Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos

Autores/as

  • Heraldo Marelim Vianna

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae01619972267

Palabras clave:

Avaliação da Educação, Mensuração, Sistema de Educação, Brasil

Resumen

O autor discute a importância da avaliação no atual contexto educacional brasileiro e o interesse que essa temática vem despertando junto à sociedade. A questão da avaliação é posta em relação às grandes transformações sociais que afetam na hora presente a educação, pondo em destaque a questão da sua qualidade. O artigo enfoca a questão da avaliação diferenciando-a da mensuração e ressaltando a importância de juízos de valor, analisa as relações entre avaliação e pesquisa, e apresenta a discussão dos paradigmas e modelos em avaliação. Ao final, considera as abordagens responsiva e iluminativa em avaliação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heraldo Marelim Vianna

Publicado

1997-12-30

Cómo citar

Vianna, H. M. (1997). Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos. Estudos Em Avaliação Educacional, (16), 5–36. https://doi.org/10.18222/eae01619972267

Número

Sección

Artículos