Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números?

Autores

  • Adriana Bauer Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil http://orcid.org/0000-0002-5942-9181
  • Claudia Oliveira Pimenta Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.
  • João Luiz Horta Neto Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Sandra Zákia Lian Sousa Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266203207

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Gestão Educacional, Survey, Política de Avaliação dos Municípios.

Resumo

O artigo, que se organiza em quatro seções, apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivos mapear e caracterizar iniciativas relacionadas às avaliações em larga escala em desenvolvimento nos municípios brasileiros. Inicialmente, expõe-se uma síntese de estudos já  produzidos  sobre  a  temática  e,  em  seguida,  são  explicitados os procedimentos metodológicos do estudo. Na terceira seção, discutem-se resultados obtidos na fase preliminar do survey, que abarcam manifestações obtidas de 4.309 municípios. Por fim, são apontadas conclusões acerca de concepções presentes nas avaliações propostas pelos municípios e dos usos dos resultados que as gestões desses  entes  federados  fazem  das  diversas  avaliações  existentes, que evidenciam a consolidação da avaliação em larga escala como instrumento de gestão educacional nas municipalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Bauer, Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Claudia Oliveira Pimenta, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), São Paulo, São Paulo, Brasil.

João Luiz Horta Neto, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Sandra Zákia Lian Sousa, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Professora da FE/USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Referências

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, Cristiane; BRAVO, Maria Helena. Avaliações externas e qualidade na educação básica: articulações e tendências. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 12-31, jan./abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.18222/eae245420131900

ASSUNÇÃO, Mariza. F. O mito da virtuosidade da avaliação: trabalho docente e avaliações externas na educação básica. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

BAUER, Adriana. Estudos sobre Sistemas de Avaliação Educacional. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 5, p. 7-31, 2012.

BAUER, Adriana. Avaliação de redes de ensino e gestão educacional: o que apontam os estudos acadêmicos. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 4.; CONGRESSO LUSO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 7., 2014, Portugal. Anais... Portugal, 2014. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/IBERO_ AMERICANO_IV/GT2/GT2_Comunicacao/AdrianaBauer_GT2_integral.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.

BAUER, Adriana; REIS, Adriana Teixeira. Balanço da produção teórica sobre avaliação de sistemas educacionais no Brasil: 1988 a 2011. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia - GO. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2014.

BONAMINO, Alicia C. de. Avaliação educacional no Brasil 25 anos depois: onde estamos? In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernardete A. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. p. 43-60.

BROOKE, Nigel P.; CUNHA, Maria A.; FALEIROS, Matheus. A avaliação externa como instrumento da gestão educacional nos estados: relatório final. Belo Horizonte: Game/UFMG; Fundação Victor Civita, 2011. Disponível em: <http://www.fvc.org.br/pdf/relatorio-avaliacoes-externas.pdf>. Acesso em: 27 dez. 2012.

CARVALHO, Gisele F. da S. Avaliação oficial: subsídios para a compreensão do impacto na prática docente. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2010.

CÔCO, Dilza. Avaliação externa da alfabetização: o Paebes – Alfa no Espírito Santo. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.

DUARTE, Adriane B. A participação das escolas públicas de educação básica no Saeb: implicações nas formas de organização e desenvolvimento do trabalho escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2014.

FERRAROTTO, Luana. Promase: análise de uma experiência de avaliação do sistema municipal de ensino de Amparo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

FIGUEIREDO, Dione M. L. Gestão municipal, qualidade de ensino e a avaliação do rendimento escolar em um município de São Paulo. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, 2008.

GEWEHR, Glaer Gianne. Avaliação da educação básica: políticas e práticas no contexto de escolas públicas municipais. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.

GIMENES, Nelson S.; SILVA, Vandré G.; PRÍNCIPE, Lizandra; LOUZANO, Paula; MORICONI, Gabriela. Além da Prova Brasil: investimento em sistemas próprios de avaliação externa. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 55, p. 12-32, abr./ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.18222/eae245520132718

GOMES, Carmem E. S. de L. Determinantes do baixo desempenho das escolas públicas municipais de Campos dos Goytacazes. 2009. Dissertação (Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades) – Universidade Cândido Mendes, Campos dos Goytacazes, 2009.

GRAÇA, Heleonora C. da. No espelho da avaliação externa: o ensino público municipal de Aracaju. Estudos em Avaliação Educacional,São Paulo, v. 21, n. 47, p. 489-504, set./dez. 2010. DOI: https://doi.org/10.18222/eae214720102460

HORTA NETO, João L. Avaliação externa: a utilização dos resultados do Saeb 2003 na gestão do sistema público de ensino fundamental do Distrito Federal. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006.

LIMA, Erisevelton S. O diretor e as avaliações aplicadas na escola. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

LIMA, Erisevelton S. As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os estados de Minas Gerais e São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Política Social) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

MARDEGAN, Eliene G. V. Avaliações externas e qualidade da educação: repercussões das avaliações em larga escala nos discursos sobre as práticas em escolas da rede municipal de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

MARINHO, Railma A. C. Políticas públicas de avaliação: a avaliação externa e a realidade educacional da microrregião de Januária-MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2010.

NASCIMENTO, Gilsimara P. do. Saeb: impactos de seus resultados e implicações nas políticas públicas educacionais no município de Jaboticatubas/MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

OVANDO, Nataly G. A avaliação na política educacional de municípios sul-mato- grossenses. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, 2011.

PIMENTA, Cláudia O. As avaliações externas e o trabalho de coordenadores pedagógicos: estudo em uma rede municipal paulista. 2014.141 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

PRUST, Kátia A. de C. Avaliação em larga escala no Paraná: um estudo sobre as provas e a repercussão no espaço escolar. 1999. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 1999.

RAHAL, Soraya. Políticas públicas de educação: o Saresp no cotidiano escolar. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

ROCHA, Silvaneide de S. M. A inserção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em escolas de ensino fundamental de Teresina-PI: um estímulo para a melhoria da educação? 2013. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

SILVA, Maria J. de A. O sistema mineiro de avaliação da educação pública: impactos na escola fundamental de Uberlândia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.

SOUSA, Sandra Z. Avaliação externa e em larga escala no âmbito do Estado brasileiro: interface de experiências estaduais e municipais de avaliação da educação básica com iniciativas do governo federal. In: BAUER, Adriana; GATTI, Bernardete A. (Org.). Vinte e cinco anos de avaliação de sistemas educacionais no Brasil: implicações nas redes de ensino, no currículo e na formação de professores. Florianópolis: Insular, 2013. p. 61- 85.

SOUSA, Sandra Z.; PIMENTA, Cláudia O.; MACHADO, Cristiane. Avaliação e gestão municipal da educação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 14-36, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121913

SOUZA, Elisete R. de. Accountability de professores: um estudo sobre o efeito da Prova Brasil em escolas de Brasília. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

WERLE, Flávia O. C.; THUM, Adriane B.; ANDRADE, Alenis C. de. Processo nacional de avaliação do rendimento escolar: tema esquecido entre os Sistemas Municipais de Ensino. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, p. 397-420, jul./set. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362009000300002

Downloads

Publicado

09-10-2015

Como Citar

Bauer, A., Pimenta, C. O., Neto, J. L. H., & Sousa, S. Z. L. (2015). Avaliação em larga escala em municípios brasileiros: o que dizem os números?. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(62), 326–352. https://doi.org/10.18222/eae266203207

Edição

Seção

Tema em Destaque - Pesquisas em avaliação em larga escala