Avaliação institucional: uso de abordagens diversificadas de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214520102022Keywords:
Avaliação Institucional, Auto-Avaliação, Avaliação da Educação, Ensino SuperiorAbstract
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, é formado por três componentes principais: avaliação das instituições (externa e autoavaliação), avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. O objetivo do presente artigo é descrever as várias abordagens de pesquisa utilizadas na auto-avaliação de uma instituição de ensino superior particular, para a obtenção dos dados necessários à avaliação das dez dimensões do Sinaes. O processo de avaliação foi operacionalizado a partir de uma sequência de etapas destinadas à coleta de dados para obtenção das informações necessárias, a fim de subsidiar o processo analítico da instituição. A coleta de dados constou de questionário eletrônico, vistorias às instalações físicas, reuniões com os grupos focais (coordenadores, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo), entrevistas com os dirigentes e os responsáveis por setores de apoio e suporte às atividades acadêmicas e administrativas e levantamento e pesquisa de documentação e de dados institucionais. Com base nos dados e informações levantados, a comissão fez a compilação, o cruzamento e a análise completa dos dados. A etapa final consistiu da discussão sobre os dados entre os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e entre a CPA e os dirigentes, de modo que a comissão pudesse encaminhar um diagnóstico compartilhado sobre as fragilidades, as potencialidades e as ações a serem realizadas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the paper simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution license that allows the sharing of the paper with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (for example publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
c. Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their paper on-line (for example in institutional repositories or on their personal page) at any moment before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published paper (See The Effect of Open Access).