Avaliação e gestão municipal da educação

Autores

  • Sandra Zakia Sousa
  • Cláudia Oliveira Pimenta
  • Cristiane Machado

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae235320121913

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Gestão, Escolas Públicas, Políticas Educacionais

Resumo

Analisar características de iniciativas de avaliação que vêm sendo implementadas, em redes municipais de ensino paulistas, é o objetivo deste artigo. Apresentam-se informações coletadas de catorze municípios por meio de entrevistas com os profissionais das Secretarias de Educação e de documentos produzidos pelas redes sobre seus sistemas de avaliação. Buscou-se identificar possíveis usos dos resultados das avaliações para a formulação e a implementação das políticas educacionais municipais e eventuais relações ou articulações com as avaliações conduzidas pelo governo federal. Evidenciou-se a tendência de adoção da avaliação, nos moldes conduzidos pelo governo federal; e identificou-se o uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica como um fator indutor de maior atenção aos resultados de desempenho de alunos.

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Biografia do Autor

Sandra Zakia Sousa

Cláudia Oliveira Pimenta

Cristiane Machado

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Publicado

30-12-2012

Como Citar

Sousa, S. Z., Pimenta, C. O., & Machado, C. (2012). Avaliação e gestão municipal da educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 23(53), 14–36. https://doi.org/10.18222/eae235320121913

Edição

Seção

Tema em Destaque - Avaliação, Políticas, Programas e Gestão