Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço

Autores

  • Fúlvia Rosemberg

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173420062116

Palavras-chave:

Estatísticas Educacionais, Inep, IBGE, Relações Raciais, Censo Escolar

Resumo

O artigo descreve e analisa a produção, divulgação e interpretação de estatísticas educacionais desagregadas por cor/raça. Efetua um balanço dos principais instrumentos de coleta de estatísticas educacionais sob responsabilidade das duas principais instituições de coleta de estatísticas educacionais: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nesta empreitada, destaca a recente introdução do quesito cor/raça no Censo Escolar de 2005, apontando equívocos tanto nos objetivos perseguidos quanto nos procedimentos adotados. O argumento principal é que o Censo Escolar não constitui instrumento compatível com a unidade de coleta aluno/matrícula, que as instruções para o preenchimento da informação foram confusas e desrespeitaram o direito de crianças e adolescentes de expressarem sua identidade étnico-racial.

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Biografia do Autor

Fúlvia Rosemberg

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Publicado

30-08-2006

Como Citar

Rosemberg, F. (2006). Estatísticas Educacionais e Cor/Raça na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: um balanço. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(34), 15–42. https://doi.org/10.18222/eae173420062116

Edição

Seção

Artigos