Avaliação de professores: uma questão de escolhas

Autores/as

  • Nathalia Cassettari

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142829

Palabras clave:

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE • POLÍTICA EDUCACIONAL • AVALIAÇÃO EDUCACIONAL • METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO

Resumen

O artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a avaliação de professores, destacando os diferentes objetivos, critérios e instrumentos que podem ser utilizados na construção de novas propostas. As alternativas disponíveis refletem concepções muitas vezes divergentes, o que pode repercutir em enfrentamentos durante o processo de tomada de decisões. Ainda assim, é grande o consenso em relação à necessidade desse processo ser o mais participativo possível, sendo ressaltada a importância do envolvimento dos professores. Outro consenso encontrado na bibliografia refere-se à superioridade das iniciativas que empregam mais de um instrumento avaliativo, possibilitando uma análise mais completa do trabalho docente.

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Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Cassettari, N. (2014). Avaliação de professores: uma questão de escolhas. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 166–197. https://doi.org/10.18222/eae255720142829

Número

Sección

Outros Temas