Produção acadêmica sobre avaliação na formação de professores da América Latina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Formação de Professores, Estado do Conhecimento, América Latina

Resumo

Este artigo analisa a produção acadêmica sobre avaliação educacional na formação de professores envolvendo países hispanofalantes da América Latina. De natureza qualitativa, fundamenta-se na análise crítico-documental. Adota como fontes 14 artigos, publicados em 13 revistas. A análise constatou que: o fluxo de produção corresponde aos anos de 2013-2020; as publicações se concentram em revistas da Colômbia e do Brasil; os autores são de diferentes nacionalidades, com recorrência dos chilenos; o vínculo institucional deles está em universidades; alguns fazem parte de grupos e redes de pesquisa. Conclui-se que os artigos abordam: concepções e/ou percepções sobre avaliação; o modo como se constituem práticas avaliativas; e prescrição e ensino da avaliação nos cursos de formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor do curso de graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física (Ufes). Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Atualmente é Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes. Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: avaliação, formação de professores, currículo e políticas educacionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Jean Carlos Freitas Gama, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutorando em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado e graduação em Educação Física pela mesma instituição. Tem experiência profissional na área de formação atuando no ensino superior. Atualmente, é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: formação profissional para atuação o esporte, história do esporte e da educação física, avaliação, currículo e formação de professores.

Sayonara Cunha de Paula, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutoranda em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado e graduação em Educação Física pela mesma instituição. Tem experiência profissional na área de formação atuando no ensino básico. Atualmente, é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: avaliação, currículo e formação de professores.

Ronildo Stieg , Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória-ES, Brasil

Doutorando em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo – Brasil. Mestrado e graduação em Educação Física pela mesma instituição. Tem experiência profissional na área de formação atuando no ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e ensino superior. Atualmente, é membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA). Tem experiência em pesquisa nos seguintes temas: avaliação, currículo e formação de professores.

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente: Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009.

ARREDONDO, S. C.; CABRERIZO, J. D. Evaluación educativa de aprendizajes y competencias. Madrid: Pearson Educación, 2010.

BADIA, A.; CHUMPITAZ-CAMPOS, L. Teachers learn about student learning assessment through a teacher education process. Studies in Educational Evaluation, v. 58, p. 1-7, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2018.05.004

BATISTA, M. A. M. Avaliação: um intervir sobre a produção do conhecimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 3, p. 65-71, 2000.

BLOCH, M. L. B. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CATANI, D. B.; BASTOS, M. H. C. Apresentação. In: CATANI, D. B.; BASTOS; M. H. C. (org.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da Educação. São Paulo: Escrituras, 1997. p. 5-10.

CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. O catálogo da imprensa periódica educacional paulista (1890-1996): um instrumento de pesquisa. In: CATANI, D. B.; SOUSA, C. P. (org.). Imprensa periódica educacional paulista (1890-1996): catálogo. São Paulo: Plêiade, 1999. p. 9-30.

COSTA, T.; LOPES, S.; FERNÁNDEZ-LLIMÓS, F.; AMANTE, M. J.; LOPES, P. F. Bibliometria e a avaliação da produção científica: indicadores e ferramentas. Actas, n. 11, p. 1-7, 2012.

DAVIS, N. Z. O retorno de Martin Guerre. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

FAUSTINO, C.; KOSTINA, I.; VERGARA, O. Assessment practices in the English and French component of a foreign languages teacher education program. Lenguaje, Cali, v. 41, n. 2, p. 353-382, 2013. DOI: https://doi.org/10.25100/lenguaje.v41i2.4973

FROSSARD, M. L.; STIEG, R.; SANTOS, W. dos. A avaliação na formação de professores em educação física: experiências de estudantes de sete universidades federais brasileiras. Educação Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 24, n. 1, p. 1-16, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2020.241.38

FUZII, F. T. Formação de professores de educação física e avaliação: investigando a reestruturação curricular dos cursos de licenciatura. 2010. 197 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, SP, 2010.

GALLARDO-FUENTES, F. J.; CARTER-THUILLIER, B. La evaluación formativa y compartida durante el prácticum en la formación inicial del profesorado: análisis de un caso en Chile. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, Madrid, n. 29, p. 258-263, 2016. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.43550

GALLARDO-FUENTES, F. J.; LÓPEZ-PASTOR, V. M.; CARTER-THUILLIER, B. ¿Hay evaluación formativa y compartida en la formación inicial del profesorado en Chile?: percepción de alumnado, profesorado y egresados de una universidad. Psychology, Society, & Education, Amsterdam, v. 9, n. 2, p. 227-238, 2017. DOI: https://doi.org/10.25115/psye.v9i2.699

GALLARDO-FUENTES, F. J.; LÓPEZ-PASTOR, V. M.; CARTER-THUILLIER, B. Ventajas e inconvenientes de la evaluación formativa, y su influencia en la autopercepción de competencias en alumnado de formación inicial del profesorado en educación física. Retos: Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, n. 38, p. 417-424, 2020. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.75540

GALLARDO-FUENTES, F. J.; LÓPEZ-PASTOR, V.; MARTÍNEZ-ANGULO, C.; CARTER-THUILLIER, B. Evaluación formativa en educación física y atención a la diversidad. Magis: Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 12, n. 25, p. 169-186, 2020. DOI: https://doi.org/10.11144/Javeriana.m12-25.efef

JELDRES, P. A. S.; ESPINOZA, M. C. Chilean pre-service teachers’ perceptions towards benefits and challenges of EFL writing portfolios. Profile Issues in Teachers Professional Development, v. 21, n. 2, p. 79-96, 2019. DOI: https://doi.org/10.15446/profile.v21n2.73116

LÓPEZ-PASTOR, V. M.; PÉREZ-PUEYO, Á.; BARBA, J. J.; LORENTE-CATALÁN, E. Students’ perceptions of a graduated scale used for self-assessment and peer-assessment of written work in pre-service physical education teacher education (PETE). Cultura, Ciencia y Deporte, Múrcia, v. 11, n. 31, p. 37-50, 2016. DOI: https://doi.org/10.12800/ccd.v11i31.641

LYNCH, R.; McNAMARA, P. M.; SEERY, N. Promoting deep learning in a teacher education programme through self- and peer-assessment and feedback. European Journal of Teacher Education, London, v. 35, n. 2, p. 179-197, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/02619768.2011.643396

MALDONADO-FUENTES, A. C. Mi participación cuenta: opiniones de estudiantes en formación inicial docente sobre el uso de one-minute paper. Espacios en Blanco: Revista de Educación, Buenos Aires, v. 1, n. 30, p. 81-98, 2019. DOI: https://doi.org/10.37177/UNICEN/EB30-265

MÖLLER, I.; GÓMEZ, H. Coherencia entre perfiles de egreso e instrumentos de evaluación en carreras de educación básica en Chile. Calidad en la Educación, n. 41, p. 17-49, dic. 2014. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-45652014000200002

MORALES-GONZÁLEZ, B.; EDEL-NAVARRO, R.; AGUIRRE-AGUILAR, G. Transforming initial teacher training: an approach to learning assessment profiles. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 12, n. 2 (especial), p. 1462-1480, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10303

MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

MOSQUERA, L. H.; CASTILLO, L. C. Z. Assessment of English learning in a language teacher education program. GIST Education and Learning Research Journal, v. 19, p. 193-214, 2019. DOI: https://doi.org/10.26817/16925777.709

PAULA, S. C.; FERREIRA NETO, A.; STIEG, R.; SANTOS, W. dos. Avaliação educacional: currículos de formação de professores em educação física na América Latina. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, DF, v. 42, e2010, 2018a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.09.005

PAULA, S. C.; FERREIRA NETO, A.; STIEG, R.; SANTOS, W. dos. Ensino da avaliação nos cursos de Educação Física da América Latina. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 72, p. 802-830, set./dez. 2018b. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5326

PERASSI, Z. El portafolio: un dispositivo que democratiza la evaluación educativa. Debate Universitario, v. 8, n. 15, p. 27-41, 2019.

POLTRONIERI, H.; CALDERÓN, A. Avaliação da aprendizagem na educação superior: a produção científica da revista Estudos em Avaliação Educacional em questão. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 20, n. 2, p. 467-487, jul. 2015.

SALVIATI, M. E. Manual do aplicativo Iramuteq: compilação, organização e notas. Planaltina, DF, v. 31, 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-elisabeth-salviati. Acesso em: 5 set. 2022.

SANTOS, W. dos. Currículo e avaliação na educação física: do mergulho à intervenção. Vitória: Proteoria, 2005.

SANTOS, W. dos; FROSSARD, M. L.; MATOS, J. M. C.; FERREIRA NETO, A. Avaliação em educação física escolar: trajetória da produção acadêmica em periódicos (1932-2014). Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 9-22, jan./mar. 2018a. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.63067

SANTOS, W. dos; MAXIMIANO, F. L. Memórias discentes em educação física na educação básica: práticas avaliativas. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 79-101, abr./jun. 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.31062

SANTOS, W. dos; SANTOS, P. M.; STIEG, R.; PAULA, S. C.; CARVALHO, L. O. R.; MARQUES, R.; CASSANI, J. M. Avaliação do ensino e da aprendizagem na formação inicial de professores: o que dizem os periódicos da educação. In: SANTOS, W. dos (org.). Avaliação na educação física: diálogos com a formação inicial do Brasil, Colômbia, Uruguai e Espanha. Curitiba: Appris Editora, 2018b. p. 17-32.

SANTOS, W.; PAULA, S. C.; STIEG, R. Avaliações institucionais e de sistemas na formação de professores em educação física na América Latina. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, RS, v. 26, n. 1, p. 99-116, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v26i1.8353

STIEG, R.; VIEIRA, A. de O.; FROSSARD, M. L.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. dos. Avaliação educacional nos cursos de licenciatura em educação física nas IEs brasileiras: uma análise das disciplinas específicas. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 2, p. 639-667, 2018.

VILLAS BOAS, B. M. F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.

YAMAKAWA, E. K.; KUBOTA, F. I.; BEUREN, F. H.; SCALVENZI, L.; MIGUEL, P. A. C. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. Transinformação, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 167-176, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-37862014000200006

Downloads

Publicado

20-10-2022

Como Citar

Santos, W. dos ., Gama, J. C. F., Paula, S. C. de ., & Stieg , R. (2022). Produção acadêmica sobre avaliação na formação de professores da América Latina. Estudos Em Avaliação Educacional, 33, e08045. https://doi.org/10.18222/eae.v33.8045

Edição

Seção

Artigos