A extensão no currículo sob a ótica do Plano Nacional de Educação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.11109Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação, Currículo Universitário, Extensão Universitária, Política EducacionalResumo
O presente artigo tem como objetivo a análise da Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, com foco na incorporação da extensão nos currículos da educação superior. O texto examina os processos políticos e as práticas institucionais no desenvolvimento da curricularização da extensão na educação superior. A análise se sustenta na abordagem qualitativa, mediante procedimentos de revisão bibliográfica e do estudo documental da política nacional e de políticas institucionais, adotando como categorias conceituais de estudo o currículo, a extensão e a inovação social. Os resultados da investigação sinalizam os esforços institucionais na incorporação das premissas da política nacional nas concepções e práticas extensionistas adotadas, bem como uma ainda baixa produção sobre a temática.
Downloads
Referências
Basso, L. Del P., Lemos, A. dos S. R., Pimenta, P. H., Bezerra, E. de S., Azevedo, M. A. R. de, & Galizia, F. S. (2023). Curricularização da extensão: Propostas de universidades federais paulistas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 14(2), 189-199. https://doi.org/10.29327/2303474.14.2-6
Bignetti, L. P. (2011). As inovações sociais: Uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, 47(1), 3-14. https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.1.01
Campos, A. F. M. de, Caetano, L. M. D., & Laus-Gomes, V. (2023). Revisão sistemática de literatura em educação: Características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, 27(54), 139-169. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702
Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). (2020). Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conif. https://portal.conif.org.br/images/Docs/estudos/diretrizes-para-curricularizacao-da-extensao---fde-e-forproext_aprovado_agosto_2020.pdf
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Cortez, J., Darroz, L. M., Rosa, C. T. W. da, Giacomelli, A. C., Rosa, A. B. da, Pérez, C. A. S., Sapalding, L. E. S., Cavalcanti, J., Biazus, M. de O., & Silva, M. da. (2019). A curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Física da Universidade de Passo Fundo. Revista Conexão UEPG, 15(2), 165-171. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0006
Deus, S. de. (2020). Extensão universitária: Trajetórias e desafios. PRE-UFMS.
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). (2006). Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: Uma visão da extensão. UFRGS; MEC/SESu. https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Indissociabilidade-e-Flexibilizacao.pdf
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). (2023). Nota Técnica n. 18/2023/Proexc/Reito.UFU. https://ifce.edu.br/proext/NOTATECNICAN182023PROEXCREITO.pdf
Fórum de Pró-Reitores de Extensão ou Cargos Equivalentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext). (2015). Contribuições para a Política de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Forproext. https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2015/06/FORPROEXT-2015.pdf
Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido (12ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (2001). Política e educação: Ensaios (5ª ed.). Cortez.
Hulgård L., & Ferrarini, A. V. (2010). Inovação social: Rumo a uma mudança experimental na política pública? Ciências Sociais Unisinos, 46(3), 256-263. https://periodicos.unifesp.br/index.php/csr/article/view/17118
Instituto Federal do Paraná (IFPR). (2018). Resolução n. 11, de 27 de março de 2018. IFPR. https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/06/Res.-11.2018-republicada.pdf
Instituto Federal do Paraná (IFPR). (2021). Instrução Normativa Reitoria/IFPR n. 1, de 26 de julho de 2021. IFPR. https://sei.ifpr.edu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?9LibXMqGnN7gSpLFOOgUQFziRouBJ5VnVL5b7-UrE5ScM9JcrthdfQRcJ2b6ooHYuhRNB9-AHGQRVBqy7uU3lMuuQXn09kc337gGHQ9s7I2PiVPl63rZaZtKxZW56APE
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm
Milhomem, M. S. F. dos S. (2023). A experiência do processo de curricularização da extensão na Universidade Federal do Tocantins: A tessitura necessária entre a extensão, pesquisa e ensino. Extensio, 20(46), 2-13. https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e95882
Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva (2ª ed. rev.). Unijuí.
Novaes, F. A., & Puchta, D. R. (2022). O processo de curricularização da extensão no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité. Em Extensão, 21(2), 1-11. https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66273
Oliveira, C. V. N. C. de, & Tosta, M. de C. R. (2021). Estudo da curricularização da extensão no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Revista Conexão UEPG, 17, Artigo e2117110. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17110.019
Parecer CNE/CES n. 608, de 16 de dezembro de 2018. (2018). Dispõe sobre as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102551-pces608-18/file
Resolução CNE/CES n. 7, de 18 de dezembro de 2018. (2018). Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e dáoutras providências. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192
Ribeiro, M. R. F., Mendes, F. F. de F., & Silva, E. A. (2018). Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão UEPG, 14(3), 334-342. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0004
Silvério, E. D., Soares, M., Meirinho, B. M. L., & Wichnoski, P. (2023). A curricularização da extensão no âmbito do curso de Licenciatura da Universidade Estadual do Centro-Oeste: Percepções discentes. Revista Conexão UEPG, 19, Artigo e2321776. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21776.015
Teixeira, A. (2010). A pedagogia de Dewey: Esboço da teoria de educação de John Dewey. In R.B. Westbrook, A. Teixeira, E. J. Romão, & V. L. Rodrigues (Eds.), John Dewey. Massangana.
Universidade Federal do Paraná (UFPR). (1990). Resolução n. 30/90 – Cepe. UFPR. https://soc.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/07/Res-30-90-CEPE-alterado-pela-Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-35.17-CEPE.pdf
Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2019). Resolução n. 57/19 – Cepe. UFPR. http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-57.19-CEPE.pdf
Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2020a). Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. UFPR. http://www.proplan.UFPR.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/PDI-UFPR-2017-2021-1.-Revis%C3%A3o-2019-compactado.pdf
Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2020b). Resolução n. 86/2020 – Cepe, 2020. UFPR. http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2021/RESOLUcaO-N-86-2020-CEPE.pdf
Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2022). Instrução Normativa Prograd n. 001/2022, 23 de março de 2022. UFPR. https://engprod.ufpr.br/wp-content/uploads/2023/02/instrucao-normativa-prograd-proec-no001-202-1.pdf
Wociechoski, D. P., & Catani, A. M. (2023). A curricularização da extensão: Possibilidades e dilemas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Conexão UEPG, 19, Artigo e2321213. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21213.001
Zanon, D. P., & Cartaxo, S. R. M. (2022). Curricularização da extensão nas licenciaturas. Práxis Educativa, 17, Artigo e20796. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20796.093
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).