As representações sociais de professores do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae153020042149Palavras-chave:
Social representations, qualitative research, middle school, content analysisResumo
Este trabalho tem por objetivo caracterizar as Representações Sociais - RS que professores do Ensino Médio constroem, desenvolvem e elaboram acerca de alguns aspectos relacionados ao Espaço Público, à Gestão Escolar e à Prática Pedagógica. Para tal foram contatados 875 professores que lecionam no Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, incluindo o Município, a Grande São Paulo e o interior do Estado. Os professores responderam a um questionário contendo questões “abertas” e “fechadas”. As respostas foram submetidas a uma cuidadosa análise de conteúdo para a identificação de seus significados e sentidos. Entre outros, os resultados indicam uma representação consolidada da escola pública como um espaço de carências nunca supridas. Esta representação, ancorada em vários elementos do que falta ter, do que falta fazer acaba tendo uma função negativa, sempre presente, do não reconhecimento de ações importantes para a melhoria das condições do ensino, consolidando uma visão de contínuo descaso do poder público para com a educação o que repercute em atitudes e comportamentos na escola e na sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).