O trabalho com fotografias em sala de aula: Uma análise multissemiótica

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem Visual, Parâmetros Curriculares, Fotografia, Educação pela Mídia

Resumo

A fotografia é um gênero bastante recorrente na vida social, mas tem sido relativamente pouco estudada no contexto escolar. Essa proposta está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular, que recomenda a inclusão de semioses múltiplas nas atividades de leitura, escrita e interpretação dos alunos, que precisam desenvolver sua capacidade de analisar criticamente o que leem em âmbito visual. Portanto buscamos criar propostas para a análise de fotografias em sala de aula. Com isso, encontramos respaldo metodológico nas categorias de modalização. A partir disso, mostramos como as fotografias integram um contexto discursivo e não podem ser lidas de forma dissociada desse contexto, ou seja, o conhecimento de mundo do leitor é relevante para o processo de produção de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Afuang, Z. (2017). [Fotografia de quatro mulheres carregando cachos de bananas]. Unsplash. https://unsplash.com/pt-br/fotografias/quatro-mulheres-carregando-lima-de-bananas-9xp0AWvlGC4

Barbosa, C. M. (2007). Fotografia e memória: Uma análise semiótica de imagens do século XX [Monografia, Centro Universitário de Brasília]. Repositório UniCEUB. https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1628/2/20413170.pdf

Brait, B. (2004). A construção do sentido: Exemplo fotográfico persuasivo. Língua e Literatura, 6(11), 44-49. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.1995.114541

Canelo, M. J. (2014). O uso da fotografia na sala de aulas. In A. R. Luís (Coord.), O cruzamento de saberes na aula de inglês: Contributos para uma prática multidisciplinar (pp. 103-122). Imprensa da Universidade de Coimbra. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0690-3_5

Dubois, P. (2012). O ato fotográfico e outros ensaios. Papirus.

Ibrahim, M.-t. (2018). [Fotografia de criança com parte do rosto escondido por pano]. Unsplash. https://unsplash.com/pt-br/fotografias/foto-em-tons-de-cinza-do-menino-no-chapeu-segurando-a-corda-do-cabide-de-roupas-com-roupas-VMJnmihqFYU

Kossoy, B. (2001). Fotografia e história. Ateliê.

Kress, G. R., & Leeuwen, T. van. (2006). Reading images: The grammar of visual design. Routledge. (Obra original publicada em 1996).

Lombardi, K. H. (2008). Documentário imaginário: Reflexões sobre a fotografia documental contemporânea. Discursos Fotográficos, 4(4), 35-58. https://doi.org/10.5433/1984-7939.2008v4n4p35

Machado, A. (1984). A ilusão especular. Brasiliense.

Machado, A. (2000). A fotografia como expressão do conceito. Studium, (2), 5-23. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/view/10021

Martins, C. (2013). A imagem fotográfica como uma forma de comunicação e construção estética: Apontamentos sobre a fotografia vencedora do World Press Photo 2010. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação. http://bocc.ufp.pt/pag/martins-celia-2013-imagem-fotografica-como-uma-forma-de-comunicacao.pdf

Ministério da Educação. (2018). Língua portuguesa no ensino fundamental – Anos finais: práticas de linguagem, objetos de conhecimento e habilidades. In Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular (pp. 132-187). MEC. https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf

Nascimento, R. G., Bezerra, F. A. S., & Heberle, V. M. (2012). Multiletramentos: Iniciação à análise de imagens. Revista Linguagem & Ensino, 14(2), 529-552. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15403

Rojo, R. (2012). Pedagogia dos multiletramentos. In R. Rojo, & E. Moura (Orgs.), Multiletramentos na escola (pp. 11-31). Parábola.

Rose, G. (2007). Visual methodologies: An introduction to the interpretation of visual materials. Sage.

Silva, N. R. da. (2010). Fotografia: Um enunciado complexo e multifacetado. Revista de Letras, 12(13), 1-14. http://dx.doi.org/10.3895/rl.v12n13.2424

Tyson, J. (2020). [Fotografia Morador de rua e sua cadeira de rodas]. Unsplash. https://unsplash.com/pt-br/fotografias/saco-de-couro-preto-e-branco-na-mesa-de-madeira-marrom-7o9TIEUB59g

Vitor, S. L. P. (2012). Bressonianos: Comprovando a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson sobre fotojornalistas brasileiros atuais [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/items/dd4483ba-c170-40a3-aff8-198769162b51

Publicado

02-08-2024

Como Citar

Lima, I. V., Silva, H. T., & Ferreira, H. M. (2024). O trabalho com fotografias em sala de aula: Uma análise multissemiótica. Cadernos De Pesquisa, 54, e10073. Recuperado de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/10073

Edição

Seção

Artigos