Autonomia e docência no cotidiano escolar sobralense: Efeitos da accountability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10373

Palavras-chave:

Autonomia Docente, Accountability, Avaliação Externa, Política Educacional

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar a vivência da autonomia por duas professoras que lecionam no 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Sobral, Ceará. Para isso, foi feita uma revisão de literatura a partir de autores que discutem sobre autonomia docente e gestão escolar: Afonso, Ball, Contreras, Freitas, entre outros. Também foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola da rede municipal. Os resultados desta investigação indicam o estabelecimento e a manutenção de relações hierárquicas e autoritárias entre as instituições e os sujeitos que compõem o sistema escolar, bem como uma cultura do profissionalismo, gerencialismo e performatividade na instituição educacional.

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Biografia do Autor

Débora Cristina Vasconcelos Aguiar, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Iguatu-CE, Brasil

Psicóloga, mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI).

Paulo Meireles Barguil, Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE, Brasil

Doutor em Educação (2005) pela Universidade Federal do Ceará - Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

14-06-2024

Como Citar

Aguiar, D. C. V., & Barguil, P. M. (2024). Autonomia e docência no cotidiano escolar sobralense: Efeitos da accountability. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10373. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10373

Edição

Seção

Avaliação em Larga Escala na América Latina