Avaliações nacionais em larga escala: análises e propostas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02720032177Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Avaliação Em Larga Escala, Avaliação Sistêmica, SAEB, ENEM, ENCResumo
O presente texto examina problemas ligados às avaliações que abrangem um grande número de sujeitos, fazendo, inicialmente, uma discussão das várias maneiras de acesso ao ensino superior. A seguir, as avaliações sistêmicas, iniciadas na década de 90, merecem detalhadas considerações sobre questões relacionadas à análise dos dados e às metodologias estatísticas empregadas. A avaliação do SAEB - Sistema de Avaliação do Ensino Básico - é vista em toda a sua amplitude, inclusive no referente à validade conseqüencial. Para a avaliação do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio -, após ser examinada em relação à ausência da validade de construto, o presente trabalho oferece propostas alternativas para esse exame. Ao examinar o ENC - Exame Nacional de Cursos, o chamado “PROVÃO”, o presente texto detém-se na questão da validade de conteúdo e faz restrições ao uso da curva normal na apresentação dos resultados. Ao final, é examinado o significado da auto-avaliação e da avaliação externa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).