O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições

Autores/as

  • Maria da Assunção Calderano

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235320121923

Palabras clave:

Formação de Professores, Licenciatura, Estágio Supervisionado, Avaliação da Aprendizagem

Resumen

Tendo por base reflexões específicas sobre a formação docente são apresentadas algumas experiências desenvolvidas em diversos estados da federação brasileira, bem como em outros países da América Latina, como Argentina, Chile e Colômbia. Tais reflexões têm como propósito abrir espaço para focalizar o estágio curricular, identificado como uma problemática, que ficou e ainda tem ficado, muitas vezes, à deriva nos cursos de formação docente. Neste texto, serão apontados traços comuns e díspares, presentes no desenvolvimento dos estágios curriculares nos cursos de licenciatura, revelando a complexidade da concepção teórica e metodológica que os sustenta. Apoiando-se também em pesquisa empírica, depoimentos de professores e alunos são apresentados e, ao final, destaca-se a necessária reconstituição de uma concepção de estágio curricular institucional, para que este se torne não apenas um componente curricular obrigatório, mas uma estratégica didático-pedagógica e política.

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Biografía del autor/a

Maria da Assunção Calderano

Publicado

2012-12-30

Cómo citar

Calderano, M. da A. (2012). O estágio supervisionado para além de uma atividade curricular: avaliação e proposições. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(53), 250–278. https://doi.org/10.18222/eae235320121923

Número

Sección

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