bataglia, P. U. R., & Castellini, T. S. J. (2021). Instrumentos de avaliação do clima escolar adaptados aos anos iniciais do ensino fundamental: Evidências de validação. Veras, 10(2), 293-319. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art415 DOI: https://doi.org/10.14212/veras.vol10.n2.ano2020.art415

Quero Virla, M. Q. (2010). Confiabilidad y coeficiente Alpha de Cronbach. Telos, 12(2), 248-252. https://www.redalyc.org/pdf/993/99315569010.pdf

Sánchez, C. A. R., & Barría Ramírez, R. (2021). Contribución de la dimensión relacional del Clima Social Escolar (CES) a la Convivencia Escolar para la No Violencia (CENVI), desde la percepción de estudiantes de segundo ciclo y enseñanza media en escuelas y liceos municipalizados de Estación Central. Rumbos TS, 16(26), 167-190. http://dx.doi.org/10.51188/rrts.num26.573 DOI: https://doi.org/10.51188/rrts.num26.573

Sánchez, D. M., & Jiménez-Parra, J. F. (2022). Estilo interpersonal docente. Un análisis de perfil según las diferencias en motivación, necesidades psicológicas básicas, clima escolar y satisfacción con la enseñanza. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 11, Article 18. https://revistas.um.es/sportk/article/view/469701 DOI: https://doi.org/10.6018/sportk.469701

Santos, J. M. V., & Adam, J. M. (2022). Clima escolar: Perspectivas e possibilidades de análise. Editora Unesp. https://doi.org/10.7476/9786559542512 DOI: https://doi.org/10.7476/9786559542512

Souza, M. A. R. de, Wall, M. L., Thuler, A. C. de M. C., Lowen, I. M. V., & Peres, A. M. (2018). O uso do software Iramuteq na análise de dados em pesquisas qualitativas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, Artigo e03353. https://doi.org/10.1590/S1980-220X2017015003353 DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2017015003353

Souza, M. T., Silva, M. D., & Carvalho, R. (2010). Revisão integrativa: O que é e como fazer. einstein, 8(1), 102-106. https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134 DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

Trianes Torres, M. V., & Gallardo Cruz, J. A. (2004). Psicología de la educación y del desarrollo en contextos escolares. Pirámide. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=5566

Trickett, E. J., & Moos, R. H. (1974). Personal correlates of contrasting environments: Student satisfactions in high school classrooms. American Journal of Community Psychology, 2(1), 1-12. https://doi.org/10.1007/BF00894149 DOI: https://doi.org/10.1007/BF00894149

Umaña Altamirano, M. J. (2020). Clima de convivencia escolar en el marco de la complejidad. Contextos: Estudios de Humanidades y Ciencias Sociales, (47). http://revistas2.umce.cl/index.php/contextos/article/view/1566

Valdés Cuervo, A. A., & Carlos Martínez, E. A. (2014). Relación entre el autoconcepto social, el clima familiar y el clima escolar con el bullying en estudiantes de secundarias. Avances en Psicología Latinoamericana, 32(3), 447-457. https://doi.org/10.12804/apl32.03.2014.07 DOI: https://doi.org/10.12804/apl32.03.2014.07

Veiga, F. H., Antunes, J., Guerra, T. M., Moura, H. M., Fernandes, L., & Roque, P. (2004). Clima de escola: Uma escala de avaliação (CLES). In Anais da 10. Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos (pp. 545-550). Universidade do Minho.

Vinha, T. P., Morais, A. de, & Moro, A. (2017). Manual de orientação para a aplicação dos questionários que avaliam o clima escolar. FE/Unicamp. http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=79559&opt=1

Vinha, T. P., Morais, A. de, Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Aragão, A. M. F. de, Marques, C. de A. E., Silva, L. M. F. da, Moro, A., Vivaldi, F. M. de C., Ramos, A. de M., Oliveira, M. T. A., & Bozza, T. C. L. (2016). O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos em Avaliação Educacional, 27(64), 96-127. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747 DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747

Vinha, T. P., Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Moro, A., Aragão, A. M. F. de, & Morais, A. de. (2018). O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 15(40), 163-186. https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1830 DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.20180052

Vukičević, J. P., Prpić, M., & Mraović, I. C. (2019). Perceptions of school climate by students and teachers in secondary schools in Croatia. Journal of Contemporary Educational Studies/Sodobna Pedagogika, 70(4), 192-219. https://www.sodobna-pedagogika.net/en/articles/04-2019_perceptions-of-school-climate-by-students-and-teachers-in-secondary-schools-in-croatia/

Welter, L. dos S., Vasconcellos, S. J. L., Barbosa, T. P., Lucchese, V. C., & Steffler, H. T. (2022). Assassinatos em massa: Uma pesquisa documental. Psico, 53(1), Artigo e38921. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.38921 DOI: https://doi.org/10.15448/1980-8623.2022.1.38921

Wendt, G. W., Silva, M. A., & Koller, S. H. (2020). Tecnologias da informação e comunicação em adolescentes, práticas parentais e percepção de clima escolar: Uma abordagem multinível. Interação em Psicologia, 24(1), 66-75. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v24i1.64907 DOI: https://doi.org/10.5380/psi.v24i1.64907

World Health Organization (WHO). (2013). Adolescent health. WHO. https://www.who.int/health-topics/adolescent-health#tab=tab_1

Wrege, M. G. (2017). Um olhar sobre o clima escolar e a intimidação: Contribuições da psicologia moral [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.981860 DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2017.981860

Publicado

13-06-2024

Como Citar

Danzmann, P. S., Silva, N. D. da, Silva, A. C. P. da, Vargas, L. G. de, Zappe, J. G., & Patias, N. D. (2024). Mapeamento das produções científicas sobre o clima escolar: Revisão integrativa. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10687. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10687

Edição

Seção

Artigos