Uma análise das questões de Matemática da Prova Paraná 2023

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.11027

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Avaliação Externa dos Alunos, Análise de Questões

Resumo

Neste artigo, tem-se por objetivo analisar as questões presentes nas três edições da Prova Paraná aplicadas no ano letivo de 2023. Para tanto, foram inventariadas as provas cujos arquivos estavam disponíveis eletronicamente, com exceção da prova da 2ª edição do 8º ano, e categorizaram-se as questões de acordo com seu nível de demanda cognitiva (reprodução, conexão ou reflexão), seu tipo de contexto (real, realista, puramente matemático ou fantasioso) e sua ordem do contexto (bare problem, ordem zero, primeira ordem, segunda ordem ou terceira ordem). Observaram-se uma predominância de questões de baixa demanda cognitiva, falta de questões de reflexão, limitações nos tipos de contexto, predomínio de questões de primeira ordem e falhas na abordagem da prova como diagnóstico.

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Biografia do Autor

Gabriel dos Santos e Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Licenciado em Matemática pela UEL. Docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM). Vice-coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (Gepema).

Fernanda Boa Sorte Rocha, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEL e doutoranda pelo mesmo programa. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (Gepema).

Francielle Silva Gardin, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina-PR, Brasil

Graduada em Licenciatura em Matemática (2019), mestra em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2021) e doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação (Gepema).

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Publicado

11-11-2024

Como Citar

Silva, G. dos S. e, Rocha, F. B. S., & Gardin, F. S. (2024). Uma análise das questões de Matemática da Prova Paraná 2023. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e11027. https://doi.org/10.18222/eae.v35.11027

Edição

Seção

Avaliação em Larga Escala na América Latina