O ensino através do computador e a pesquisa educacional

Autores

  • Carmen Lúcia de Melo Barroso

Palavras-chave:

Currículos, Tecnologia, Pesquisa educacional, Informática

Resumo

Parto do pressuposto de que não precisamos salientar a importância e as tremendas potencialidades criadas pela revolução educacional gerada pelo uso do computador, e que ainda mal se inicia. A versatilidade e a flexibilidade do computador, possibilitando verdadeira individualização da instrução, e a variedade de seus usos no planejamento educacional são amplamente conhecidas e já foram muito bem analisados. Acredito que, se a implantação do uso de computadores em educação encontra resistências, estas se originam menos na ignorância das vantagens desse instrumento, do que no receio de que ele constitua ameaça a interesses pessoais, por parte de indivíduos que preferem utilizar sua posição de poder para auto-preservação e manutenção do status quo. Estes indivíduos oferecerão renhida oposição não só ao computador, mas a qualquer tendência da educação contemporânea que a faça depender menos de suas decisões individuais arbitrárias. Clamarão contra a assim chamada massificação do ensino, e se reusarão a ouvir quem quer que apresente idéias inovadoras.

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Publicado

30-06-1975

Como Citar

Barroso, C. L. de M. (1975). O ensino através do computador e a pesquisa educacional. Cadernos De Pesquisa, (13), 69–71. Recuperado de https://publicacoesfcc.emnuvens.com.br/cp/article/view/1836

Edição

Seção

Temas em Debate