A Meta 19 do PNE e a complementação do Fundeb categoria Vaar
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10559Palavras-chave:
Metas Educacionais, Plano Nacional de Educação, Financiamento da Educação Básica, Gestão Democrática da EscolaResumo
O trabalho analisa a Meta 19 do Plano Nacional de Educação e a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema, utilizando os dados dessa meta e da condicionalidade da complementação, relativa à gestão democrática, assinalando os efeitos dessa condicionalidade em municípios escolhidos, em 2023. Os resultados apontam conflitos na concepção de gestão democrática nas duas normas e dificuldades dos gestores para atender à gestão democrática ao preencher as informações no sistema, comprometendo o recebimento dessa complementação. Sublinhamos a necessidade de retomar e alinhar o princípio da gestão democrática em todas as normas da educação.
Downloads
Referências
Aguiar, M. A. da S. (2010). Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: Questões para reflexão. Educação & Sociedade, 31(112), 707-727. https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300004 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300004
Azevedo, J. M. L. de, & Oliveira, J. F. de. (2020). Gestão, monitoramento e avaliação dos planos de educação: Retrocessos e desafios. Retratos da Escola, 14(30), 622-638. https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1240 DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v14i30.1240
Barbosa, L. (2010). Igualdade e meritocracia: A ética do desempenho nas sociedades modernas. Editora FGV.
Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2023). Balanço do Plano Nacional de Educação – 2023. https://campanha.org.br/acervo/balanco-do-pne-plano-nacional-de-educacao-2023
Conferência Nacional de Educação (Conae). (2010). Conae 2010 – Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: O Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias de ação. Conae. http://pne.mec.gov.br/images/pdf/CONAE2010_doc_final.pdf
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
Decreto n. 9.759, de 11 de abril de 2019. (2019). Extingue e estabelece diretrizes, regras e limitações para colegiados da administração pública federal. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9759.htm
Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro de 1996. (1996). Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 18109.
Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. (2006). Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 5.
Emenda Constitucional n. 108, de 26 de agosto de 2020. (2020). Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, 5.
Farenzena, N. (2022). Trajetória das diretrizes legais do financiamento da educação básica na Constituinte e nas emendas à Constituição Federal de 1988. Em Aberto, 35(113), 63-82. http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5138/4124 DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5138
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). (2023). Redes de ensino inabilitadas à complementação VAAR/2023 pelo não cumprimento de condicionalidades de melhoria de gestão previstas no art. 14, § 1º, incisos I a V, da Lei n. 14.113/2020. FNDE. https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/2023-1/copy_of_RelatrioredesinabilitadascondicionalidadescomplementaoVAAR2023.pdf
Gomes, A. V. A. (2015). Gestão Democrática no Plano Nacional de Educação. In A. V. A. Gomes, & T. F. Britto, Plano Nacional de Educação: Construção e perspectivas (pp. 142-146). Câmara dos Deputados; Edições Câmara; Edições Técnicas. https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/21659
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2015). Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Inep. https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/plano-nacional-de-educacao/plano-nacional-de-educacao-pne-2014-2024-linha-de-base
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022a). Nota técnica n. 9/2022/CGIME/DIRED. Inep. https://www.gov.br/mec/pt-br/media/acesso_informacacao/copy_of_pdf/pdf/nota_tecnica_0911875.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022b). Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Inep. https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/plano_nacional_de_educacao/relatorio_do_quarto_ciclo_de_monitoramento_das_metas_do_plano_nacional_de_educacao.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2023). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo técnico. Inep.
Lei n. 2.265, de 29 de abril de 2004. (2004). Dispõe sobre a eleição direta para a função de diretor e vice-diretor nas escolas públicas da rede municipal e dá outras providências. Cachoeirinha, RS. https://www.cmcachoeirinha.rs.gov.br/documento/lei-2265-2004-2205
Lei n. 2.712, de 26 de outubro de 2009. (2009). Dispõe sobre as eleições de diretores para os estabelecimentos de ensino da rede pública municipal da educação básica de Dois Irmãos e dá outras providências. Dois Irmãos, RS. https://leismunicipais.com.br/a1/rs/d/dois-irmaos/lei-ordinaria/2009/272/2712/lei-ordinaria-n-2712-2009-dispoe-sobre-as-eleicoes-de-diretores-para-os-estabelecimentos-de-ensino-da-rede-publica-municipal-da-educacao-basica-de-dois-irmaos-e-da-outras-providencias?q=2712
Lei n. 5.119, de 6 de setembro de 2022. (2022). Dispõe sobre o processo eletivo dos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal da educação básica de Dois Irmãos, e dá outras providências. Dois Irmãos, RS. https://leismunicipais.com.br/a1/rs/d/dois-irmaos/lei-ordinaria/2022/512/5119/lei-ordinaria-n-5119-2022-dispoe-sobre-o-processo-eletivo-dos-estabelecimentos-de-ensino-da-rede-publica-municipal-da-educacao-basica-de-dois-irm¬aos-e-da-outras-providencias?q=5119
Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. http://planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm
Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm
Lei n. 14.113, de 25 de dezembro de 2020. (2020). Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, (246-C), 1. https://in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.113-de-25-de-dezembro-de-2020-296390151
Lei n. 14.644, de 2 de agosto de 2023. (2023). Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para prever a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14644.htm
Lima, L. C. (2018). Por que é tão difícil democratizar a gestão da escola pública? Educar em Revista, 34(68), 15-28. https://doi.org/10.1590/0104-4060.57479 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.57479
Machado, M. G. F., & Farenzena, N. (2016). Delineamentos normativos da política de financiamento da educação básica brasileira. In N. C. Batista, & M. R. L. Flores, Formação de gestores escolares para a educação básica: Avanços, retrocessos e desafios frente aos 20 anos de normatização da gestão democrática da LDBEN (pp. 173-190). Evangraf; Escola de Gestores da Educação Básica. https://www.ufrgs.br/einaroda/wp-content/uploads/2017/05/formacaodegestoresescolares.pdf
Medeiros, I. L. P. de, & Luce, M. B. (2006). Gestão democrática na e da educação: Concepções e vivências. In M. B. Luce, & I. L. P. de Medeiros (Orgs.), Gestão escolar democrática: Concepções e vivências (pp. 15-25). Editora da UFRGS.
Mendonça, E. F. (2001). Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educação & Sociedade, 22(75), 84-108. https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007 DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000200007
Oliveira, M. M. de. (2008). Como fazer pesquisa qualitativa. Vozes.
Peroni, V. M. V., & Flores, M. L. R. (2014). Sistema nacional, plano nacional e gestão democrática da educação no Brasil: Articulações e tensões. Educação, 37(2), 180-189. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16342 DOI: https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16342
Portaria Interministerial n. 2, de 19 de abril de 2023. (2023). Altera a Portaria Interministerial MEC/ME n. 7, de 29 de dezembro de 2022, que estabelece as estimativas, os valores, as aplicações e os cronogramas de desembolso das complementações da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, para o exercício de 2023, nas modalidades Valor Anual por Aluno – VAAF, Valor Anual Total por Aluno – VAAT e Valor Anual por Aluno decorrente da complementação VAAR – VAAR. Brasília, DF. https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/financiamento/fundeb/legislacao/2023/portaria-interministerial-no-2-de-19-de-abril-de-2023.pdf/view
Resolução n. 1, de 27 de julho de 2022. (2022). Aprova as metodologias de aferição das condicionalidades de melhoria de gestão para fins de distribuição da Complementação VAAR, às redes públicas de ensino, para vigência no exercício de 2023 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, (142), 82. https://www.in.gov.br/web/dou/-/resolucao-n-1-de-27-de-julho-de-2022-418326611
Resolução n. 5, de 11 de novembro de 2022. (2022). Aprova a metodologia de aferição da condicionalidade prevista no inciso III, § 1º, art. 14, da Lei n. 14.113/2020, para vigência no exercício de 2023. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, (215), 33.
Valle, I. R., & Ruschel, E. (2010). Política educacional brasileira e catarinense (1934-1996): Uma inspiração meritocrática. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, (3), 73-92. https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/reid/article/view/1162
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).