PNE 2014-2024: Uma análise da Meta 6 para a construção do novo PNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10492

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Escolarização em Tempo Integral, Monitoramento, Avaliação

Resumo

O artigo analisou os resultados da Meta 6 do Plano Nacional de Educação, para refletir e propor formas de aperfeiçoar seus indicadores. Políticas de educação em tempo integral foram discutidas, considerando o enfoque das epistemologias da política educacional com perspectiva pluralista, posicionamento crítico-analítico e aspecto crítico-normativo. A análise indicou que os ciclos de monitoramento e avaliação da Meta 6 têm como foco as matrículas dos estudantes e os estabelecimentos escolares com jornada ampliada, sem que indicadores qualitativos sejam observados, aspecto que foi proposto como forma de construir espaços escolares qualitativamente mais receptivos a uma concepção de educação em tempo integral democrática.

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Biografia do Autor

Ligia Martha C. C. Coelho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Graduada em Letras e Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula. Mestra em Teoria Literária e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). 

Sabrina Moehlecke, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) (1997), mestrado em Educação pela USP (2000) e doutorado na área de Estado, Sociedade e Educação pela USP (2004), com bolsa sanduíche na Universidade de Harvard. Desde 2006 é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Bruno Adriano Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professor de Educação Física (UFRJ); Mestre em Educação (Unirio); Doutor em Educação (UFRJ). Professor da Unirio.

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Publicado

19-08-2024

Como Citar

Coelho, L. M. C. C., Moehlecke, S., & Silva, B. A. R. da. (2024). PNE 2014-2024: Uma análise da Meta 6 para a construção do novo PNE. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10492. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10492

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024