A avaliação da educação superior pelo mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae266102973Palavras-chave:
Avaliação da Educação, Ensino Superior, Sinaes, Conselhos Federais de Regulamentação Profissional.Resumo
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior completou dez anos em 2014, consolidando uma política pública bem-sucedida que vinculou os processos regulatórios aos resultados da avaliação, induzindo a qualidade do ensino. Essa avaliação, contudo, ainda tem pouca articulação com o mundo do trabalho, ficando mais restrita ao campo acadêmico e não superando a lógica que dissocia a universidade da sociedade. O Ministério da Educação, no enfrentamento dessa situação, firmou uma política colaborativa com os conselhos federais de regulamentação profissional, incluindo-os no processo regulatório. Os resultados dessa política que articula avaliação, ensino superior e trabalho ainda não foram explorados pela comunidade acadêmica, configurando uma lacuna na pesquisa educacional. Apresentam-se, com este artigo, a concepção, a análise e alguns resultados desse processo, valendo-se da investigação empírica do convênio celebrado junto ao Conselho Federal de Administração.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n. 3.860, de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2001. Disponível em: <http://www.google. com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAA&ur l=http%3A%2F%2Fportal.mec.gov.br%2Fsesu%2Farquivos%2Fpdf% 2FDecN3860.pdf&ei=E0E5VbT8CpPhsAS22YHADw&usg=AFQjCNFXRkUmBI4oSMY6VmbSc7X6tiyvlw>. Acesso em: 17 jan. 2015.
BRASIL. Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília, DF: MEC, 2004.
BRASIL. Decreto n. 5.773, de 6 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino. Brasília, DF: MEC, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 01, de 2 de fevereiro de 2004. Estabelece as diretrizes curriculares do bacharelado em Administração. Brasília, DF: CNE, 2004.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira. Censo da Educação Superior 2012. Brasília, DF: Inep, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Federal de Administração. Termo de colaboração. Brasília, DF: MEC-CFA, 2009. Disponível em: <http://goo.gl/ CPNn4I >. Acesso em: 30 ago. 2012.
BUCCI, Maria Paula D. Autorização e reconhecimento terão participação de conselhos. Brasília, DF: MEC, 2009. Disponível em: <http://goo.gl/nKn3m5>. Acesso em: 29 ago. 2012.
CAPPI, Antonio. Decreto-Ponte: análise e sugestões. Brasília: Abruc, 2006. Disponível em: <http://goo.gl/uYP09V>. Acesso em: 29 ago. 2012.
CARBONARI, Antônio. Conselhos de classe opinarão sobre cursos, por Fábio Takahashi. Folha de S. Paulo, 11 maio 2006. Disponível em: <http://goo.gl/ NTtgI9>. Acesso em: 9 out. 2014.
DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise C. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
FLECK, Ludwik. A gênese e o desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas,
HADDAD, Fernando. MEC apresenta proposta para interligar avaliação e regulação do ensino superior. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: <http://goo.gl/ HpYqGH>. Acesso em: 29 ago. 2012.
LIMANA, Amir. Desfazendo mitos: o que estão fazendo com o Sinaes? Revista Avaliação, Campinas, v. 13, n. 3, p. 869-873, 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772008000300018
MORAES, Gustavo Henrique. O processo de avaliação dos cursos de bacharelado em Administração: autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento. In: CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Convenção do Sistema CFA/CRAs, 2010, Brasília. Anais... Brasília, DF, 2010.
MORAES, Gustavo Henrique; WOLLINGER, Paulo Roberto. A fragmentação das carreiras como estratégia de expansão da educação superior. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 21, n. 47, p. 549-568, set./dez. 2012.
PARANÁ. Conselho Regional de Administração. Portaria n. 009 2011 – Nomeação da Comissão para Assuntos de Educação. Curitiba: CRA, 2011a.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201011536, de 26/04/2011. Curitiba: CRA, 2011b.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201107168, de 22/08/2011. Curitiba: CRA, 2011c.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201102827, de 18/08/2011. Curitiba: CRA, 2011d.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201004668, de 06/06/2011. Curitiba: CRA, 2011e.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201110868, de 28/09/2011. Curitiba: CRA, 2011f.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201012026, de 19/04/2011. Curitiba: CRA, 2011g.
PARANÁ. Parecer do processo n. 20110210, de 28/07/2011. Curitiba: CRA, 2011h.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201101010, de 26/04/2011. Curitiba: CRA, 2011i.
PARANÁ. Parecer do processo n. 201100261, de 26/04/2011. Curitiba: CRA, 2011j.
POLIDORI, Marlis M.; MARINHO-ARAÚJO, Claisy; BARREYRO, Gladys Beatriz. Sinaes: perspectivas e desafios na avaliação da educação superior brasileira. Ensaio. Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 53, p. 425-436, out./dez. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000400002
RICHARDSON, R. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas,
RODRIGUES, Gabriel Mario. Reforma não avança, mas decreto introduz novidades positivas: entrevista. @prender. O portal do ensino superior. 2007. Disponível em: <http://goo.gl/7syJ0Y>. Acesso em: 9 out. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).