Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões

Autores/as

  • Adriana Bauer
  • Vandré Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae163120052145

Palabras clave:

Saeb, Qualidade De Ensino, Parâmetros Curriculares Nacionais, Sistema De Avaliação, Políticas Educacionais

Resumen

Este trabalho tem como objetivo discutir o conceito de qualidade que permeia o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) a partir de duas perspectivas: os Parâmetros Curriculares Nacionais que o subsidiam e a discussão a propósito da disseminação de resultados e seus eventuais impactos. Em um primeiro momento procura-se problematizar o uso dos PCN´s como fundamento da construção das Matrizes Curriculares dessa avaliação, relacionando-os com o debate acerca de suas repercussões na prática escolar e, conseqüentemente, na qualidade do ensino. Nesse sentido, pondera-se sobre a questão dos usos dos resultados da avaliação e a necessidade de uma melhor definição de seus interlocutores. Por fim, procura-se esclarecer e problematizar o sentido e o significado da qualidade de ensino que o Saeb pretende medir.

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Biografía del autor/a

Adriana Bauer

Vandré Gomes da Silva

Publicado

2005-06-30

Cómo citar

Bauer, A., & Silva, V. G. da. (2005). Saeb e Qualidade de Ensino: algumas questões. Estudos Em Avaliação Educacional, 16(31), 133–152. https://doi.org/10.18222/eae163120052145

Número

Sección

Artículos