Exame de proficiência para professores de língua estrangeira: Histórico e avanços
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.11463Palavras-chave:
Avaliação, Ensino de Línguas, Professores, ProficiênciaResumo
Apresentam-se, neste artigo, aspectos basilares da constituição do Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras (Epple), a partir de sua trajetória histórica, de produções acadêmico-científicas e das potencialidades de avanços na continuidade desse projeto. O artigo constitui um diálogo com pesquisadores de avaliação de línguas, ao situar reflexões sobre alguns aspectos, como (i) formação e competências de professores de línguas e (ii) qualidade da proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica de professores de línguas. As caracterizações da linguagem dos professores nos contextos de pesquisas sobre o Epple fortalecem o escopo temático da avaliação quanto à aplicação de exames que pretendem retratar a realidade sociocultural da formação profissional das licenciaturas no Brasil.
Downloads
Referências
Almeida, J. C. P. de, Filho. (1992). O professor de língua estrangeira sabe a língua que ensina? A questão da instrumentalização linguística. Contexturas, 1(1), 77-85.
Almeida, J. C. P. de, Filho. (1993). Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Pontes.
Almeida, J. C. P. de, Filho (Org.). (1999). O professor de línguas estrangeiras em formação. Pontes.
Almeida, J. C. P. de, Filho (Coord.). (2002, maio). A construção do exame de proficiência em Língua Estrangeira/Inglês (Epple-Inglês) [Apresentação de trabalho]. 18. Jornada de Ensino de Língua Inglesa – Jeli, Piracicaba, SP, Brasil.
Almeida, J. C. P. de, Filho, & Santos, E. M. (2001, outubro). Questões de implementação de Epple [Apresentação de trabalho]. 6. Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Almeida, V. B. de. (2009a). Precisão e complexidade gramatical na avaliação de proficiência oral em inglês do formando em Letras: Implicações para a validação de um teste [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/44547aad-f85a-45f9-8618-6eee81ad51c4
Almeida, V. B. de. (2009b). Pausas preenchidas e domínios prosódicos: Evidências para a validação do descritor fluência em um teste de proficiência oral em língua estrangeira. ALFA: Revista de Linguística, 53(1), 167-193 https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1683
Almeida, V. B. de., & Consolo, D. A. (2011). Testing oral proficiency: What does pronunciation tell us? Ilha do Desterro, (60), 247-275. https://doi.org/10.5007/2175-8026.2011n60p247
Anchieta, P. P. (2010). Análise de testes de proficiência em língua inglesa: Subsídios à elaboração de um exame para professores de inglês no Brasil [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/f5180030-5ffb-445c-85bf-9f6338a8853a
Anchieta, P. P. (2015). Relações entre o construto e as características do teste escrito do Epple eletrônico: Um processo de validação [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/1587e9eb-318c-4a56-aafa-2d897f2b3a6f
Anchieta, P. P. (2017). Relações entre os conceitos “cultura, identidade e diferença” e o exame de proficiência Epple. Revista EntreLínguas, 3(1), 95-104. https://doi.org/10.29051/rel.v3.n1.jan-jun.2017.9106
Andrelino, P. J. (2014). Análise da estrutura genética das instruções na fala do professor de inglês: Contribuições para o teste oral do Epple [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/d54b81fd-abdb-4e8a-aaf8-8c6dc36c0dce
Basso, E., & Barçante, M. (2001, outubro). A necessidade de um exame de proficiência para professores de língua estrangeira/inglês [Apresentação de trabalho]. 6. Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Bonvino, M. A. B. (2007). Avaliação do componente lexical em inglês como língua estrangeira: Foco na produção oral [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.
Bonvino, M. A. B. (2010). Avaliação da proficiência oral em inglês como língua estrangeira: Foco na competência lexical e uma proposta para o processo de validação do descritor vocabulário de um teste de proficiência para professores de língua inglesa [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/7ea3c540-cec4-49e9-9ebd-d1b5a9dfed75
Boud, D. (2000). Sustainable Assessment: Rethinking assessment for the learning society. Studies in Continuing Education, 22(2), 151-167. https://doi.org/10.1080/713695728
Busnardi, B. (2012). Precisão e complexidade gramatical na avaliação da proficiência oral do (futuro) professor de inglês como língua estrangeira [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/0876f01b-80ea-4fad-9263-3812817d7218
Carayannis, R. J. (2015). Evaluación de la competencia lingüístico-comunicativa de la lengua oral de profesores de ELE en formación [Tese de doutorado, Universidad de Barcelona]. Dipòsit Digital de la Universitat de Barcelona. https://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/101588
Cialdini, M. M. (2023). Uma proposta de aprimoramentos para faixas de proficiência destinadas à avaliação da pronúncia em um exame para professores de línguas estrangeiras: Um produto da análise dos seus critérios avaliativos e da pronúncia dos sons /./, /ð/ e [.] em falas de (futuros) professores de língua inglesa [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/62e3beef-4fd1-4804-9139-53f4c6ae1b55
Colombo, C. S. (2019). Avaliação de proficiência oral em língua estrangeira: Uma proposta de abordagem avaliativa em um exame para professores de línguas com base em métodos de estruturação de problemas e em métodos multicritério de análise da decisão [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/5a93c94b-cc98-4589-be77-1cde06abaef7
Concário, M., & Lanzoni, H. (2009, maio/junho). A avaliação da leitura e da produção de textos no exame EPPLE: Critérios de elaboração e correção [Apresentação de trabalho]. 2. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês – Abrapui, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Consolo, D. A. (2001). A (in)competência lingüístico-comunicativa de alunos de Letras-Língua Estrangeira: Construto e tendências na formação do professor [Projeto Integrado de Pesquisa CNPq]. Unesp.
Consolo, D. A. (2003). Formação de professores de línguas: Reflexão sobre uma (re)definição de posturas pedagógicas no cenário brasileiro. In A. C. de Freitas, & M. de F. F. G. de Castro (Orgs.), Língua e Literatura – Ensino e Pesquisa (pp. 57-64). Contexto.
Consolo, D. A. (2004). A construção de um instrumento de avaliação da proficiência oral do professor de língua estrangeira. Trabalhos em Linguística Aplicada, 43(2), 265-286. https://doi.org/10.1590/S0103-18132004000200005
Consolo, D. A. (2005). Competência lingüística em língua inglesa de alunos de Letras: Definição de parâmetros na formação e avaliação da proficiência oral do professor de língua estrangeira [Projeto de pesquisa]. Unesp.
Consolo, D. A. (2006). On a (re)definition of oral language proficiency for EFL teachers: Perspectives and contributions from current research. Melbourne Papers in Language Testing, 11(1), 1-27. https://arts.unimelb.edu.au/__data/assets/pdf_file/0005/3518681/11_1_2_Altamiro.pdf
Consolo, D. A. (2008). Exame de proficiência para professores de língua estrangeira (Epple): Definição de construto, tarefas e parâmetros para avaliação em contextos brasileiros [Projeto de pesquisa]. Unesp.
Consolo, D. A. (2011a). Avaliação da proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica do professor de línguas: Operacionalização de construto no Exame de proficiência para professores de língua estrangeira (Epple) – Etapa I [Projeto de Pesquisa]. Unesp.
Consolo, D. A. (2011b). Avaliação da proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica do professor de línguas: Operacionalização de construto no Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (Epple) – Etapa II [Projeto de Pesquisa]. Unesp.
Consolo, D. A. (2018). Uma reflexão sobre a competência linguístico-comunicativa e a proficiência do (futuro) professor de língua estrangeira no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, 17(2), 121-141. https://doi.org/10.26512/rhla.v17i2.23441
Consolo, D. A. (2020). Proficiência linguística do professor de língua estrangeira: Domínio e critérios de avaliação [Projeto de pesquisa]. Unesp.
Consolo, D. A., & Aguena, D. M. (2017). Pré-testagem ao Exame de proficiência para professores de língua estrangeira (Epple): Desenho e desafios tecnológicos para avaliação de proficiência oral em dispositivos tecnológicos móveis. Polifonia, 24(35/2), 30-49. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6067
Consolo, D. A., Cialdini, M. M., & Oliveira, D. F. (no prelo). Development of rating scales for the Epple examination to assess EFL teachers’ oral performance. Letras – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFSM).
Consolo, D. A., Gattolin, S. R. B., & Silva, V. L. T. da. (2017). Perspectivas em avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas: Pesquisas e encaminhamentos na formação e na prática docente. Pontes.
Consolo, D. A., Lanzoni, H. de P., Alvarenga, M. B., Concário, M., Martins, T. H. B., & Silva, V. L. T. da. (2009, maio/junho). An examination of foreign language proficiency for teachers (Epple): The initial proposal and implications for the Brazilian context. [Apresentação de trabalho]. 2. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês – Abrapui, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Consolo, D. A., Lanzoni, H. P., Alvarenga, M. B., Concário, M., Martins, T. H. B., & Silva, V. L. T. da. (2010). Exame de proficiência para professores de língua estrangeira (Epple): Subsídios para elaboração de um exame de proficiência para professores de inglês. In Anais do 2. Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas – CLAFPL (pp. 1035-1050). PUC-Rio.
Consolo, D. A., & Silva, T. M., Neto. (2015). Uma análise da proficiência oral em língua inglesa de licenciandos em Letras com enfoque lexical. Estudos Linguísticos, 8(16), 53-78. https://doi.org/10.30681/rln.v8i16.7003
Consolo, D. A., & Silva, V. L. T. da. (2001). Mapeando a competência linguístico-comunicativa de alunos de Letras-Língua Inglesa: Definição de um construto para a formação de professores [Apresentação de trabalho]. 6. Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Consolo, D. A., & Silva, V. L. T. da. (2007, maio). The TEPOLI test: Construct, updated tasks and new parameters to assess EFL teachers’ oral proficiency [Apresentação de trabalho]. 1. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês – Abrapui, Belo Horizonte, MG, Brasil.
Consolo, D. A., Silva, V. L. T. da. (2009, maio/junho). Tarefas e critérios para avaliação de proficiência oral de professores de língua estrangeira [Apresentação de trabalho]. 2. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês – Abrapui, São José do Rio Preto, SP, Brasil.
Consolo, D. A., & Silva, V. L. T. da. (2014). Em defesa de uma formação linguística de qualidade para professores de línguas estrangeiras: O exame Epple. Horizontes de Linguística Aplicada, 13(1), 63-87. https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1334
Consolo, D. A., & Silva, V. L. T. da. (2016). Foreign Language Teachers Proficiency: The Implementation of the Epple Examination in Brazil. In C. Gitsaki, & C. Coombe (Eds.), Current Issues in Language Evaluation, Assessment and Testing (pp. 201-219). Cambridge Scholars Publishing.
Cunha, J. N. C. (2019). O pré-teste ao Epple (Exame de proficiência para professores de línguas estrangeiras): Desafios tecnológicos, validade e histórico de implementação [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/89de663b-c82c-4b4b-b0eb-ebd60a8443ee
Cunha, J. R. de O. (2021). Critérios de avaliação em faixas de proficiência nas habilidades escritas do professor de língua estrangeira [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/f5d83010-cb82-4215-b258-ce41dc5c3e70
Detomini, A. C. S. M. (2018). Dúvidas linguísticas de aprendizes de PLE: Contribuição para avaliação de proficiência oral de professores no Epple-PLE [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/e4546ce8-9d59-4138-995e-c65ecb3cb71a
Dias, É. (2011). Avaliação: Meio para intervenção pedagógica na formação do professor de língua estrangeira e (re)construção da sala de aula [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/8c2746ba-de7c-4089-ae53-8f8b504f085f
Ducatti, A. L. F. (2010). A interação verbal na língua-alvo e a proficiência oral na prática de sala de aula: (Re)definindo o perfil de uma professora de língua inglesa da escola pública [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/8bf893db-429d-44d1-a6c6-1f916a882d39
Elder, C. (1994). Performance testing: A benchmark for language teacher education. Babel, 29(2), 8-19. https://search.informit.org/doi/10.3316/ielapa.950201632
Fernandes, A. M. (2011). A metalinguagem e a precisão gramatical na proficiência oral de duas professoras de inglês como língua estrangeira [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/2cc8f1bb-ef09-4166-86c3-5b5eb6b074ad
Fernandes, A. M. (2016). A (meta)linguagem para explicação gramatical em língua inglesa: Subsídios para elaboração de tarefas do teste oral do Epple (Exame de proficiência para professores de língua estrangeira) [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/44d1392b-15a7-4516-a85c-a4f9bc83135a
Freire, P. (2023). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.
Furtoso, V. A. B. (2011). Desempenho oral em português para falantes de outras línguas: Da avaliação à aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto online [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/4d1d15f4-239d-4704-9e55-cacd74b61ca6
Furtoso, V. A. B. (2012). Avaliação de proficiência em língua estrangeira: Subsídios para a sala de aula. In C. C. Ferreira, S. S. R. Lopes, M. A. de O. B. Reis, & S. R. Nogueira (Orgs.), Tessituras teórico-metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: Conjugação entre saberes e fazeres (pp. 201-217). Eduel.
Garcia, L. H. (2017). Tarefas para a avaliação da metalinguagem do professor de língua inglesa: Reflexões e contribuições para o teste oral do Epple [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://www.repositorio.unb.br/handle/10482/24654?mode=full
Grant, J. (2016). Ensinar língua na língua: Perfis de oralidade e uso da língua estrangeira (inglês) na sala de aula [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/21054
Ibrahim, M. B. P. (2006). A interação oral de uma professora não-nativa em aulas de língua estrangeira (inglês) [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/4ac9a5ab-dfd9-4de4-9a9c-7552111e5e99
Luckesi, C. C. (2011). Avaliação da aprendizagem: Componente do ato pedagógico. Cortez.
Martins, A. C. (2023). A precisão e a complexidade gramatical em língua inglesa: Contribuições à avaliação da proficiência linguística oral do professor de língua estrangeira [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/daef716c-7784-4201-aeb5-b10e88878b26
Oliveira, D. F. de. (2021). Faixas de proficiência analíticas para avaliação da língua(gem) oral do professor de língua estrangeira [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/c72eb771-74b1-4965-bff7-7465bbd0fd45
Pires, J. R. (2015). Análise da precisão gramatical na produção escrita de candidatos a um exame de proficiência para professores de língua estrangeira [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio2.unb.br/handle/10482/19167
Queiroz, R. N. de., & Consolo, D. A. (2018). O efeito retroativo de um exame de proficiência para professores. Estudos em Avaliação Educacional, 29(72), 832-857. https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4547
Quevedo-Camargo, G. (2017). Avaliação docente como mecanismo de desenvolvimento profissional. In D. A. Consolo, S. R. B. Gattolin, & V. L. T. da Silva (Orgs.), Perspectivas em avaliação no ensino e na aprendizagem de línguas: Pesquisas e encaminhamentos na formação e na prática docente (pp. 41-58). Pontes.
Quevedo-Camargo, G. (2019). Breve história da evolução do construto proficiência em línguas. Em Aberto, 32(104), 27-44. https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/4192
Quevedo-Camargo, G. (2020). Formação de professores de línguas adicionais e letramento em avaliação: Breve panorama e desafios para os cursos de licenciatura em LEM no Brasil. Calidoscópio, 18(2), 435-459. https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.10
Rütty-Joy, O. (2022). Fostering and assessing pre-service English teachers’ oral teacher language competence through an assessment rubric and peer feedback: An LSP approach [Tese de doutorado, Universität Freiburg]. Folia – Fribourg Open Library and Archive. https://folia.unifr.ch/unifr/documents/319592
Scaramucci, M. V. R. (2000). Proficiência em LE: Considerações terminológicas e conceituais. Trabalhos em Linguística Aplicada, 36, 11-22. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639310
Scaramucci, M. V. R. (2006). O professor avaliador: Sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In L. Rottava, & S. S. dos Santos (Orgs.), Ensino e aprendizagem de línguas: Língua estrangeira (pp. 49-64). Unijui.
Scaramucci, M. V. R. (2014). A avaliação no ensino-aprendizagem de línguas e nas pesquisas em linguística aplicada. In K. B. Mulik, & M. S. Retorta (Orgs.), Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: Diálogos, pesquisas e reflexões (pp. 257-262). Pontes.
Scaramucci, M. V. R., & Lanzoni, H. de P. (2001, outubro). Exame de proficiência para professores de língua estrangeira (Epple/Inglês): Análise de necessidades e níveis de proficiência [Apresentação de trabalho]. 6. Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA), Belo Horizonte, MG, Brasil.
Silva, D. L. A. da. (2018). Racismo antinegro no português brasileiro e uma proposta de avaliação para professores de PLE [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/0cf279b2-765d-484d-9db4-9ff0f34196af
Silva, E. B. da. (2016). Perfil lexical de redações de futuros professores de língua inglesa: Um estudo de caso. Linguagem & Ensino, 19(2), 113-136. https://doi.org/10.15210/rle.v19i2.15258
Silva, T. M., Neto. (2014). Competência lexical na proficiência do professor de inglês como língua estrangeira: Uma análise do teste oral do Epple [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/ecc623a5-2527-40b3-ad88-fd2c4221639c
Silva, V. L. T. da. (2000). Fluência oral: Imaginário, construto e realidade num curso de Letras/LE [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/207026
Silva, V. L. T. da. (2007). A competência para a avaliação na formação do professor de línguas. In D. A. Consolo, & V. L. T. da Silva (Orgs.), Olhares sobre competências do professor de língua estrangeira: Da formação ao desempenho profissional (pp. 243-255). HN.
Silva, V. L. T. da. (2012, maio). The challenges of implementing an electronic examination: The case of Epple [Apresentação de trabalho]. 3. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês – Abrapui, Florianópolis, SC, Brasil.
Veloso, F. S. (2012). Percurso para a elaboração de um teste para avaliação da compreensão em língua italiana de (futuros) professores [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/entities/publication/c154621d-724d-40b9-96b6-c50ff51f1305
Zaidan, J. C. S. (2020). Native-speakerism and symbolic violence in constructions of teacher competence. In J. A. Windle, D. de Jesus, & L. Bartlett (Eds.), The dynamics of language and inequality in education: Social and symbolic boundaries in the Global South (pp. 84-99). Multilingual Matters.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).