Avaliação em larga escala e eficácia escolar na produção científica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.11264Palavras-chave:
Avaliação em Larga Escala, Eficácia Escolar, Indicadores Educacionais, Políticas PúblicasResumo
O objetivo deste artigo é sistematizar o estado do conhecimento sobre a temática eficácia escolar no campo da avaliação em larga escala. Analisaram-se 24 artigos científicos, em língua portuguesa, abrangendo o período de 2012 a 2022, agrupados em cinco categorias: ferramentas de mensuração; determinantes intra e extraescolares; bibliográficas; vulnerabilidade; e equidade. Constatou-se a predominância de estudos de natureza qualitativa e mista, se comparado com os resultados de pesquisas que abordaram o período de 2000 a 2013, nas quais prevaleciam investigações de natureza quantitativa. Esse fato sinaliza para a ampliação e enriquecimento da produção do conhecimento sobre o tema objeto deste artigo, principalmente com o aumento nas formas de coletar, selecionar e analisar os dados.
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