Práticas de avaliação no ensino superior: Um estudo com professores portugueses

Autores

  • Eva Lopes Fernandes Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3838-9846
  • Maria Assunção Flores Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4698-7483
  • Irene Cadime Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8285-4824
  • Clara Pereira Coutinho Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v34.9219

Palavras-chave:

Práticas de Avaliação, Processo de Bolonha, Professores, Ensino Superior

Resumo

Este trabalho examina as práticas de avaliação e a influência do Processo de Bolonha no desenvolvimento de mudança das práticas do corpo docente de cinco universidades públicas portuguesas (n = 185). Os dados foram recolhidos através de um questionário que incluiu perguntas fechadas e abertas. Os resultados indicam que os professores portugueses utilizam uma diversidade de práticas de avaliação determinada mais por eles próprios do que por fatores externos. Foram encontradas diferenças nas práticas de avaliação como resultado dos ciclos de estudo e da área de conhecimento. Este estudo em pequena escala sugere que os professores portugueses alteraram suas práticas de avaliação, mas o impacto do Processo de Bolonha não é claro.

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Biografia do Autor

Eva Lopes Fernandes, Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Pesquisadora júnior do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710-057 Braga, Portugal.

Maria Assunção Flores, Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Professora associada com habilitação no Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal. É diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança, Universidade do Minho, Portugal.

Irene Cadime, Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Mestre em Intervenção Psicológica, Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade do Porto e doutora em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Atualmente é investigadora e membro integrado do Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Desenvolve pesquisas nas áreas de psicometria, desenvolvimento de linguagem e sucesso acadêmico.

Clara Pereira Coutinho, Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho, Braga, Portugal

Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educacional do Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Tem ampla experiência na concepção de programas de formação de professores em TIC e na avaliação do impacto da integração de inovações tecnológicas nas escolas básicas e secundárias. Publicou amplamente em revistas e anais de conferências nacionais e internacionais de prestígio.

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Publicado

21-12-2023

Como Citar

Fernandes, E. L., Flores, M. A., Cadime, I., & Coutinho, C. P. (2023). Práticas de avaliação no ensino superior: Um estudo com professores portugueses. Estudos Em Avaliação Educacional, 34, e09219. https://doi.org/10.18222/eae.v34.9219

Edição

Seção

Artigos