Qualidade dos itens de Ciências da Natureza do Enem: Panorama de 2009 a 2022
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10972Palavras-chave:
Psicometria, Ensino de Ciências, Avaliação Educacional, Exame Nacional do Ensino MédioResumo
O uso do Exame Nacional do Ensino Médio para o ingresso ao ensino superior confere-lhe um papel significativo na vida dos indivíduos. Diante disso, é fundamental que a prova apresente características mínimas de qualidade, contribuindo para uma seleção equitativa dos candidatos. O objetivo deste artigo foi analisar determinados indicadores psicométricos de qualidade, referentes às edições de 2009 a 2022. O estudo teve como foco a classificação dos itens de Química, Biologia e Física como bons, duvidosos e ruins. Para isso, estimaram-se os parâmetros dos componentes por meio da Teoria da Resposta ao Item. Os resultados revelaram que muitos itens não apresentaram adequação para aferir a proficiência pretendida no exame. Recomenda-se, para estudos futuros, uma análise pedagógica das questões.
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