Legitimação e “Universitarização” da formação de professores em Quebeque: surgimento de uma cultura da pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae153020042153Palavras-chave:
“Universitarização”, Cultura da Pesquisa, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo apresenta as descobertas preliminares de um estudo acerca do surgimento de uma cultura da pesquisa na área da formação de professores, focalizando especificamente o caso da Universidade Laval em Quebeque, Canadá. As autoras definem, primeiramente, alguns conceitos e discutem o período em que a formação de professores em escolas normais era muito rudimentar. Em seguida, concentram-se nos três tipos de instituições universitárias da época (escola normal superior, escolas universitárias de educação e faculdades de educação). Baseadas em certos indicadores, elas determinam como essa cultura da pesquisa se solidificou, entre outras coisas, na “universitarização” da formação de professores. Na segunda e última parte, Hamel e Larocque destacam alguns períodos de ruptura que revelam o aparecimento de uma nova organização de cultura da pesquisa anterior a 1955, emergindo verdadeiramente entre 1955 e 1969 e adquirindo legitimidade e uma posição dominante após 1969. Na conclusão as autoras destacam assuntos trazidos à tona devido a essa mudança na cultura institucional e argumentam que o surgimento de uma cultura da pesquisa em Quebeque e em outros lugares mudou as tradições e marcou as transições no desenvolvimento da educação e na formação de professores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).