O trabalho com fotografias em sala de aula: Uma análise multissemiótica
Palavras-chave:
Aprendizagem Visual, Parâmetros Curriculares, Fotografia, Educação pela MídiaResumo
A fotografia é um gênero bastante recorrente na vida social, mas tem sido relativamente pouco estudada no contexto escolar. Essa proposta está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular, que recomenda a inclusão de semioses múltiplas nas atividades de leitura, escrita e interpretação dos alunos, que precisam desenvolver sua capacidade de analisar criticamente o que leem em âmbito visual. Portanto buscamos criar propostas para a análise de fotografias em sala de aula. Com isso, encontramos respaldo metodológico nas categorias de modalização. A partir disso, mostramos como as fotografias integram um contexto discursivo e não podem ser lidas de forma dissociada desse contexto, ou seja, o conhecimento de mundo do leitor é relevante para o processo de produção de sentidos.
Downloads
Referências
Afuang, Z. (2017). [Fotografia de quatro mulheres carregando cachos de bananas]. Unsplash. https://unsplash.com/pt-br/fotografias/quatro-mulheres-carregando-lima-de-bananas-9xp0AWvlGC4
Barbosa, C. M. (2007). Fotografia e memória: Uma análise semiótica de imagens do século XX [Monografia, Centro Universitário de Brasília]. Repositório UniCEUB. https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1628/2/20413170.pdf
Brait, B. (2004). A construção do sentido: Exemplo fotográfico persuasivo. Língua e Literatura, 6(11), 44-49. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.1995.114541
Canelo, M. J. (2014). O uso da fotografia na sala de aulas. In A. R. Luís (Coord.), O cruzamento de saberes na aula de inglês: Contributos para uma prática multidisciplinar (pp. 103-122). Imprensa da Universidade de Coimbra. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0690-3_5
Dubois, P. (2012). O ato fotográfico e outros ensaios. Papirus.
Ibrahim, M.-t. (2018). [Fotografia de criança com parte do rosto escondido por pano]. Unsplash. https://unsplash.com/pt-br/fotografias/foto-em-tons-de-cinza-do-menino-no-chapeu-segurando-a-corda-do-cabide-de-roupas-com-roupas-VMJnmihqFYU
Kossoy, B. (2001). Fotografia e história. Ateliê.
Kress, G. R., & Leeuwen, T. van. (2006). Reading images: The grammar of visual design. Routledge. (Obra original publicada em 1996).
Lombardi, K. H. (2008). Documentário imaginário: Reflexões sobre a fotografia documental contemporânea. Discursos Fotográficos, 4(4), 35-58. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p35
Machado, A. (1984). A ilusão especular. Brasiliense.
Machado, A. (2000). A fotografia como expressão do conceito. Studium, (2), 5-23. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/10021
Martins, C. (2013). A imagem fotográfica como uma forma de comunicação e construção estética: Apontamentos sobre a fotografia vencedora do World Press Photo 2010. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. http://bocc.ufp.pt/pag/martins-celia-2013-imagem-fotografica-como-uma-forma-de-comunicacao.pdf
Ministério da Educação. (2018). Língua portuguesa no ensino fundamental – Anos finais: práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades. In Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular (pp. 132-187). MEC. https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf
Nascimento, R. G., Bezerra, F. A. S., & Heberle, V. M. (2012). Multiletramentos: Iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 529-552. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15403
Rojo, R. (2012). Pedagogia dos multiletramentos. In R. Rojo, & E. Moura (Orgs.), Multiletramentos na escola (pp. 11-31). Parábola.
Rose, G. (2007). Visual methodologies: An introduction to the interpretation of visual materials. Sage.
Silva, N. R. da. (2010). Fotografia: Um enunciado complexo e multifacetado. Revista de Letras, 12(13), 1-14. http://dx.doi.org/10.3895/rl.v12n13.2424
Tyson, J. (2020). [Fotografia Morador de rua e sua cadeira de rodas]. Unsplash. https://unsplash.com/pt-br/fotografias/saco-de-couro-preto-e-branco-na-mesa-de-madeira-marrom-7o9TIEUB59g
Vitor, S. L. P. (2012). Bressonianos: Comprovando a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson sobre fotojornalistas brasileiros atuais [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/items/dd4483ba-c170-40a3-aff8-198769162b51
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).