O ensino através do computador e a pesquisa educacional
Palavras-chave:
Currículos, Tecnologia, Pesquisa educacional, InformáticaResumo
Parto do pressuposto de que não precisamos salientar a importância e as tremendas potencialidades criadas pela revolução educacional gerada pelo uso do computador, e que ainda mal se inicia. A versatilidade e a flexibilidade do computador, possibilitando verdadeira individualização da instrução, e a variedade de seus usos no planejamento educacional são amplamente conhecidas e já foram muito bem analisados. Acredito que, se a implantação do uso de computadores em educação encontra resistências, estas se originam menos na ignorância das vantagens desse instrumento, do que no receio de que ele constitua ameaça a interesses pessoais, por parte de indivíduos que preferem utilizar sua posição de poder para auto-preservação e manutenção do status quo. Estes indivíduos oferecerão renhida oposição não só ao computador, mas a qualquer tendência da educação contemporânea que a faça depender menos de suas decisões individuais arbitrárias. Clamarão contra a assim chamada massificação do ensino, e se reusarão a ouvir quem quer que apresente idéias inovadoras.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1975 Cadernos de Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).