A Meta 19 do PNE e a complementação do Fundeb categoria Vaar

Autores

  • Maria Goreti Farias Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Josicler Ames Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre-RS, Brasil https://orcid.org/0009-0006-8868-943X

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10559

Palavras-chave:

Metas Educacionais, Plano Nacional de Educação, Financiamento da Educação Básica, Gestão Democrática da Escola

Resumo

O trabalho analisa a Meta 19 do Plano Nacional de Educação e a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, utilizando os dados dessa meta e da condicionalidade da complementação, relativa à gestão democrática, assinalando os efeitos dessa condicionalidade em municípios escolhidos, em 2023. Os resultados apontam conflitos na concepção de gestão democrática nas duas normas e dificuldades dos gestores para atender à gestão democrática ao preencher as informações no sistema, comprometendo o recebimento dessa complementação. Sublinhamos a necessidade de retomar e alinhar o princípio da gestão democrática em todas as normas da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Goreti Farias Machado , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professora na Faculdade de Educação da UFRGS, atuando em cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi secretária municipal de educação de Viamão, professora de redes municipais e estadual de ensino do RS. Tem experiência em políticas públicas para educação, especialmente no financiamento da educação básica.

Josicler Ames, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre-RS, Brasil

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de Políticas e Gestão de Processos Educacionais, onde pesquisa sobre gestão democrática. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2021). Atualmente é professora de anos iniciais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Supervisora Educacional da Prefeitura Municipal de Alvorada.

Referências

Aguiar, M. A. da S. (2010). Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: Questões para reflexão. Educação & Sociedade, 31(112), 707-727. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300004

Azevedo, J. M. L. de, & Oliveira, J. F. de. (2020). Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: Retrocessos e desafios. Retratos da Escola, 14(30), 622-638. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1240 DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1240

Barbosa, L. (2010). Igualdade e meritocracia: A ética do desempenho nas sociedades modernas. Editora FGV.

Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2023). Balanço do Plano Nacional de Educação – 2023. https://campanha.org.br/acervo/balanco-do-pne-plano-nacional-de-educacao-2023

Conferência Nacional de Educação (Conae). (2010). Conae 2010 – Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação. Conae. http://pne.mec.gov.br/images/pdf/CONAE2010_doc_final.pdf

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Decreto n. 9.759, de 11 de abril de 2019. (2019). Extingue e estabelece diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9759.htm

Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro de 1996. (1996). Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 18109.

Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. (2006). Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 5.

Emenda Constitucional n. 108, de 26 de agosto de 2020. (2020). Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 5.

Farenzena, N. (2022). Trajetória das diretrizes legais do financiamento da educação básica na Constituinte e nas emendas à Constituição Federal de 1988. Em Aberto, 35(113), 63-82. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5138/4124 DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5138

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). (2023). Redes de ensino inabilitadas à complementação VAAR/2023 pelo não cumprimento de condicionalidades de melhoria de gestão previstas no art. 14, § 1º, incisos I a V, da Lei n. 14.113/2020. FNDE. https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/2023-1/copy_of_RelatrioredesinabilitadascondicionalidadescomplementaoVAAR2023.pdf

Gomes, A. V. A. (2015). Gestão Democrática no Plano Nacional de Educação. In A. V. A. Gomes, & T. F. Britto, Plano Nacional de Educação: Construção e perspectivas (pp. 142-146). Câmara dos Deputados; Edições Câmara; Edições Técnicas. https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/21659

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2015). Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/plano-nacional-de-educacao/plano-nacional-de-educacao-pne-2014-2024-linha-de-base

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022a). Nota técnica n. 9/2022/CGIME/DIRED. Inep. https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/copy_of_pdf/pdf/nota_tecnica_0911875.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022b). Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2023). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo técnico. Inep.

Lei n. 2.265, de 29 de abril de 2004. (2004). Dispõe sobre a eleição direta para a função de diretor e vice-diretor nas escolas públicas da rede municipal e dá outras providências. Cachoeirinha, RS. https://www.cmcachoeirinha.rs.gov.br/documento/lei-2265-2004-2205

Lei n. 2.712, de 26 de outubro de 2009. (2009). Dispõe sobre as eleições de diretores para os estabelecimentos de ensino da rede pública municipal da educação básica de Dois Irmãos e dá outras providências. Dois Irmãos, RS. https://leismunicipais.com.br/a1/rs/d/dois-irmaos/lei-ordinaria/2009/272/2712/lei-ordinaria-n-2712-2009-dispoe-sobre-as-eleicoes-de-diretores-para-os-estabelecimentos-de-ensino-da-rede-publica-municipal-da-educacao-basica-de-dois-irmaos-e-da-outras-providencias?q=2712

Lei n. 5.119, de 6 de setembro de 2022. (2022). Dispõe sobre o processo eletivo dos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal da educação básica de Dois Irmãos, e dá outras providências. Dois Irmãos, RS. https://leismunicipais.com.br/a1/rs/d/dois-irmaos/lei-ordinaria/2022/512/5119/lei-ordinaria-n-5119-2022-dispoe-sobre-o-processo-eletivo-dos-estabelecimentos-de-ensino-da-rede-publica-municipal-da-educacao-basica-de-dois-irm¬aos-e-da-outras-providencias?q=5119

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. http://planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm

Lei n. 14.113, de 25 de dezembro de 2020. (2020). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, (246-C), 1. https://in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.113-de-25-de-dezembro-de-2020-296390151

Lei n. 14.644, de 2 de agosto de 2023. (2023). Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para prever a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14644.htm

Lima, L. C. (2018). Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, 34(68), 15-28. https://doi.org/10.1590/0104-4060.57479 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.57479

Machado, M. G. F., & Farenzena, N. (2016). Delineamentos normativos da política de financiamento da educação básica brasileira. In N. C. Batista, & M. R. L. Flores, Formação de gestores escolares para a educação básica: Avanços, retrocessos e desafios frente aos 20 anos de normatização da gestão democrática da LDBEN (pp. 173-190). Evangraf; Escola de Gestores da Educação Básica. https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2017/05/formacaodegestoresescolares.pdf

Medeiros, I. L. P. de, & Luce, M. B. (2006). Gestão democrática na e da educação: Concepções e vivências. In M. B. Luce, & I. L. P. de Medeiros (Orgs.), Gestão escolar democrática: Concepções e vivências (pp. 15-25). Editora da UFRGS.

Mendonça, E. F. (2001). Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, 22(75), 84-108. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007

Oliveira, M. M. de. (2008). Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes.

Peroni, V. M. V., & Flores, M. L. R. (2014). Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: Articulações e tensões. Educação, 37(2), 180-189. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16342 DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16342

Portaria Interministerial n. 2, de 19 de abril de 2023. (2023). Altera a Portaria Interministerial MEC/ME n. 7, de 29 de dezembro de 2022, que estabelece as estimativas, os valores, as aplicações e os cronogramas de desembolso das complementações da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, para o exercício de 2023, nas modalidades Valor Anual por Aluno – VAAF, Valor Anual Total por Aluno – VAAT e Valor Anual por Aluno decorrente da complementação VAAR – VAAR. Brasília, DF. https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/legislacao/2023/portaria-interministerial-no-2-de-19-de-abril-de-2023.pdf/view

Resolução n. 1, de 27 de julho de 2022. (2022). Aprova as metodologias de aferição das condicionalidades de melhoria de gestão para fins de distribuição da Complementação VAAR, às redes públicas de ensino, para vigência no exercício de 2023 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, (142), 82. https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-1-de-27-de-julho-de-2022-418326611

Resolução n. 5, de 11 de novembro de 2022. (2022). Aprova a metodologia de aferição da condicionalidade prevista no inciso III, § 1º, art. 14, da Lei n. 14.113/2020, para vigência no exercício de 2023. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, (215), 33.

Valle, I. R., & Ruschel, E. (2010). Política educacional brasileira e catarinense (1934-1996): Uma inspiração meritocrática. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, (3), 73-92. https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/1162

Publicado

29-05-2024

Como Citar

Machado , M. G. F., & Ames, J. (2024). A Meta 19 do PNE e a complementação do Fundeb categoria Vaar. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10559. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10559

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024