Mapeamento das produções científicas sobre o clima escolar: Revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10687

Palavras-chave:

Adolescência, Clima Escolar, Psicologia da Educação

Resumo

Este estudo buscou mapear as produções científicas nacionais e internacionais referentes ao clima escolar. Para isso foi realizada uma revisão integrativa da literatura, adotando- -se o recorte temporal de 2019 a 2023. Foram selecionados 16 artigos que abordaram diferentes concepções sobre clima escolar, os quais foram submetidos a análise conceitual e metodológica. A análise indicou uma diversidade de conceitos e instrumentos utilizados para a avaliação do clima escolar e a predominância de estudos internacionais quantitativos. A necessidade de estudos no contexto nacional é essencial diante dos impactos que o clima escolar exerce no bem-estar, na qualidade de vida e no processo educacional dos estudantes.

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Biografia do Autor

Pâmela Schultz Danzmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Psicológa clínica e mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria. Realizando especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Cognitivo e em Neuropsicologia na IPog. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

Natan Daniel da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Estudante da graduação em Psicologia na UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS.

Ana Claudia Pinto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Doutoranda em Psicologia na UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Lenon Goulart de Vargas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Doutorando em Psicologia na UFSM. Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

Jana Gonçalves Zappe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, Brasil.

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Publicado

13-06-2024

Como Citar

Danzmann, P. S., Silva, N. D. da, Silva, A. C. P. da, Vargas, L. G. de, Zappe, J. G., & Patias, N. D. (2024). Mapeamento das produções científicas sobre o clima escolar: Revisão integrativa. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10687. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10687

Edição

Seção

Artigos