Avaliação e políticas de resultados: condicionantes da atuação do coordenador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624

Palavras-chave:

Avaliação do Rendimento Escolar , Política Educacional , Coordenador Pedagógico , Formação Docente

Resumo

Este artigo traz recortes de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi conhecer e analisar as práticas formativas empregadas por coordenadores pedagógicos das escolas públicas da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Os sujeitos participantes foram 402 coordenadores dos ensinos fundamental e médio e foram utilizados como procedimentos metodológicos os métodos mistos (survey, observação e entrevista narrativa), que permitiram combinar olhares quantitativos e qualitativos à pesquisa. Dentre outros aspectos, o estudo revelou que as demandas políticas para alcance de metas e resultados das avaliações exercem influência na atuação do coordenador pedagógico na escola e condicionam as ações de formação docente.

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Biografia do Autor

Jeanny Meiry Sombra Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Psicologia da Educação (PUC-SP), Mestre em Letras (Mackenzie), especialista em ensino de Língua Portuguesa (Unicamp) e em Designer Instrucional (Federal de Itajubá). Trabalhou como coordenadora de núcleo pedagógico SEE-SP e gestora de projetos de cursos a distância na Escola de Formação de Professores EFAP/SEE-SP. Atualmente é professora de pós-graduação, ministrando diferentes cursos na área de Educação. Desenvolve conteúdos para cursos EaD e atividades de monitoria e tutoria no Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores PUCSP. Tem dez anos de experiência no campo da formação docente, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de coordenadores, formação de gestores, estratégias de ensino, currículo, avaliação, competência leitora e escritora e formação de tutores e professores EaD.

 

Laurinda Ramalho Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo-SP, Brasil

Cursou Pedagogia e especialização em Orientação Educacional na USP; Mestrado e Doutorado em Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concluindo o doutorado em 1992. Atuou como professora, orientadora educacional, diretora e supervisora na Rede Pública Estadual e em órgãos centrais da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Atualmente é docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É lider do Grupo de Pesquisa Bases da Psicologia na Educação, no CNPq Em seu Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da Produção Cientifica são: Formação de Professores, Ensino-Aprendizagem, Psicologia da Educação, Ensino Fundamental, Ensino Público, Coordenação Pedagógica Educacional, Relações Interpessoais, Abordagem Centrada na Pessoa e Psicogenética Walloniana.

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

Sombra Silva, J. M., & Almeida, L. R. (2020). Avaliação e políticas de resultados: condicionantes da atuação do coordenador. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(78), 651–673. https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624

Edição

Seção

Artigos