Os desafios do ensino frente à tradição iluminista
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae153020042155Palavras-chave:
Educação, Civilização, Tradição, ModernidadeResumo
O resgate teórico da relação entre instrução e civilização proposta pelos Enciclopedistas, na segunda metade do século XVIII, tem muito a contribuir para com o atual debate entre as concepções liberais e comunitárias da educação. Para Condorcet, que estava ligado àquele movimento filosófico, a civilização constitui-se em uma ampla perspectiva cultural capaz de sobrepujar as diferenças mais profundas entre os povos e de impor um padrão homogêneo ao modo de ser das nações. Assim, civilizar é também formar a razão e a moral dos povos. Sujeita a perfectibilidade, a humanidade estaria condenada a manter-se progredindo ou a perder suas conquistas. Portanto, a civilização, embora seja a expressão maior do progresso do espírito humano, estaria sempre ameaçada pela barbárie. O progresso resultaria da necessidade de superação racional das tradições dos povos. A civilização seria um critério de avaliação.Downloads
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