A Meta 19 do PNE e a complementação do Fundeb categoria Vaar

Autores

  • Maria Goreti Farias Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil
  • Josicler Ames Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre-RS, Brasil https://orcid.org/0009-0006-8868-943X

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10559

Palavras-chave:

Metas Educacionais, Plano Nacional de Educação, Financiamento da Educação Básica, Gestão Democrática da Escola

Resumo

O trabalho analisa a Meta 19 do Plano Nacional de Educação e a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, utilizando os dados dessa meta e da condicionalidade da complementação, relativa à gestão democrática, assinalando os efeitos dessa condicionalidade em municípios escolhidos, em 2023. Os resultados apontam conflitos na concepção de gestão democrática nas duas normas e dificuldades dos gestores para atender à gestão democrática ao preencher as informações no sistema, comprometendo o recebimento dessa complementação. Sublinhamos a necessidade de retomar e alinhar o princípio da gestão democrática em todas as normas da educação.

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Biografia do Autor

Maria Goreti Farias Machado , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Professora na Faculdade de Educação da UFRGS, atuando em cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi secretária municipal de educação de Viamão, professora de redes municipais e estadual de ensino do RS. Tem experiência em políticas públicas para educação, especialmente no financiamento da educação básica.

Josicler Ames, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Porto Alegre-RS, Brasil

Mestranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de Políticas e Gestão de Processos Educacionais, onde pesquisa sobre gestão democrática. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (2021). Atualmente é professora de anos iniciais da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Supervisora Educacional da Prefeitura Municipal de Alvorada.

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Publicado

29-05-2024

Como Citar

Machado , M. G. F., & Ames, J. (2024). A Meta 19 do PNE e a complementação do Fundeb categoria Vaar. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10559. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10559

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024

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