Auto-Avaliação das Instituições de Ensino Superior

Autores

  • Léa Depresbiteris

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae163220052133

Palavras-chave:

Avaliação, Instituições De Ensino Superior, Auto-Regulação, Auto-Ética

Resumo

Este artigo pretende convidar você a refletir sobre a avaliação das instituições de ensino superior, sobretudo a etapa de auto-avaliação. Do latim actus, que significa movimento, impulso, ação, a auto-avaliação pode ser vista como um movimento para dentro, uma ação de compreensão de como somos para nos auto-regularmos, ou seja, melhorar nosso interior. Aplicada às instituições de ensino superior, a auto-avaliação exige, além dessa viagem interna, a agregação do “olhar” externo, imprescindível para uma análise multivariada, que considere várias fontes de informação, diversos critérios e indicadores com base em sua missão, políticas, infra-estrutura, planejamento e avaliação, responsabilidade social e outras dimensões importantes. Neste artigo, sugerem-se algumas premissas para a auto-avaliação institucional, destacando-se uma dimensão ética fundamental que, de acordo como Morin (2003), é a auto-ética. Com base nesse estudioso, o artigo discorre, ainda, sobre a idéia de que: “Para se reconciliar consigo, é preciso primeiro brigar consigo. É preciso distanciar-se de si mesmo para se encontrar”.

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Biografia do Autor

Léa Depresbiteris

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Publicado

30-12-2005

Como Citar

Depresbiteris, L. (2005). Auto-Avaliação das Instituições de Ensino Superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 16(32), 7–24. https://doi.org/10.18222/eae163220052133

Edição

Seção

Artigos