Uma análise das questões de Matemática da Prova Paraná 2023
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.11027Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Avaliação Externa dos Alunos, Análise de QuestõesResumo
Neste artigo, tem-se por objetivo analisar as questões presentes nas três edições da Prova Paraná aplicadas no ano letivo de 2023. Para tanto, foram inventariadas as provas cujos arquivos estavam disponíveis eletronicamente, com exceção da prova da 2ª edição do 8º ano, e categorizaram-se as questões de acordo com seu nível de demanda cognitiva (reprodução, conexão ou reflexão), seu tipo de contexto (real, realista, puramente matemático ou fantasioso) e sua ordem do contexto (bare problem, ordem zero, primeira ordem, segunda ordem ou terceira ordem). Observaram-se uma predominância de questões de baixa demanda cognitiva, falta de questões de reflexão, limitações nos tipos de contexto, predomínio de questões de primeira ordem e falhas na abordagem da prova como diagnóstico.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (3ª ed., L. A. Keta, Trad.). Edições 70. (Obra original publicada em 1984).
Costa, W. J. S. da. (2022). Ressignificando a gestão escolar democrática: Um novo olhar da Prova Paraná na escola pública [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Fronteira Sul]. Repositório Digital UFFS. https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/5337/1/COSTA.pdf
De Lange, J. (1995). Assessment: No change without problems. In T. A. Romberg, & L. R. Christov, Reform in school mathematics and authentic assessment (4st ed., pp. 87-172). Suny Press.
De Lange, J. (1999). Framework for classroom assessment. Freudenthal Institute.
Díaz, V., & Poblete, A. (2005). Competencias en matemáticas y tipos de problemas. In Anais do 5. Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (pp. 630-647). Associação de Professores de Matemática.
Fernandes, D. (2019). Avaliações externas e aprendizagens dos alunos: Uma reflexão crítica. Linhas Críticas, 25, 74-90. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.24579
Ferreira, P. E. A. (2013). Enunciados de tarefas de matemática: Um estudo sob a perspectiva da Educação Matemática Realística [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Londrina]. Repositório Institucional da UEL. http://www.uel.br/grupo-estudo/gepema/Teses/2013_Ferreira_tese.pdf
Freudenthal, H. (1981). Major problems in mathematics education. Educational Studies in Mathematics, 12(2), 133-150.
Gravemeijer, K., & Cobb, P. (2006). Design research from a learning design perspective. In J. Van Den Akker, K. Gravemeijer, S. McKenney, & N. Nieveen, Educational design research (1st ed., pp. 45-85). Routledge.
Gravemeijer, K., & Terwel, J. (2000). Hans Freudenthal: A mathematician on didactics and curriculum theory. Journal of Curriculum Studies, 32(6), 777-796. https://doi.org/10.1080/00220270050167170
Prova Paraná contribui para definir melhorias da aprendizagem. (2019, 18 de abril). Agência Nacional de Notícias [site do Governo do Paraná]. Recuperado em nov. 2024 de https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Prova-Parana-contribui-para-definir-melhorias-da-aprendizagem
Savaris, S. B. (2022). Os impactos da prova Paraná em escolas das redes municipal e estadual de educação básica [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Sistema de Bibliotecas da Unioeste. https://tede.unioeste.br/handle/tede/6259
Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). (2022). Estudo e planejamento 2º semestre 2022. Seed-PR. https://professor.escoladigital.pr.gov.br/sites/professores/arquivos_restritos/files/documento/2022-07/estudo_planejamento_2semestre2022_dep_oficina2_tarde_dia1.pdf
Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). (2023a). Aulas Paraná. Secretaria da Educação. https://drive.google.com/drive/folders/10zvhQwjWCXGsV6bF8F8Zj0OTxdgPTUSj
Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). (2023b). Prova Paraná. Secretaria da Educação. https://www.educacao.pr.gov.br/prova_parana
Van den Heuvel-Panhuizen, M. (1994). Improvement of (didactical) assessment by improvement of problems: An attempt with respect to percentage. Educational Studies in Mathematics, 27(4), 341-372.
Van den Heuvel-Panhuizen, M. (2005). The role of contexts in assessment problems in mathematics. For the Learning of Mathematics, 25(2), 2-9.
Van den Heuvel-Panhuizen, M., & Becker, J. (2003). Towards a didactic model for assessment design in mathematics education. In A. J. Bishop, M. A. Clements, C. Keitel, J. Kilpatrick, & F. K. S. Leung, Second international handbook of mathematics education (pp. 689-716). Kluwer Academic Publishers.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).