Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Todos os autores estão cientes da submissão e concordam com as regras estabelecidas pela revista.

  • O compuscrito é original e inédito. 

  • O compuscrito não está sendo avaliado para publicação por outra revista.

  • As duas versões do compuscrito, em PDF e em Word, foram preparadas conforme as instruções.

  • Toda e qualquer informação que identifique os autores foi retirada da versão PDF.

  • Todos os autores autorizam a Agência Bori, para fins de divulgação, a conhecer o resumo e o título do texto elaborado por eles e aprovado para publicação. Nesse caso, fica autorizado, pela revista Cadernos de Pesquisa, o compartilhamento dos seguintes dados pessoais com a Bori: nome completo e e-mail do contato principal da submissão.
  • O compuscrito segue as Normas para apresentação dos originais.

Diretrizes para Autores

Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) acolhe trabalhos inéditos, com perspectivas teóricas diversas, com prioridade para a publicação de pesquisas de caráter empírico, histórico ou documental. Contempla resenhas e, excepcionalmente, ensaios e entrevistas.

Para submeter um compuscrito a Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) é necessário fazer o cadastro em http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/user/register. Todos os autores devem se cadastrar no Portal Periódicos e Séries FCC e, quando o compuscrito tiver dois ou mais autores, é necessário indicar, ao final do texto, a contribuição de cada um para a sua elaboração.

Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) recomenda a taxonomia CRediT. Os artigos devem contar com a utilização de dois critérios mínimos de autoria: a. Participar ativamente da discussão dos resultados; b. Revisão e aprovação da versão final do trabalho.

Devem ser indicadas, no máximo, quatro palavras-chave (descritores) do conteúdo do texto, buscadas obrigatoriamente no Thesaurus Brasileiro de Educação, no Thesaurus de Educação da Unesco (IBE Education Thesaurus) ou no Thesaurus Europeu dos Sistemas Educativos.

As referências, restritas apenas às obras citadas no texto, devem vir ao final deste e se pautar pela 7ª edição do Manual de publicação da American Psychological Association (APA), obedecendo à ordem alfabética do sobrenome do primeiro autor. Para mais informações, consultar https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/references/examples

Para a submissão de um compuscrito, Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) solicita que as instruções contidas no documento Normas para apresentação dos originais sejam rigorosamente seguidas. Disponibilizamos, também, um template para a formatação dos compuscritos.

No ato de submissão, solicitam-se dos autores: nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular, e-mail de contato e ORCID. Pede-se, ainda, que os autores insiram uma biografia de até cinco linhas e também indiquem como seu nome deve constar da publicação e qual e-mail deve ser divulgado.

Deverão ser enviados dois arquivos do compuscrito: um em versão anônima em PDF e outro em formato ".doc" ou ".docx" identificado. Como Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) adota o sistema duplo-anônimo de avaliação, é necessário que não haja identificação de autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé, nem nas propriedades do arquivo em PDF.

No caso de compuscrito já publicado em repositório de preprint, o autor deve informar o nome do repositório, URL e o DOI do preprint.

Em caso de aprovação, será atribuído um número de DOI ao artigo publicado em Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas). Assim, todos os artigos publicados recebem um número de DOI.

Os textos serão publicados sob uma Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0).

O autor deve acessar o sistema, clicar no link Nova submissão e preencher as informações necessárias nos cinco passos, a saber:

Passo 1. Início. Preenchimento obrigatório dos campos: Idioma da submissão; Seção; Requisitos para Envio de Compuscrito; e Declaração de direito autoral. Os comentários para o editor são opcionais.

Passo 2. Transferência do compuscrito. Neste passo deve ser enviado primeiro o compuscrito em PDF, versão que se destina à avaliação, sem informações que identifiquem a autoria, e com todas as tabelas e figuras nas devidas posições no texto no lugar em que deverão ser publicados.

Em seguida, deve ser transferido/enviado o compuscrito COMPLETO em formato “.doc” ou “.docx”: esta versão obrigatória deve conter todas as informações sobre autoria e afiliação, além das tabelas e figuras nas devidas posições no texto.

Ainda nesta etapa também devem ser enviadas as tabelas e figuras em arquivos abertos e editáveis, separados, em Word ou Excel, e numerados com algarismos arábicos.

Passo 3. Insira metadados. Inclusão dos dados do artigo como título, subtítulo, resumo, coautores, fonte (agências de fomento, se for o caso), direitos autorais, idiomas, palavras-chave e referências citadas no texto. Os coautores também devem ser cadastrados no sistema.

Nesta etapa, preencher as biografias dos autores em até 5 linhas.

Passo 4.  Confirmação. Nesta etapa, o autor deve clicar em “Finalizar submissão”.

Passo 5. Próximos passos. Nesta última etapa a submissão é completada.

Para acessar o passo a passo detalhado, clique aqui.

Depois de concluída a submissão no sistema, o autor deve preencher o Formulário de disponibilidade de dados de pesquisa, indicando se os dados utilizados na pesquisa estarão disponíveis. Para acessar o formulário, clique aqui.

Para acompanhar o status da submissão, o autor deve acessar o sistema → menu → acesso → login e senha.

Para obter informações sobre Foco e Escopo,  clique aqui.

Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) aceita para apreciação textos em português, espanhol, francês e inglês, em fluxo contínuo, durante todo o ano.

A submissão a Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) deve ser exclusiva, isto é, os textos não poderão ser enviados a outros periódicos simultaneamente.

Propostas de dossiês sobre temas em destaque devem envolver consulta prévia aos editores. No caso de aceite, os textos devem ser submetidos pelos respectivos autores e enviados à avaliação duplo-anônima por pares. Os artigos aprovados no processo de avaliação serão publicados em conjunto no interior da seção correspondente e não em uma seção específica. A identificação do dossiê será dada pela utilização de um título comum aos artigos, seguidos de subtítulos referidos à especificidade de cada um. O texto de apresentação será o primeiro do conjunto, devendo atender aos requisitos de um artigo científico.

Todo compuscrito submetido a Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) é analisado em programa antiplágio, antes de ser encaminhado para avaliação. A finalidade do procedimento é identificar plágio e autoplágio. Considera-se plágio a cópia do trabalho intelectual de outrem, seja o conjunto da produção, seja um fragmento desse trabalho, sem que lhe seja atribuído o devido crédito. Autoplágio é a reprodução, total ou parcial, de um trabalho de própria autoria, já publicado anteriormente, sem sua devida identificação. Situações de autoplágio têm sido recorrentes quando, por exemplo, relatórios de pesquisa, teses e/ou dissertações e trabalhos apresentados em eventos científicos são publicados literalmente em formato de artigo. Nesses casos, a revista aceitará o compuscrito, desde que haja um investimento de autoria no sentido de reformular a versão anterior e menção clara da produção original.

É vetada a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. No ato da submissão, todos os autores deverão ser indicados.
Será respeitado o intervalo de pelo menos seis meses para a publicação de artigos de um mesmo autor.

As ideias e opiniões expressas nos artigos publicados são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do periódico.

A revista permite-se realizar, durante o processo de revisão, pequenas alterações formais no texto, respeitando o estilo e a opinião dos autores.

Os textos publicados estão licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), o que permite o seu compartilhamento.

Outras formas de publicação do trabalho só poderão ocorrer decorridos doze meses de sua edição neste periódico, desde que solicitadas à Editoria Científica e indicada explicitamente sua fonte.

Para obter informações sobre o processo de avaliação,  acesse aqui.

Ética na pesquisa

Os procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica deverão ser informados quando houver o envolvimento de seres humanos. É necessário garantir o anonimato dos participantes da pesquisa, salvo nos casos em que a identificação tenha sido permitida. Tanto a autorização quanto a restrição à identificação dos sujeitos devem ser informadas em nota de rodapé, no corpo do artigo. A divulgação de imagens de pessoas ou instituições deve seguir o mesmo princípio.

Conflitos de interesse

Conflitos de interesses podem ocorrer entre autores, revisores ou editores. O ato de submissão implica a ausência de conflito de interesses de ordem financeira, comercial, política, acadêmica e pessoal. Se houver potenciais conflitos de interesse relacionados à pesquisa ou à publicação do compuscrito, os autores deverão informar, em nota de rodapé, as relações com órgãos de financiamento, bem como com instituições comerciais e políticas. Os autores devem deixar claro que o apoio financeiro ou material recebido está claramente manifesto no compuscrito submetido.

Artigos

Artigos.

Resenhas

Resenhas.

Política de Privacidade

Ao realizar o cadastro, o autor fornece, nos termos da Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, consentimento livre, expresso  e esclarecido à Fundação Carlos Chagas para o tratamento dos dados pessoais enviados. Tais informações serão usadas exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo tratados para outras finalidades, tampouco compartilhados com terceiros, exceto para cumprimento de obrigações contratuais e legais.
Caso tenha dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.