Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae01619972267Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Mensuração, Sistema de Educação, BrasilResumo
O autor discute a importância da avaliação no atual contexto educacional brasileiro e o interesse que essa temática vem despertando junto à sociedade. A questão da avaliação é posta em relação às grandes transformações sociais que afetam na hora presente a educação, pondo em destaque a questão da sua qualidade. O artigo enfoca a questão da avaliação diferenciando-a da mensuração e ressaltando a importância de juízos de valor, analisa as relações entre avaliação e pesquisa, e apresenta a discussão dos paradigmas e modelos em avaliação. Ao final, considera as abordagens responsiva e iluminativa em avaliação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).