Apontamentos sobre a EJA no PNE (2014-2024) e no PME de Salvador (2016-2026)
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10552Palavras-chave:
Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Direito à Educação, Plano Municipal de Educação, Política EducacionalResumo
Neste artigo, propomos discussões sobre a educação de jovens, adultos/as e idosos/as no Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e no Plano Municipal de Educação (PME) de Salvador (2016-2026). A ideia é pensar a modalidade de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, voltando o olhar para a Meta 9, que propõe erradicar o analfabetismo da população com 15 anos ou mais e reduzir a taxa de analfabetismo funcional até o final da vigência do Plano. Discutimos algumas estratégias da Meta, com o objetivo de divulgar como a política pública chega à sala de aula. Como caminho metodológico, foi adotada a pesquisa bibliográfica. O artigo evidencia as fragilidades e necessidades em relação à política de alfabetização para a modalidade de ensino, a partir do olhar docente.
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