Indicadores qualitativos na avaliação da pós-graduação em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10777

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Pós-graduação, Políticas Educacionais, Avaliação em Larga Escala

Resumo

Analisa-se a avaliação da pós-graduação na Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, entre 2017 e 2020, destacando as mudanças decorrentes da ampliação do uso de indicadores qualitativos. Após a contextualização da avaliação e a discussão de aspectos teóricos sobre o tema, descreve-se o processo adotado para a objetivação da avaliação e os resultados obtidos, por análise de regressão, do comportamento dos indicadores quanti e qualitativos na definição das notas dos programas da área. Propõem-se redução do número de indicadores, valorização de indicadores qualitativos como fontes para o feedback necessário à melhoria do programa e adoção de processos de objetivação derivada da construção de critérios avaliativos que parametrizem o trabalho da avaliação.

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Biografia do Autor

Robert Evan Verhine, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador-BA, Brasil

Professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia e professor permanente do seu Programa de Pós-Graduação em Educação. De 2018 a 2022, atuou como Coordenador da Capes para a Área de Educação.

Lys Maria Vinhaes Dantas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Cachoeira-BA, Brasil

Professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e professora permanente do seu Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas.

Ângelo Ricardo de Souza, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Professor titular da Universidade Federal do Paraná, onde atua no Núcleo de Políticas Educacionais e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Desde 2023, é Coordenador da Área de Educação na Capes, tendo sido Coordenador Adjunto no período de 2018 a 2022.

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Publicado

02-08-2024

Como Citar

Verhine, R. E., Dantas, L. M. V., & Souza, Ângelo R. de. (2024). Indicadores qualitativos na avaliação da pós-graduação em educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10777. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10777

Edição

Seção

Artigos