Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: validade de critério

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6794

Palavras-chave:

Aluno com Altas Habilidades/Superdotação, Validade Estatística, Construção de Teste, Avaliação Psicológica.

Resumo

O estudo buscou investigar as evidências de validade de critério de um instrumento intitulado Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). A escala, respondida pelo professor, avalia o desenvolvimento do estudante em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. A amostra foi composta por 568 participantes: 213 do grupo-controle e 355 do grupo-critério. Os resultados da análise de variância fatorial e do teste t de Student indicaram diferenças de médias significativas entre os grupos, confirmando o tipo de evidência de validade investigada. A regressão logística também foi conduzida visando identificar o quanto a pontuação em cada área específica da escala conseguiria prever a área de identificação do indivíduo com AH/S.

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Biografia do Autor

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas-SP, Brasil

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas.

Ricardo Primi, Universidade São Francisco (USF), Campinas-SP, Brasil

Professor associado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Nakano, T. de C., & Primi, R. (2020). Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: validade de critério. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 472–495. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6794

Edição

Seção

Artigos