Exame de proficiência para professores de língua estrangeira: Histórico e avanços

Autores

  • Douglas Altamiro Consolo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6247-8657
  • Camila Sthéfanie Colombo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Catanduva-SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6393-2708
  • Rodrigo Nascimento de Queiroz Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3268-0349

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11463

Palavras-chave:

Avaliação, Ensino de Línguas, Professores, Proficiência

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, aspectos basilares da constituição do Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras (Epple), a partir de sua trajetória histórica, de produções acadêmico-científicas e das potencialidades de avanços na continuidade desse projeto. O artigo constitui um diálogo com pesquisadores de avaliação de línguas, ao situar reflexões sobre alguns aspectos, como (i) formação e competências de professores de línguas e (ii) qualidade da proficiência linguístico-comunicativo-pedagógica de professores de línguas. As caracterizações da linguagem dos professores nos contextos de pesquisas sobre o Epple fortalecem o escopo temático da avaliação quanto à aplicação de exames que pretendem retratar a realidade sociocultural da formação profissional das licenciaturas no Brasil.

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Biografia do Autor

Douglas Altamiro Consolo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), São José do Rio Preto-SP, Brasil

Bacharel em Linguística e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Linguística Aplicada pela Universidade de Reading, Inglaterra, e livre-docente em Língua Inglesa pela Unesp. Atua como professor sênior no Programa de Estudos Linguísticos, na linha de pesquisa “Ensino e Aprendizagem de Línguas”, e no Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce-Unesp).

Camila Sthéfanie Colombo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Catanduva-SP, Brasil

Doutora em Estudos Linguísticos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e docente de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa no IFSP. Seus interesses de pesquisa voltam-se à avaliação em larga escala, ensino-aprendizagem de línguas e análise crítica do discurso. É membro dos grupos de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: Crenças, Construtos e Competências" (Enaple-CCC), "Linguagem, Tecnologia e Cultura" (Lintec) e "Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade" (Nugs).

Rodrigo Nascimento de Queiroz, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho-RO, Brasil

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Atua como professor formador e pesquisador no Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras da UNIR. É membro dos grupos de pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira: Crenças, Construtos e Competências" (Enaple-CCC) e "Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais" (Gellso).

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Publicado

28-05-2025

Como Citar

Consolo, D. A., Colombo, C. S., & Queiroz, R. N. de. (2025). Exame de proficiência para professores de língua estrangeira: Histórico e avanços. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11463. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11463

Edição

Seção

Práticas de Avaliação de Línguas Adicionais