Meta-avaliação de aspectos emancipatórios: Uma proposta teórico-metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10631

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Autoavaliação, Meta-Avaliação, Emancipação

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar proposta de instrumento meta-avaliativo de aspectos emancipatórios em autoavaliações institucionais, no âmbito do Sistema Nacio-nal de Avaliação da Educação Superior. Foram elaborados 14 parâmetros, sendo 11 de mérito (dialogicidade, participação, pluralidade, negociação, globalidade, formatividade, comparabilidade, legitimidade, identidade e missão, compromisso, publicidade) e 3 de valor (autoconhecimento, potencialidade crítico-transformadora e aplicabilidade ou relevância). Consideramos que o arcabouço analítico-metodológico formulado pode ser muito útil para o aperfeiçoamento da prática autoavaliativa e para a formação de cultura avaliativa emancipatória.

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Biografia do Autor

Ivan dos Santos Oliveira, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Teresina-PI, Brasil

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Mestre em Educação pela Unisinos/RS. Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos-SP, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Mestre (1992) e graduado (1986) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor associado da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

21-05-2024

Como Citar

Oliveira, I. dos S., & Rothen, J. C. (2024). Meta-avaliação de aspectos emancipatórios: Uma proposta teórico-metodológica. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10631. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10631

Edição

Seção

Artigos