Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: validade de critério
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6794Palavras-chave:
Aluno com Altas Habilidades/Superdotação, Validade Estatística, Construção de Teste, Avaliação Psicológica.Resumo
O estudo buscou investigar as evidências de validade de critério de um instrumento intitulado Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). A escala, respondida pelo professor, avalia o desenvolvimento do estudante em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. A amostra foi composta por 568 participantes: 213 do grupo-controle e 355 do grupo-critério. Os resultados da análise de variância fatorial e do teste t de Student indicaram diferenças de médias significativas entre os grupos, confirmando o tipo de evidência de validade investigada. A regressão logística também foi conduzida visando identificar o quanto a pontuação em cada área específica da escala conseguiria prever a área de identificação do indivíduo com AH/S.
Downloads
Referências
ALEGRÍA, I.; LAY, S.; CALDERÓN, C. C.; CÁRDENAS, M. El proceso de construcción y validación de la Escala de Identificacion de Talento Academico Edita. Estudos Pedagógicos, Valdivia, v. 36, n. 2, p. 25-39, 2010.
ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S.; CARNEIRO, L. B. Gifted education in Brazil: historical background, current practices and research trends. In: WALLACE, B.; SISK, D. A.; SENIOR, J. (ed.). The SAGE handbook of gifted and talented education. London: Sage Publications, 2018. p. 432-445.
AL-HROUB, A.; KHOURY, S. Definitions and conceptions of giftedness around the world. In: KHOURY, S.; AL-HROUB, A. (ed.). Gifted education in Lebanese schools: integrating theory, research and practice. Cham, Switzerland: Springer, 2018. p. 9-38.
ALMEIDA, L. S.; ARAÚJO, A. M.; SAINZ-GÓMEZ, M.; PRIETO, M. D. Challenges in the identification of giftedness: issues related to psychological assessment. Anales de Psicología, Murcia, v. 32, n. 3, p. 621-627, 2016.
ALMEIDA, L. S.; FLEITH, D. S.; OLIVEIRA, E. P. Sobredotação: respostas educativas. Minho: Associação para o desenvolvimento e investigação em Psicologia da Educação, 2013.
ALMEIDA, L. S.; LOBO, C. C.; ALMEIDA, A. I. S.; ROCHA, R. S.; PISKE, F. H. R. Processos cognitivos e de aprendizagem em crianças sobredotadas: atenção dos pais e professores. In: PISKE, F. H. R.; VESTENA, C. L. B.; STOLTZ, T.; MACHADO, M. J. M.; BARBY, A. A. O. M.; BAHIA, S.; FREITAS, S. P. (ed.). Processos afetivos e cognitivos de superdotados e talentosos. Curitiba: Editora Prismas, 2017. p. 17-42.
ALMEIDA, L. S.; OLIVEIRA, E.; MELO, A. Alunos sobredotados: contributos para a sua identificação e apoio. Braga: Aneis, 2000.
ALMEIDA, M. A.; CAPELLINI, V. L. M. F. Alunos talentosos: possíveis superdotados não notados. Educação, Porto Alegre, v. 55, n. 1, p. 45-64, jan./abr. 2005.
BRACKEN, B. A.; BROWN, E. F. Behavioral identification and assessment of gifted and talented students. Journal of Psychoeducational Assessment, v. 24, n. 2, p. 112-122, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 22 fev. 2019.
BRASIL. Políticas públicas para alta habilidade/superdotação. Brasília, DF, 2010. Disponível em: www.senado.gov.br/web/comissoes/CE/AP/AP20080626_superdotados_Cl%C3%A1udiaGriboski.pdf. Acesso em: 22 fev. 2010.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. Censo Escolar: Educaçãção Especial. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 13 mar. 2019.
CLEVELAND, L. M. Examining the relationship between Gifted Behavior Rating Scores and student academic performance. 2017. Thesis (Doctorate of Education) – College of Education, Concordia University, Portland, 2017. Disponível em: https://digitalcommons.csp.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1067&context=cup_commons_grad_edd. Acesso em: 19 abr. 2019.
DELOU, C. M. C. O atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotaçãção no ensino superior: possibilidades e desafios. In: MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. (org.). Altas habilidades/superdotaçãção, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 129-142.
FARIAS, E. S.; WECHSLER, S. M. Desafios na identificação de alunos intelectualmente dotados. In: VIRGOLIM, A. M. R. (org.). Altas habilidades/superdotação, inteligência e criatividade: uma visão multidisciplinar. Campinas, SP: Papirus, 2014. p. 335-350.
FREITAS, M. F. R. L.; SCHELINI, P. W. Escala de identificação de dotação e talento: construção de instrumento e validade de conteúdo. Interação em Psicologia, Curitiba, v. 2, n. 2, p. 114-122, 2018.
FREITAS, M. F. R. L.; SCHELINI, P. W.; PÉREZ, R. Escala de identificação de dotação e talento: estrutura e consistência internas. Psico-USF, Campinas, SP, v. 22, n. 3, p. 473-484, 2017.
GILLIAM, J. E.; CARPENTER, B. O.; CHRISTENSEN, J. R. Gifted and talented evaluation scales. Waco, TX: Prufrock, 1996.
GONÇALVES, S. R. V. O curso de pedagogia no Brasil: da formação específica para a formação generalista. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 10, n. 2, p. 244-258, maio/ago. 2017.
GUENTHER, Z. C. Quem são os alunos dotados? Reconhecer dotação e talento na escola. In: MOREIRA, L. C. (org.). Altas habilidades/superdotação: talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 63-84.
GUIMARÃES, T. G. Avaliação psicológica de alunos com altas habilidades. In: FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. (org.). Desenvolvimento de talentos e altas habilidades: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 79-86.
HERTZOG, N. B.; MUN, R. U.; DURUZ, B.; HOLLIDAY, A. A. Identification of strengths and talents in young children. In: PFEIFFER, S. I. (ed.). APA handbook of giftedness and talent. Washington: American Psychological Association, 2018. p. 301-316.
IRBY, B.; LARA-ALECIO, R. Attributes of Hispanic gifted bilingual students as perceived by bilingual educators in Texas. SABE Journal, v. 11, p. 120-143, 1996.
JAROSEWICH, T.; PFEIFFER, S. I.; MORRIS, J. Identifying gifted students using teacher rating scales: a review of existing instruments. Journal of Psychoeducational Assessment, v. 20, p. 322-336, 2002.
JOHNSON, E.; SEMMELROTH, C. L. Special education teacher evaluation: why it matters, what makes it challenging, and how to address these challenges. Assessment for Effective Intervention, v. 39, n. 2, p. 71-82, mar. 2014.
KAUFMAN, J. M.; ANASTASIOU, D.; MAAG, J. W. Special education on the crossroad: an identity crisis and the need for a scientific reconstruction. Exceptionality, v. 25, n. 2, p. 139-155, 2017.
KAUFMAN, S. B.; STERNBERG, R. J. Conceptions of giftedness. In: PFEIFFER, S. (ed.). Handbook of giftedness in children: psycho-educational theory, research and best practices. New York: Springer, 2008. p. 71-91.
LI, H.; LEE, D.; PFEIFFER, S.; KAMATA, A.; ROSADO, J. Measurement invariance for the Gifted Rating Scales-School Form across five cultural groups. School Psychology Quaterly, v. 24, n. 3, p. 186-198, 2009.
LÓPEZ-RATÓN, M.; RODRÍGUEZ-ÁLVAREZ, M. X. OptimalCutpoints: computing optimal cutpoints in diagnostic tests (Version 1.1-4). 2019. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=OptimalCutpoints. Acesso em: 26 fev. 2020.
LÓPEZ-RATÓN, M.; RODRÍGUEZ-ÁLVAREZ, M. X.; CADARSO-SUÁREZ, C.; GUDE-SAMPEDRO, F. OptimalCutpoints: An R package for selecting optimal cutpoints in diagnostic tests. Journal of Statistical Software, v. 61, n. 1, p. 1-36, 2014.
MAIA-PINTO, R. R.; FLEITH, D. S. Percepção de professores sobre alunos superdotados. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 19, n. 1, p. 78-90, 2002.
MCCALLUM, R. S.; BRACKEN, B. A. The universal multiple abilities scales examiner’s manual. Austin, TX: PRO-ED, 2012.
MCCARNEY, S. B.; ANDERSON, P. D. Gifted evaluation scale. Columbia, MO: Hawthorne Educational Services, 1998.
MENDONÇA, L. D.; RODRIGUES, O. M. P. R.; CAPELLINI, V. L. M. F. Identificação de alunos com sinais de altas habilidades ou superdotação. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/285589860_IDENTIFICACAO_DE_ALUNOS_COM_SINAIS_DE_ALTAS_HABILIDADES_OU_SUPERDOTACAO. Acesso em: ago. 2020.
MIRANDA, L. M.; ARAÚJO, A. M.; ALMEIDA, L. S. Identification of gifted students by teachers: reliability and validity of the cognitive abilities and learning scale. Revista de Investigación y Divulgación em Psicologia y Logopedia, v. 3, n. 2, p. 14-18, 2013.
NAKANO, T. C.; CAMPOS, C. R. Avaliação psicológica das altas habilidades/superdotação: problemas e desafios. In: CAMPOS, C. R.; NAKANO, T. C. (org.). Avaliação Psicológica direcionada a populações específicas. São Paulo: Vetor, 2019. 2 v. p. 99-128.
NAKANO, T. C.; CAMPOS, C. R.; SANTOS, M. V. Escala de avaliação das altas habilidades/superdotação – versão professor: validade de conteúdo. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, PR, v. 7, n. 1, p. 103-123, 2016.
NAKANO, T. C.; GOZZOLI, M. Z.; ALVES, R. J. R.; CAMPOS, C. R. Investigación de la eficácia de uma escala de evaluación de altas habilidades – versión professor. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 15, n. 29, p. 83-94, 2016.
NAKANO, T. C.; MILIANI, A. F. M.; CAPOROSSI, D. C.; GOZZOLI, M. Z. Evidências de validade do subteste de criatividade verbal da bateria de avaliação das altas habilidades/superdotação. Revista Iberoamericana de Criatividade e Inovação, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 13-25, 2020.
NAKANO, T. C.; OLIVEIRA, K. S. Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação: estrutura fatorial. Avaliação Psicológica, Campinas, SP, v. 18, n. 4, p. 448-456, 2019.
OLIVEIRA, A. R. A.; AMORIM, R. M.; PIZZI, L. C. V. Disciplina profissão docente em um curso de Pedagogia: trajetórias, experiências e inovações na formação docente. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, SP, v. 12, n. 1, p. 263-278, 2018.
OZCAN, D.; KAYA, F. What does giftedness mean according to teachers? International Journal of Learning and Teaching, v. 8, n. 2, p. 150-155, 2016.
PEDRO, K. M.; OGEDA, C. M. M.; MORAES, L. A. P.; CHACON, M. C. M. Altas habilidades ou superdotação: levantamento dos artigos indexados no SciELO. Interfaces da Educação, v. 7, n. 19, p. 275-295, 2016.
PÉREZ, S. G. P. B. E que nome daremos à criança? In: MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. (org.). Altas habilidades/superdotaçãção, talento, dotação e educação. Curitiba: Juruá, 2012. p. 45-62.
PFEIFFER, S. I. Identifying gifted and talented students: recurring issues and promising solutions. Journal of Applied School Psychology, v. 1, p. 31-50, 2002.
PFEIFFER, S. I.; BLEI, S. Gifted identification beyond the IQ test: rating scales and other assessment procedures. In: PFEIFFER, S. I. (org.). Handbook of giftedness in children: psycho-educational theory, research and best practices. New York: Springer, 2008. p. 177-198.
PFEIFFER, S. I.; JAROSEWICH, T. Gifted Rating Scales: manual. San Antonio, TX: Pearson, 2003.
PFEIFFER, S. I.; PETSCHER, Y. Identifying young gifted children using the Gifted Rating Scales-Preschool: Kindergarten Form. Gifted Child Quartely, v. 52, n. 1, p. 19-29, 2008.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing [Computer software], 2018. Disponível em: https://cran.r-project.org/. Acesso em: 20 jan. 2020.
RENZULLI, J. S. La educación del sobredotado y el desarrollo del talento para todos. Revista de Psicologia (Lima), v. 26, n. 1, p. 25-44, 2008.
RENZULLI, J. S.; SMITH, L. H.; WHITE, A. J.; CALLAHAN, C. M.; HARTMAN, R. K.; WESTBERG, K. L. Scales for rating the behavior characteristics of superior students. Revised edition. Manseld Center, CT: Creative Learning Press, 2002.
ROBINSON, A.; CLINKENBEARD, P. R. History of giftedness: perspectives from the past presage modern scholarship. In: PFEIFFER, S. I. (org.). Handbook of giftedness in children: psycho-educational theory, research and best practices. New York: Springer, 2008. p. 13-31.
RYSER, G. R.; MCCONNELL, K. Scales for identifying gifted students. Waco, TX: Prufrock Press, 2004.
SAHIN, F. The scale for rating the behavioral characteristics of gifted and talented students: study of factor structure, reliability and validity. Journal of Educational Sciences, v. 38, p. 119-132, 2013.
SELKER, R.; LOVE, J.; DROPMANN, D. jmv: the “jamovi” analyses (Version 0.9.6.1), 2019. Disponível em: https://CRAN.R-project.org/package=jmv. Acesso em: 20 jan. 2020.
SILVERMAN, L. K. Assessment of giftedness. In: PFEIFFER, S. I. (ed.). Handbook of giftedness in children: psychoeducational theory, research, and best practices. Cham, Switzerland: Springer, 2018. p. 183-208.
SUÁREZ, J. T.; WECHSLER, S. M. Escala de identificação de talentos pelo professor, ITP: evidências de validade e precisão. Revista de Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 32, p. 1-21, 2019.
THE JAMOVI PROJECT. jamovi. (Version 0.9) [Computer Software]. 2019. Disponível em: https://www.jamovi.org. Acesso em: 20 jan. 2020.
VEIGA, E. C.; GRANDE, D.; GROCHOSKI, S. As relações entre o aluno com altas habilidades/superdotação e o professor do ensino comum. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 31, n. 72, p. 23-34, jan./mar. 2013.
VIRGOLIM, A. M. R.; KONKIEWITZ, E. C. Altas habilidades/superdotaçãção, inteligência e criatividade. Campinas: Papirus, 2014.
WILLIAMS, L. Supporting the development of academic talent: the perspectives of students, parents and teachers. In: BALLAM, N.; MOLTZEN, R. (ed.). Giftedness and talent: Australian perspectives. Singapore: Springer, 2017. p. 277-304.
ZAIA, P.; NAKANO, T. C. Escala de Identificação das Altas Habilidades/Superdotação: evidências de validade de critério. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica, Lisboa, v. 55, p. 31-41, abr./jun. 2020.
ZAIA, P.; NAKANO, T. C.; PEIXOTO, E. M. Escala de Identificação de Características de Altas Habilidades/Superdotação: análise da estrutura interna. Estudos de Psicologia, Campinas, SP, v. 35, n. 1, p. 39-51, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).