Usos das avaliações externas estaduais: Ampliação de políticas de accountability
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.11054Palavras-chave:
Políticas Públicas em Educação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Avaliação Externa dos Sistemas de EnsinoResumo
Nas últimas décadas, processos de reformas do Estado foram marcados, no campo educacional, por lógicas privadas de gestão implementadas nos sistemas públicos. Este artigo, recorte de pesquisa mais ampla que analisou avaliações próprias das redes estaduais de educação básica, se debruça sobre os usos dos resultados para definição de políticas públicas. Recorre à pesquisa documental para criar categorias que caracterizam os usos dos resultados na definição de políticas. O entretempo de 2003 a 2014 justifica-se por captar as tendências das avaliações estaduais, diante da instituição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Constata-se crescente vinculação entre resultados das avaliações e premiação das escolas e/ou bonificação dos profissionais da educação.
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