Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores

Autores/as

  • Adelina de Oliveira Novaes

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae224820111986

Palabras clave:

Avaliação de professores, Avaliação formativa, Ensino superior, Professores

Resumen

O presente trabalho apresenta e discute uma experiência bem-sucedida de avaliação formativa no contexto do ensino superior. Ao inverter a posição tradicional do avaliador-professor e do avaliado-estudante, ele trata da avaliação do desempenho docente realizada pelo aluno como uma experiência formativa para ambos. O projeto avaliativo é desenvolvido há cerca de três anos em uma faculdade de direito da cidade de São Paulo e recorre a três métodos distintos: entrevista reflexiva coletiva, questionário e legitimação (ressignificação) dos resultados. A experiência tem se mostrado valiosa para educadores e alunos que, além de participarem de forma ativa das reflexões acerca da faculdade, podem fazer escolhas em suas trajetórias acadêmicas com base nas avaliações realizadas. Apesar de o presente trabalho evidenciar a importância da participação dos estudantes, dele é possível depreender que a avaliação do desempenho docente não deve ser realizada exclusivamente pelo aluno, devendo ser combinada a avaliações por pares, à autoavaliação do professor e à avaliação de outros tipos de atividade docente que não exclusivamente aquelas relacionadas às situações de sala de aula.

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Biografía del autor/a

Adelina de Oliveira Novaes

Publicado

2011-04-30

Cómo citar

Novaes, A. de O. (2011). Avaliação do desempenho docente: uma experiência formativa para alunos e professores. Estudos Em Avaliação Educacional, 22(48), 11–28. https://doi.org/10.18222/eae224820111986

Número

Sección

Avaliações de Docentes