Gênero e desempenho em matemática ao final do ensino médio: quais as relações?

Autores

  • Márcia Andrade
  • Creso Franco
  • João Pitombeira de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02720032178

Palavras-chave:

Gênero E Educação, Equidade De Gênero, Modelos Multiníveis, Educação Matemática

Resumo

O objetivo do trabalho é a investigação de desigualdade relacionada a gênero no desempenho em Matemática ao final do ensino médio brasileiro. Para isso, utilizam-se dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB - coletados em 1999. A partir do ajuste de modelos hierárquicos lineares, identifica-se que rapazes apresentaram desempenho superior ao de moças que estudam nas mesmas escolas, em análise controlada por repetência, nível socioeconômico e trabalho simultâneo ao estudo. O resultado indica, ainda, que a diferença de desempenho relacionada com gênero varia entre escolas e que nas escolas em que o nível socioeconômico do corpo discente é mais alto e nas de bom clima acadêmico a diferença é bastante pequena, acontecendo o oposto nas escolas em que o corpo discente tem nível socioeconômico baixo e clima acadêmico desfavorável.

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Biografia do Autor

Márcia Andrade

Creso Franco

João Pitombeira de Carvalho

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Publicado

30-06-2003

Como Citar

Andrade, M., Franco, C., & Carvalho, J. P. de. (2003). Gênero e desempenho em matemática ao final do ensino médio: quais as relações?. Estudos Em Avaliação Educacional, (27), 77–96. https://doi.org/10.18222/eae02720032178

Edição

Seção

Artigos