Pesquisas sobre portfólios de avaliação na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8575

Palavras-chave:

Portfólio, Avaliação Formativa, Formação de Professores

Resumo

Este artigo apresenta a análise da categoria “Portfólios de avaliação por professores” – resultante da Análise Textual Discursiva realizada a partir do mapeamento sobre o uso dos portfólios na formação de professores –, e tem como corpus 11 artigos científicos. O objetivo foi compreender o que se mostra nas pesquisas sobre o uso de portfólios de avaliação na formação de professores. Constatam-se conceituação de avaliação apenas nas pesquisas qualitativas, embora não havendo ocorrência em algumas delas. Descrevem-se as sínteses dos artigos e o exercício hermenêutico para a compreensão da avaliação formativa. Como resultado, destaca-se a necessidade de clareza conceitual sobre avaliação nas propostas de portfólios de avaliação.

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Publicado

06-12-2021

Como Citar

Antiqueira, L. S. de, Pereira, E. C., & Galiazzi, M. do C. (2021). Pesquisas sobre portfólios de avaliação na formação de professores. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08575. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8575

Edição

Seção

Artigos