Usos das avaliações externas estaduais: Ampliação de políticas de accountability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11054

Palavras-chave:

Políticas Públicas em Educação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, Avaliação Externa dos Sistemas de Ensino

Resumo

Nas últimas décadas, processos de reformas do Estado foram marcados, no campo educacional, por lógicas privadas de gestão implementadas nos sistemas públicos. Este artigo, recorte de pesquisa mais ampla que analisou avaliações próprias das redes estaduais de educação básica, se debruça sobre os usos dos resultados para definição de políticas públicas. Recorre à pesquisa documental para criar categorias que caracterizam os usos dos resultados na definição de políticas. O entretempo de 2003 a 2014 justifica-se por captar as tendências das avaliações estaduais, diante da instituição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Constata-se crescente vinculação entre resultados das avaliações e premiação das escolas e/ou bonificação dos profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Fabio Perboni, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados-MS, Brasil

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Franca, graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e doutorado em Educação pela Unesp de Presidente Prudente. Atualmente é docente na UFGD, onde atua em cursos de graduação e na pós-graduação em Educação, em especial na área de políticas e gestão educacional.

Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente-SP, Brasil

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC–SP) e doutorado em Educação pela USP. É professor do programa de pós-graduação em Educação da Unoeste. Tem experiência na área de educação, com ênfase em filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, história da educação, reformas educacionais, formação de professores e educação de adultos. 

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Publicado

11-07-2025

Como Citar

Perboni, F., & Di Giorgi, C. A. G. (2025). Usos das avaliações externas estaduais: Ampliação de políticas de accountability. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11054. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11054

Edição

Seção

Artigos