Avaliação longitudinal de estudantes de medicina: O teste de progresso é apropriado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9220

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Educação Médica, Avaliação Externa

Resumo

O artigo objetiva aferir se o Teste de Progresso é apropriado para avaliar cursos e estudantes em diferentes fases da graduação de medicina. Analisam-se as características das questões e a confiabilidade de três testes de progresso já aplicados. Constatou-se que, para os estudantes do 2º ano, 76,4% das questões se mostraram de qualidade pobre (bisserial < 0,2); diminuindo para 47,7% no 4º ano e para 25,3% no 6º ano. A confiabilidade dos testes, pelo alfa de Cronbach, foi de somente 0,60 para os alunos do 2º ano, aumentando para 0,76 para os do 4º ano e 0,87 para os alunos do 6º ano. A forma atual do Teste de Progresso mostrou confiabilidade baixa e inaceitável para os estudantes do 2º ano, razoável para os do 4º e ótima para os estudantes do 6º ano. Um aperfeiçoamento dessa forma de avaliação longitudinal é proposto.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Andrade Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil

Graduação em Medicina (1979), Residência em Pediatria (1981), mestrado em Genética Humana (1989) e doutorado em Ensino de Ciências (2023), todos pela UFRGS. Mestrado em Saúde Pública/Epidemiologia (2009) pela UFSC. Professor do Departamento de Pediatria e ex-coordenador do Curso de Medicina da UFSC. Pesquisador em Educação Médica e Epidemiologia Materno-Infantil.

Diogo Onofre de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Graduação em Medicina (1971) pela UFPel. Mestrado (1976) e doutorado (1980) pela UFRJ. Pós Doutorado (1981) na University of London. Professor do Departamento de Bioquímica da UFRGS. Pesquisador (1A – CNPq) em Neurociências com mais de 500 artigos publicados e consultor de 30 periódicos internacionais indexados. Idealizador e primeiro coordenador do PPG de Educação em Ciências da UFRGS.

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Publicado

12-09-2023

Como Citar

Pinheiro, C. E. A., & Souza, D. O. de. (2023). Avaliação longitudinal de estudantes de medicina: O teste de progresso é apropriado?. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09220. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9220

Edição

Seção

Artigos