O Simave à luz das três gerações de avaliação da educação básica

Autores

  • Karla Oliveira Franco Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)
  • Adolfo Ignacio Calderón Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3826

Palavras-chave:

Simave, Avaliação em Larga Escala, Educação Básica, Avaliação de Sistemas.

Resumo

Este artigo apresenta um panorama do processo de implantação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), com objetivo de compreender sua trajetória à luz das três gerações de avaliação da educação básica no Brasil, no período entre 2000 e 2013. Por meio de estudo bibliográfico, constatou-se a existência dessas gerações no processo de implantação do Simave. A primeira foi identificada em experiências anteriores ao Simave e nos primeiros anos do referido sistema (2000-2002), período pautado pelo caráter diagnóstico das avaliações. Entre 2003 e 2007, foi identificada a segunda geração, marcada pelo início do programa Acordo de Resultados do Governo de Minas Gerais, envolvendo metas de desempenho e gestão por resultados. A terceira, iniciada em 2007, foi marcada pela segunda fase do Acordo de Resultados, envolvendo o pagamento do prêmio por produtividade atrelado ao desempenho dos alunos nos testes avaliativos do Simave.

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Biografia do Autor

Karla Oliveira Franco, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas), licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU/FACIP), membro do Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas Públicas em Educação da PUC-Campinas. 

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

Adolfo Ignacio Calderón. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP (2000), com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra (2008-2009). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Gestão e Políticas em Educação e 2º Vice-Presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da PUC-Campinas. Membro titular do Conselho Científico da ABAVE-Associação Brasileira de Avaliação Educacional. Assessor ou consultor Científico de agências de fomento a pesquisa como CAPES e CNPq e de fundações de amparo à pesquisa como FAPESP, FAPEMIG, FUNDECT, FAPESB, FUNADESP. 

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Publicado

27-04-2017

Como Citar

Franco, K. O., & Calderón, A. I. (2017). O Simave à luz das três gerações de avaliação da educação básica. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(67), 132–159. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3826

Edição

Seção

Artigos