A avaliação da educação superior pelo mundo do trabalho

Autores

  • Gustavo Henrique Moraes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil
  • Taciana Cordazzo Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil
  • Paulo Roberto Wollinger Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266102973

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Ensino Superior, Sinaes, Conselhos Federais de Regulamentação Profissional.

Resumo

 

O   Sistema   Nacional   de   Avaliação   da   Educação   Superior completou   dez  anos  em  2014,  consolidando   uma  política pública bem-sucedida que vinculou os processos regulatórios aos resultados da avaliação, induzindo a qualidade do ensino. Essa avaliação, contudo, ainda tem pouca articulação com o mundo do trabalho, ficando mais restrita ao campo acadêmico e não superando a lógica que dissocia a universidade  da sociedade. O Ministério da Educação, no enfrentamento dessa situação, firmou  uma  política  colaborativa  com  os  conselhos  federais de regulamentação profissional, incluindo-os no processo regulatório. Os resultados dessa política que articula avaliação, ensino superior e trabalho ainda não foram explorados pela comunidade acadêmica, configurando uma lacuna na pesquisa educacional.   Apresentam-se,   com  este  artigo,  a  concepção, a análise e alguns resultados desse processo, valendo-se da investigação empírica do convênio celebrado junto ao Conselho Federal de Administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Moraes, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil

Pesquisador em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília, DF, Brasil profgustavomoraes@gmail.com

Taciana Cordazzo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Paulo Roberto Wollinger, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Professor e Diretor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

BRASIL. Decreto n. 3.860, de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2001. Disponível em: <http://www.google. com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAA&ur l=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fsesu%2Farquivos%2Fpdf% 2FDecN3860.pdf&ei=E0E5VbT8CpPhsAS22YHADw&usg=AFQjCNFXRkUmBI4oSMY6VmbSc7X6tiyvlw>. Acesso em: 17 jan. 2015.

BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2004.

BRASIL. Decreto n. 5.773, de 6 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF: MEC, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 01, de 2 de fevereiro de 2004. Estabelece as diretrizes curriculares do bacharelado em Administração. Brasília, DF: CNE, 2004.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Teixeira. Censo da Educação Superior 2012. Brasília, DF: Inep, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Federal de Administração. Termo de colaboração. Brasília, DF: MEC-CFA, 2009. Disponível em: <http://goo.gl/ CPNn4I >. Acesso em: 30 ago. 2012.

BUCCI, Maria Paula D. Autorização e reconhecimento terão participação de conselhos. Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: <http://goo.gl/nKn3m5>. Acesso em: 29 ago. 2012.

CAPPI, Antonio. Decreto-Ponte: análise e sugestões. Brasília: Abruc, 2006. Disponível em: <http://goo.gl/uYP09V>. Acesso em: 29 ago. 2012.

CARBONARI, Antônio. Conselhos de classe opinarão sobre cursos, por Fábio Takahashi. Folha de S. Paulo, 11 maio 2006. Disponível em: <http://goo.gl/ NTtgI9>. Acesso em: 9 out. 2014.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

FLECK, Ludwik. A gênese e o desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,

HADDAD, Fernando. MEC apresenta proposta para interligar avaliação e regulação do ensino superior. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://goo.gl/ HpYqGH>. Acesso em: 29 ago. 2012.

LIMANA, Amir. Desfazendo mitos: o que estão fazendo com o Sinaes? Revista Avaliação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 869-873, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000300018

MORAES, Gustavo Henrique. O processo de avaliação dos cursos de bacharelado em Administração: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. In: CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Convenção do Sistema CFA/CRAs, 2010, Brasília. Anais... Brasília, DF, 2010.

MORAES, Gustavo Henrique; WOLLINGER, Paulo Roberto. A fragmentação das carreiras como estratégia de expansão da educação superior. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 47, p. 549-568, set./dez. 2012.

PARANÁ. Conselho Regional de Administração. Portaria n. 009 2011 – Nomeação da Comissão para Assuntos de Educação. Curitiba: CRA, 2011a.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201011536, de 26/04/2011. Curitiba: CRA, 2011b.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201107168, de 22/08/2011. Curitiba: CRA, 2011c.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201102827, de 18/08/2011. Curitiba: CRA, 2011d.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201004668, de 06/06/2011. Curitiba: CRA, 2011e.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201110868, de 28/09/2011. Curitiba: CRA, 2011f.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201012026, de 19/04/2011. Curitiba: CRA, 2011g.

PARANÁ. Parecer do processo n. 20110210, de 28/07/2011. Curitiba: CRA, 2011h.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201101010, de 26/04/2011. Curitiba: CRA, 2011i.

PARANÁ. Parecer do processo n. 201100261, de 26/04/2011. Curitiba: CRA, 2011j.

POLIDORI, Marlis M.; MARINHO-ARAÚJO, Claisy; BARREYRO, Gladys Beatriz. Sinaes: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 53, p. 425-436, out./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000400002

RICHARDSON, R. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas,

RODRIGUES, Gabriel Mario. Reforma não avança, mas decreto introduz novidades positivas: entrevista. @prender. O portal do ensino superior. 2007. Disponível em: <http://goo.gl/7syJ0Y>. Acesso em: 9 out. 2014.

Downloads

Publicado

22-06-2015

Como Citar

Moraes, G. H., Cordazzo, T., & Wollinger, P. R. (2015). A avaliação da educação superior pelo mundo do trabalho. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(61), 124–144. https://doi.org/10.18222/eae266102973

Edição

Seção

Tema em Destaque - Tendências e perspectivas em avaliação educacional