Avaliação e gestão municipal da educação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae235320121913Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Gestão, Escolas Públicas, Políticas EducacionaisResumo
Analisar características de iniciativas de avaliação que vêm sendo implementadas, em redes municipais de ensino paulistas, é o objetivo deste artigo. Apresentam-se informações coletadas de catorze municípios por meio de entrevistas com os profissionais das Secretarias de Educação e de documentos produzidos pelas redes sobre seus sistemas de avaliação. Buscou-se identificar possíveis usos dos resultados das avaliações para a formulação e a implementação das políticas educacionais municipais e eventuais relações ou articulações com as avaliações conduzidas pelo governo federal. Evidenciou-se a tendência de adoção da avaliação, nos moldes conduzidos pelo governo federal; e identificou-se o uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como um fator indutor de maior atenção aos resultados de desempenho de alunos.Downloads
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