O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas

Autores

  • Telma Pileggi Vinha Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Alessandra de Morais Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil
  • Luciene Regina Paulino Tognetta Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil
  • Roberta Gurgel Azzi Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Ana Maria Falcão de Aragão Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas São Paulo, Brasil
  • Carolina de Aragão Escher Marques Colégio Bandeirantes, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Lívia Maria Ferreira da Silva Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Adriano Moro Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9625-3923
  • Flávia Maria de Campos Vivaldi Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Adriana de Melo Ramos Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Mariana Tavares Almeida Oliveira Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil
  • Thais Cristina Leite Bozza Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747

Palavras-chave:

Clima Escolar, Convivência Ética, Instrumentos de Mensuração, Intervenção Pedagógica

Resumo

 

Os problemas de convivência, muitas vezes traduzidos como indisciplina ou violência, aparecem como uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas escolas. Considerando que há uma correspondência entre a qualidade do clima escolar e das relações interpessoais, esta pesquisa teve como objetivos a construção e testagem de instrumentos para avaliar o clima escolar em alunos, docentes e gestores, assim como elaborar e desenvolver em duas escolas públicas de ensino fundamental II um projeto de intervenção objetivando a melhoria da convivência. Após o diagnóstico do clima dessas escolas, desenvolveu-se uma intervenção constituída por: inserção de uma disciplina semanal na grade horária dos alunos; implantação de procedimentos para mediação de conflitos; propostas de protagonismo juvenil; e formação continuada dos profissionais da escola. Este estudo apresenta subsídios teóricos e práticos que favorecem a melhoria da qualidade do clima escolar e possibilita às escolas planejarem a convivência.

 

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Biografia do Autor

Telma Pileggi Vinha, Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Professora do Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas(Unicamp)

Alessandra de Morais, Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, São Paulo, Brasil

Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Luciene Regina Paulino Tognetta, Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp)

Roberta Gurgel Azzi, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Ana Maria Falcão de Aragão, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas São Paulo, Brasil

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Carolina de Aragão Escher Marques, Colégio Bandeirantes, São Paulo, São Paulo, Brasil

Orientadora Educacional do Colégio Bandeirantes, São Paulo, São Paulo, Brasil

Lívia Maria Ferreira da Silva, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Adriano Moro, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP e Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP

Flávia Maria de Campos Vivaldi, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Adriana de Melo Ramos, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mariana Tavares Almeida Oliveira, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, São Paulo, Brasil

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

 

Thais Cristina Leite Bozza, Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

 

 

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Publicado

20-05-2016

Como Citar

Vinha, T. P., Morais, A. de, Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Aragão, A. M. F. de, Marques, C. de A. E., Silva, L. M. F. da, Moro, A., Vivaldi, F. M. de C., Ramos, A. de M., Oliveira, M. T. A., & Bozza, T. C. L. (2016). O clima escolar e a convivência respeitosa nas instituições educativas. Estudos Em Avaliação Educacional, 27(64), 96–127. https://doi.org/10.18222/eae.v27i64.3747

Edição

Seção

Artigos