Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae235320121917Palavras-chave:
Programa Letra e Vida, Avaliação do Programa, Análise de Dados, Educação ContinuadaResumo
Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).