Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Formação Inicial de Professores, Avaliação da Educação, Portugal

Resumo

Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.

 

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Biografia do Autor

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Educação Superior (Universitátis/UFMG) e Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão. Membro da Comissão Editorial da Educação em Revista (FaE/UFMG). Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores, educação superior e docência universitária. 

E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

Domingos Fernandes, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Lisboa, Portugal

Domingos Fernandes é Pós-Doutor em Educação. Professor Catedrático no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), na Escola de Sociologia e Políticas Públicas onde tem coordenado cursos de graduação e de pós-graduação na área da avaliação. Atuou como professor e pesquisador na Universidade de Lisboa, Portugal. É investigador na Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação. É responsável científico e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação de âmbito nacional e internacional. Colabora em vários cursos de pós-graduação de universidades nacionais e internacionais, nos domínios da avaliação, do desenvolvimento curricular, da formação de professores e da organização e funcionamento pedagógico das escolas e de outras instituições de formação. E-mail: domingos.fernandes@iscte-iul.pt

Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Sandra Zákia Sousa é Pesquisadora da Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1975), mestrado em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é professora colaboradora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino. 

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Publicado

06-08-2021

Como Citar

Gomes, S. dos S., Fernandes, D., & Sousa, S. Z. (2021). Políticas de formação de professores e regulação de cursos em Portugal e no Brasil. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08437. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437

Edição

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Artigos