Avaliação em larga escala e eficácia escolar na produção científica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11264

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Eficácia Escolar, Indicadores Educacionais, Políticas Públicas

Resumo

O objetivo deste artigo é sistematizar o estado do conhecimento sobre a temática eficácia escolar no campo da avaliação em larga escala. Analisaram-se 24 artigos científicos, em língua portuguesa, abrangendo o período de 2012 a 2022, agrupados em cinco categorias: ferramentas de mensuração; determinantes intra e extraescolares; bibliográficas; vulnerabilidade; e equidade. Constatou-se a predominância de estudos de natureza qualitativa e mista, se comparado com os resultados de pesquisas que abordaram o período de 2000 a 2013, nas quais prevaleciam investigações de natureza quantitativa. Esse fato sinaliza para a ampliação e enriquecimento da produção do conhecimento sobre o tema objeto deste artigo, principalmente com o aumento nas formas de coletar, selecionar e analisar os dados.

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Biografia do Autor

Alessandra Cristina Matheus de Paiva Pereira, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul-SP, Brasil

Licenciada em Pedagogia e Letras, e mestre em Educação pela USCS. Professora do curso de Pedagogia na Faculdade Método de São Paulo (Famesp).

Marco Wandercil, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul-SP, Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS.

Nonato Assis de Miranda, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul-SP, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da USCS e coordenador adjunto dos Programas Profissionais da Área de Educação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas-SP, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com pós-doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (UC). Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas.

Francisco Ganga-Contreras, Universidad de Tarapacá (UTA), Arica, Chile

Doutor em Gestão Estratégica pela Universidad de Sevilla (US), Espanha, com pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidad del Zulia (Luz), Venezuela. Professor titular do departamento de Educação da UTA, Chile.

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

Pereira, A. C. M. de P., Wandercil, M., Miranda, N. A. de, Calderón, A. I., & Ganga-Contreras, F. (2025). Avaliação em larga escala e eficácia escolar na produção científica brasileira. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11264. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11264

Edição

Seção

Artigos