Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
CP na mídia
Notícias
Nova submissão
Submissões
Template
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Termos de uso
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 54 (2024)
v. 54 (2024)
v. 54 (2024)
Publicado:
31-01-2024
Trabalho Doméstico: Casa, Mercado e Política
Apresentação – Trabalho doméstico: Registrar e (re)pensar o Brasil
Nadya Araujo Guimarães, Jurema Brites, Thays Monticelli
e11441
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411441
Fronteiras no trabalho remunerado em domicílio: Dilemas analíticos e identitários
Anna Bárbara Araujo, Nadya Araujo Guimarães, Luana Simões Pinheiro
e10927
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410927
Os sentidos do afeto nos estudos sobre trabalho doméstico
Jurema Brites , Thays Monticelli, Cecy Bezerra de Melo
e10797
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410797
Sempre elas? Valores e divisão do trabalho doméstico em perspectiva comparada
Felícia Picanço, Maira Covre-Sussai, Isadora Vianna Sento-Sé, Clara Araújo
e10796
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410796
Serviço doméstico e equiparação legal: Disputa argumentativa e fatores associados
Alexandre Barbosa Fraga
e10798
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410798
Ativismo das trabalhadoras domésticas: Da cozinha à arena nacional e internacional
Joaze Bernardino-Costa, Meg Weeks, Renata Monteiro Lima
e10741
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410741
Artigos
Produção da diferença: Educação escolar quilombola e as ciências sociais
Antonio Jorge Gonçalves Soares, Kalyla Maroun, David Gonçalves Soares
e11128
pdf
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411128
Formação docente em escrita e didática específica: Rumo a um modelo formativo
María Jesús Espinosa, Javiera Figueroa-Miralles
e10778
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410778
Visibilidade e reconhecimento sociopolítico: O povo de axé nas pós-graduações
Cleyde Rodrigues Amorim
e10786
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410786
Condições laborais da juventude rural do México
Felipe Contreras Molotla
e10716
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410716
Autismo e políticas públicas brasileiras: Nomeações, representações e ausências
Cláudia Felisbino, Patrícia Graff
e10617
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410617
Concepções da colaboração docente nas políticas educacionais chilenas vigentes
Constanza San Martín, Johana Contreras, Solange Muñoz Jorquera
e11094
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411094
Colonizando os sentidos de crianças amazônidas: A formação proposta em A Escola
Luana Costa Viana Montão, Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz, Juan Carlo da Cruz Silva
e11237
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411237
Desafios e controvérsias da formação ética nas universidades de Bogotá
Catalina López Gómez, Alejandro Farieta-Barrera, Claudia Patricia Roa-Mendoza
e10460
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410460
Políticas educacionais e funções do ensino para a inclusão LGBTQIA+ na América Latina
Percy Emanuel Mejia-Elvir
e11266
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411266
Afetamentos da cultura da escola na inserção profissional docente
Marilza Maia de Souza de Paiva, Giseli Barreto da Cruz
e11280
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411280
Interseccionalidade: Múltiplas marginalizações de estudantes deslocadas
Susana Yepes-Cardona, Élida Giraldo-Gil
e11334
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411334
O estado da arte do campo da didática no Brasil: As produções científicas no período de 2008 a 2018
Giovanna Martin-Franchi, Márcia de Souza Hobold
e11342
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411342
Racismo e reivindicação de reconhecimento na experiência curricular
Silvane Lopes Chaves, Elizabeth Macedo
e11354
pdf
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411354
Avaliação de contexto da educação infantil: Instrumentos, métodos, resultados e usos
Eliana Maria Bahia Bhering
e10206
pdf
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410206
Resistências institucionais e antigénero à igualdade de género na educação em Portugal
Rosa Filomena Brás Lopes Monteiro
e11410
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411410
Estudar… E depois o quê? Contextos e dilemas da juventude rural espanhola
Manuel Tomás González-Fernández, Javier Águila-Díaz
e10695
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410695
Transporte escolar rural: Limites e oportunidades para a enraizamento da população
Julio A. del Pino-Artacho, Luis Camarero-Rioja
e10704
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410704
Direito linguístico-educacional para alunos surdos e o “além-acessibilidade”
Vanessa Regina de Oliveira Martins, Maura Corcini Lopes
e10710
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410710
Crianças e história: O tempo como conceito e a narrativa da temporalidade
Maria Aparecida Leopoldino
e10725
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410725
Meninos do campo? Projetos educativos e laborais de jovens da horticultura
María Virginia Nessi
e10727
pdf (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410727
“Reginaldo Prandi”, terceira mulher de Xangô: Leituras errantes de nomes próprios
Claudia Rosa Riolfi, Emari Andrade, Renata de Oliveira Costa
e10746
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410746
Yvonne Jean: Um olhar sobre a Escola Regional de Meriti, RJ, 1948
Juarez José Tuchinski dos Anjos, Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro
e10773
pdf
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410773
Comissão de heteroidentificação e classificação racial de estudantes pardos
Adriana S. R. Dantas, Guilherme Augusto Vasconcellos Isidoro
e10689
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410689
A produção sobre educação escolar indígena em teses e dissertações no Brasil
Marcineia Vieira de Almeida Santos Tupinambá, Luana Costa Almeida
e10855
pdf
pdf (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410855
Chaves didáticas e organizacionais de práticas inovadoras segundo os professores
Gabriel H. Travé González, José Ramón Márquez Díaz, José Ramón Mora Márquez
e10937
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410937
Grupos de diálogo como metodologia de pesquisa em educação
Tamiris Pereira Rizzo, Elliz Celestrini Mangabeira, Juliana Dias Rovari Cordeiro, Felipe Ribeiro da Silva, Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca
e10476
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410476
Ensino médio: Criando um projeto moral para gerenciar o futuro dos jovens
Alice Casimiro Lopes
e11191
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411191
Assessores pedagógicos no ensino fundamental: Quem são e como organizam seu trabalho
Norma Nélida Reséndiz-Melgar
e10752
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410752
Desigualdades de gênero em STEM: O caso das acadêmicas universitárias no Chile
Claudia González-Cid
e10649
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410649
Topografia da formação de professores de História na Amazônia brasileira
Mauro Cezar Coelho, Italo Luis Souza de Souza
e10634
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410634
Heurísticos para pesquisar a sociogênese das disciplinas escolares
Raúl López-Castelló, David Parra-Monserrat
e10625
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410625
Pessoas com deficiência e as cotas do Sisu: Mapeamento dos critérios de elegibilidade
Adriana Pagaime, Rosângela Gavioli Prieto
e10610
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410610
Profissional de apoio escolar e políticas públicas em educação especial
Clarissa Haas, Claudio Roberto Baptista, Claudia Rodrigues de Freitas
e10545
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410545
Violência escolar no Chile: Desafios a partir da visão docente
Nibaldo Benavides-Moreno, Sebastián Donoso-Díaz, Daniel Reyes-Araya, Viviana Salas Pozo
e10528
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410528
Reflexão colaborativa de didatas com base em um self-study interinstitucional
Carolina Martínez-Galaz, Carolina Henríquez-Rivas, Nuria Climent-Rodríguez, Carlos Vanegas-Ortega, Luz Mejía-Aristizabal
e10065
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410065
Falemos sobre o binômio teoria-prática no ensino: Mapeando autores e posturas
Ana Zavala
e10473
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410473
O currículo como espaço de acolhimento
Susana Yepes-Cardona, Élida Giraldo-Gil
e10442
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410442
Experiência escolar no ensino médio noturno: Uma análise comparativa
Hamanda Pontes, Wivian Weller
e10374
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410374
Pesquisa e inovação responsáveis na área da educação: Uma revisão sistemática
Jéssica Karollayne Pinheiro Lopes , Patrícia Lupion Torres
e10125
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410125
Ressignificação da avaliação-aprendizagem como prática de liberdade
Andrea Alejandra Rodríguez-Venegas, Carolina Pilar Villagra-Bravo, Omar Andrés Aravena-Kenigs
e10121
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410121
Programa de Inovação Educação Conectada: Política de ampliação do capital
Marcos Antonio Alves Filho, Júlia Cavasin Oliveira, Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
e10079
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410079
O trabalho com fotografias em sala de aula: Uma análise multissemiótica
Isabela Vieira Lima, Hellen Teixeira Silva, Helena Maria Ferreira
e10073
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410073
Arte-educação por meio da democracia nos institutos federais
Charles Immianovsky
e10341
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410341
A inovação em uma escola vulnerável: Uma experiência de pesquisa-ação
Carmen Gloria Garrido-Fonseca, René Valdés-Morales, Beatriz Parra-Vásquez
e10358
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410358
Intersetorialidade e transversalidade: Análise do Brasil Carinhoso (2012-2015)
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Mariana Mazzini Marcondes, Marta Ferreira Santos Farah
e10394
pdf
pdf (English)
Educ@
Educ@ (English)
SciELO
SciELO (English)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410394
Fatores que impedem que as mulheres acadêmicas obtenham pós-graduação
Andrea Fuentes Ortega, Edith Fuentes Ortega, Elisa Fuentes Ortega
e10605
pdf (Español (España))
Educ@ (Español (España))
SciELO (Español (España))
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410605
Espaço Plural
Lucie Tanguy (1937-2024)
Liliane Bordignon de Souza, Aparecida Neri de Souza
e11444
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411444
Explorando a linguagem neutra com linguistas, professores e pessoas não binárias
Arthur Marques de Oliveira, Iran Ferreira de Melo, Nai Monteiro
e10424
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410424
Resenhas
Em quê o “alfabeto das colisões” pode servir a pesquisadoras em educação?
Marcos da Rocha Oliveira
e11257
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411257
A subjetividade da experiência de ser negro
Agenor Lopes Filho, Sônia Regina da Luz Matos
e10859
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410859
O sistema público de ensino frente ao neoliberalismo na Espanha e no Brasil
Victor Hugo da Silva Vasconcellos
e10851
pdf
Educ@
SciELO
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531410851
Agradecimentos
Agradecimentos a pareceristas
e11679
pdf
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980531411679
FCC
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Palavras-chave
Press Releases
Siga a FCC
Artigos mais lidos nos últimos 30 dias
O professor e o ato de ensinar
519
O falso conflito entre tendências metodológicas
136
O brincar na educação infantil
122
As muitas facetas da alfabetização
116
Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar
101
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems