Apontamentos sobre a EJA no PNE (2014-2024) e no PME de Salvador (2016-2026)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10552

Palavras-chave:

Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Direito à Educação, Plano Municipal de Educação, Política Educacional

Resumo

Neste artigo, propomos discussões sobre a educação de jovens, adultos/as e idosos/as no Plano Nacional de Educação (PNE) (2014-2024) e no Plano Municipal de Educação (PME) de Salvador (2016-2026). A ideia é pensar a modalidade de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, voltando o olhar para a Meta 9, que propõe erradicar o analfabetismo da população com 15 anos ou mais e reduzir a taxa de analfabetismo funcional até o final da vigência do Plano. Discutimos algumas estratégias da Meta, com o objetivo de divulgar como a política pública chega à sala de aula. Como caminho metodológico, foi adotada a pesquisa bibliográfica. O artigo evidencia as fragilidades e necessidades em relação à política de alfabetização para a modalidade de ensino, a partir do olhar docente.

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Biografia do Autor

Cleide Pereira Oliveira, Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), Salvador-BA, Brasil

Pedagoga formada pela Universidade Federal da Bahia. Mestrado em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação. Professora e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação de Salvador.

Eliane Cadoná, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Frederico Westphalen-RS, Brasil

Psicóloga formada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Câmpus de Frederico Westphalen. Mestra em Psicologia Social e doutora em Psicologia (PUCRS). Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da URI/FW. E-mail: eliane@uri.edu.br.

 

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Publicado

11-12-2024

Como Citar

Oliveira, C. P., & Cadoná, E. (2024). Apontamentos sobre a EJA no PNE (2014-2024) e no PME de Salvador (2016-2026). Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10552. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10552

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024