Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola

Autores

  • Francisco Caloia Alfredo
  • Jussara Cristina Barboza Tortella

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245520132726

Palavras-chave:

Formação de Professores, Avaliação Formativa, Angola

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que visou a compreender a operacionalização da avaliação formativa na política de avaliação da aprendizagem para a formação de professores em Angola. Coletaram-se os dados por meio de questionários a professores e alunos, entrevistas semipadronizadas a professores e observação de aulas, analisados em categorias de conteúdo e em tabelas, discutidos sob a abordagem quanti-quali. Revela-se que turmas numerosas e a falta de condições de trabalho dificultam a prática avaliativa dos professores; os participantes são desfavoráveis à política de avaliação por atribuir maior peso (60%) à prova de escola e menor peso (40%) às classificações atribuídas pelo professor; além do modelo de avaliação ser fortemente classificatório, os participantes se mostram favoráveis à avaliação formativa sempre classificatória.

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Publicado

31-08-2013

Como Citar

Alfredo, F. C., & Tortella, J. C. B. (2013). Avaliação da aprendizagem: concepções e prática na formação de professores em Angola. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(55), 246–271. https://doi.org/10.18222/eae245520132726

Edição

Seção

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